Sistemas de Informação

Graduação

Em Palmas

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Palmas

  • Duração

    8 Semestres

Formar bacharéis em Sistemas de Informação, com as competências e as habilidades indispensáveis ao exercício profissional pleno, em todos os setores do campo de atuação do profissional de SI, com elevado senso ético, cioso de suas responsabilidades sociais, preservando a formação humanista e cristã. Dirigido a: O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação tem por objetivo a formação de profissionais para atuação em planejamento, análise, utilização e avaliação de modernas tecnologias de informação aplicadas às áreas administrativas e industriais, em organizações públicas e privadas, para atuação em desenvolvimento tecnológico em Ciência da Computação, com ênfase Tecnologia da Informação e suas Aplicações.

Instalações

Localização

Início

Palmas (Tocantins)
Ver mapa
Avenida Teotônio Segurado Lt 01 - Bairro Centro (Qd 1402 Sul) - Cep: 77061-002 Palmas / To, 77061-002

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Ficha do Curso


Curso: Sistemas de Informação
Duração do curso: 8 semestres
Modalidade: Presencial
Titulação: Bacharelado
Turno: Noturno
Carga Horária: 3.724

Aulas: de Segunda-feira a Sexta-feira (das 19h às 22h 40min) e Sábado (das 8h às 11h 40min)


Mensagem do Coordenador

A globalização da economia e das relações de negócios internacionais determinará, indubitavelmente, o progresso ou o retrocesso das nações no século XXI, influindo não somente nas economias locais, mas também na própria cultura dos povos. Vencerão o desafio da competição internacional aqueles que estiverem mais preparados para enfrentá-lo, isto é, aqueles com melhor formação cultural e técnica. A cultura humanística será a base de todo o desenvolvimento, e a preparação técnica, representada por treinamento e atualização de conhecimentos específicos, será condição imprescindível para a competição eficiente no campo econômico e profissional.

Todos os países precisam estar preparados para a acirrada competição trazida pela globalização, e nesse contexto a informática constitui-se, efetivamente, no esteio que orientará as organizações, e toda a economia, para a solução de problemas relacionados à informações precisas e atualizadas, nesta nova realidade. É a informática que oferecerá, a todos os envolvidos com o processo de tomada de decisões, em qualquer nível e em todas as organizações, uma série de modelos aprimorados, e até mesmo respostas, necessários às mais variadas questões suscitadas pelo novo contexto turbulento do mercado.


Missão

Formar bacharéis em Sistemas de Informação, com as competências e as habilidades indispensáveis ao exercício profissional pleno, em todos os setores do campo de atuação do profissional de SI, com elevado senso ético, cioso de suas responsabilidades sociais, preservando a formação humanista e cristã".


Concepção

A globalização da economia e a crescente exigência de profissionais cada vez mais capacitados são um desafio para os profissionais da informática, visto que os coloca no centro de várias simulações futuras sobre o progresso da sociedade. Estas mudanças conduzem a uma visão positiva da profissão, acabando por reconhecer que o profissional da informática pode e deve ser um dos fatores de integração do futuro. Todavia, como profissão, como agentes do bem-estar social, espera-se muito mais. A responsabilidade transcende as empresas onde os profissionais atuam ou prestam serviços. Transcendem os usuários externos, ligados por interesses os mais variados ao desempenho econômico-financeiro das empresas.

Com esta proposta curricular pretende formar profissionais de Sistemas de Informação com conhecimentos teóricos e práticos, por meio de estudos, pesquisas científicas e da prática informatizada, bem como possibilitar o domínio da tecnologia da informação e garantir a formação ética e moral, preservando a história e a coerência institucional pelo zelo na qualidade dos serviços prestados. Neste sentido o projeto pedagógico intenciona atender às especificidades da área de informática, observando as novas tecnologias, a modernização da empresa e o perfil profissional exigido pelo mercado moderno e pela excelência empresarial.

A Faculdade Católica do Tocantins idealizou um curso cuja organização curricular, a metodologia cooperativa e atividades práticas, conduzam à formação de profissionais capacitados para atuarem na área de computação com postura gerencial no vasto campo de atuação da informática, sejam em organizações públicas ou privadas.


