Segurança do Trabalho

Tecnólogo

Em Ijuí

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Tecnólogo

  • Local

    Ijuí

  • Horário de aulas

    2520h

O curso de Tecnologia em Segurança do Trabalho tem como proposta a formação de profissionais qualificados para exercer as inúmeras funções que as habilitações lhes proporcionam. Neste sentido, o curso de Tecnologia em Segurança do Trabalho está estruturado para fornecer ao aluno uma formação teórica e prática que lhe capacite o exercício pleno sua profissão. Dirigido a: O Tecnólogo em Segurança do Trabalho formado pela UNIJUÍ deverá estar apto a responder quantitativa e qualitativamente aos anseios de desenvolvimento da sociedade regional. Deverá ter uma sólida formação técnico-científica e profissional geral que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos político-econômicos, sociais, ambientais e culturais,

Instalações

Localização

Início

Ijuí (Rio Grande do Sul)
Ver mapa
Rua Do Comércio, 3000 Cp 560 Bairro Universitário Ijuí - Rs 98.700-000, 98.700-000

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

A área da tecnologia em segurança do trabalho, enquanto campo do saber, configura-se como ciência aplicada e, portanto, reveste-se de grande importância quando vista sob a ótica do desenvolvimento institucional. A contribuição da área tecnológica ao conceito de "Universidade", significando a universalidade do saber, é clara quando se lança um olhar minimamente criterioso sobre a crescente procura por vagas em cursos de graduação em Engenharia e Ciência da Computação na Unijuí. Também se justifica a oferta de um curso superior na área tecnológica, com menor duração, para atender um público que enseja um curso superior de menor carga horária. A área tecnológica fascina os jovens e os atrai para dentro da Universidade, pois o caráter técnico-científico dos cursos de tecnologia possibilita uma aproximação das ciências ditas puras, em especial a matemática e a física, do cotidiano da população.


Histórico
O Curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho da UNIJUÍ inicia sua trajetória no ano de 2010, quando o Departamento de Tecnologia (Detec) percebe a importância do tema ser trabalhado em um curso de graduação, considerando a necessidade deste profissional no mercado de trabalho regional e a experiência já consolidada pelo Departamento nos cursos de Pós Graduação Lato Sensu em Engenharia de Segurança no Trabalho (em andamento a quinta edição no Campus Ijuí e a sexta edição, no Campus Santa Rosa).


Objetivos

Geral

O curso de Tecnologia em Segurança do Trabalho tem como proposta a formação de profissionais qualificados para exercer as inúmeras funções que as habilitações lhes proporcionam. Neste sentido, o curso de Tecnologia em Segurança do Trabalho está estruturado para fornecer ao aluno uma formação teórica e prática que lhe capacite o exercício pleno sua profissão. O curso de Tecnologia em Segurança do Trabalho foi planejado e estruturado para estar equivalente a outros cursos de Tecnologia em Segurança do Trabalho, o que possibilita ao aluno a oportunidade de disputar mercado com igualdade de condições com os formados em outras Instituições.
Específicos

O curso também objetiva ir além da teoria, desenvolvendo projetos de pesquisa onde o aluno pode participar e interagir com pesquisadores de outras instituições, tanto durante a fase de pesquisa como durante a participação de congressos, seminários e afins, que valorizam a iniciação científica, base para aqueles que pretendem seguir em cursos de pós-graduação.

Alguns princípios básicos que nortearam o planejamento dos componentes curriculares do Curso de Tecnologia em Segurança do Trabalho da UNIJUI e as formas de contemplá-los ao longo do currículo proposto são apresentados a seguir:

* - A informática deve ser incorporada como ferramenta de trabalho profissional. Assim, o uso do microcomputador como instrumento de trabalho acadêmico e, depois, profissional, é incentivado durante todo o curso, fazendo com que o estudante veja na máquina uma aliada na execução de tarefas repetitivas e não como uma substituta de suas habilidades e competências.

* - O curso oferece componentes curriculares no campo das ciências humanas, visando a formação do profissional não apenas no campo técnico, mas sim no campo social e humano, portanto valorizando o conhecimento de outras áreas que não apenas aquelas necessárias para o desenvolvimento técnico, mas sim também para o exercício da plena cidadania e também no papel de agente transformador da sociedade. O tecnólogo em segurança do trabalho deverá além de exercer suas atividades técnicas, estar comprometido com o lado social e o pensamento deste deve estar sempre