Objetivos do Curso

O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação tem por objetivo a formação de profissionais para atuação em planejamento, análise, utilização e avaliação de modernas tecnologias de informação aplicadas às áreas administrativas e industriais, em organizações públicas e privadas, para atuação em desenvolvimento tecnológico em Ciência da Computação, com ênfase Tecnologia da Informação e suas Aplicações. O aluno deverá demonstrar os seguintes domínios e competências no desempenho das atividades de Bacharel em Sistemas de Informação, habilitado para:

Integrar o processo de gestão e planejamento organizacional no desenvolvimento regional e nacional;
Promover, de forma permanente, o desenvolvimento da capacidade de integração entre a organização e os recursos tecnológicos de última geração;
Contribuir para o gerenciamento eficaz das pessoas nas empresas quanto à utilização de tecnologias;
Familiarizar-se na sistematização de processos de tomada de decisão, através da identificação e análise de problemas, buscando o estabelecimento de prioridades para o uso da tecnologia;
Desenvolver métodos e técnicas utilizadas nas diversas situações e fases do processo de informatização de organizações coorporativas;
Coordenar ações que direcionam melhor o entendimento da profissão;
Incentivar os processos de criação e desenvolvimento de atividades empreendedoras na área tecnológica.


Perfil do Profissional a ser Formado

Sintonizada com as necessidades do mercado de trabalho, com as novas diretrizes curriculares e com o Exame Nacional de Cursos do Ministério da Educação, a Faculdade Católica do Tocantins investirá esforços na construção de um perfil profissiográfico destinado ao pleno desenvolvimento profissional futuro dos graduandos, orientando o Curso de Sistemas de Informação de modo a contemplar os indicadores que têm constituído referências para as provas de aferição de competências, em todo o País, tendo em vista o exercício da profissão.

O Curso objetiva formar um profissional capacitado a atuar em todas as áreas do conhecimento da tecnologia da informação. Além das matérias fundamentais, o discente pode optar por uma complementação direcionada para o exercício profissional específico, ou mesmo pode optar para o ingresso nas carreiras públicas afins ao Curso de Sistemas de Informação. O discente também é incentivado ao imprescindível processo de educação continuada, pois assim estará capacitado, e apto, a exercer a docência e as atividades de pesquisa.

Ao ingressar no Curso de Sistemas de Informação da Faculdade Católica do Tocantins, o aluno, juntamente com os colegas, o corpo docente e profissionais das diversas unidades da instituição passará a fazer parte de um grupo de pessoas voltados para a sua formação, que compartilharão com ele muitas das atividades durante os anos de formação. A Faculdade Católica do Tocantins - FACTO, volta-se para o perfil do profissional de Sistemas de Informação com vistas a formar um egresso apto a completar sua formação ao longo de sua vida profissional. Além disso, entende-se que o aluno não é um produto intencionalmente construído. Nem é sua educação um bem a ser comprado. O aluno, ao ingressar em uma instituição de ensino superior, traz seus traços individuais com os quais deverá construir seu perfil, juntamente com os outros componentes da instituição e dentro da flexibilidade possibilitada pelo currículo e atividades acadêmicas.

Por isso, um conjunto de níveis de proficiência técnica deve ser desenvolvido ao longo do curso, no corpo discente, de modo a propiciar uma formação adequada às necessidades do mercado e aderente aos objetivos propostos para o curso. Assim, deve-se buscar, sistematicamente, desenvolver os seguintes níveis de competências:

capacidade para aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução do setor e contribuindo na busca de soluções nas diferentes áreas aplicadas;
formação humanística, permitindo a compreensão do mundo e da sociedade, o desenvolvimento de habilidades de trabalho em grupo e de comunicação e expressão;
formação em negócios, permitindo uma visão da dinâmica organizacional;
preocupação constante com a atualização tecnológica e com o estado da arte da área de conhecimento;
conhecimento básico das legislações necessárias à sua atuação profissional e de propriedade intelectual.
O egresso do curso de Sistemas de Informação da Faculdade Católica do Tocantins deve possuir qualidades necessárias para saber lidar com pessoas, ter poder de síntese, habilidade gerencial, senso de observação, visão filosófica e estratégica da organização, superar os desafios e adquirir competências para o exercício profissional, aplicando os conhecimentos específicos.

O bacharel em Sistema de Informação deve ser prático, conciso, dinâmico, inovador, criativo, informante, crítico, aberto para a aprendizagem contínua e multidisciplinar e agir em consonância com os processos de transformações pelos quais passam as empresas modernas. Finalmente, atualizar-se continuamente de forma a acompanhar a velocidade das inovações tecnológicas, de forma a poder prever, planejar, executar, controlar e oferecer a resposta adequada a cada nova situação.






Sistemas de Informação

Preço para verificar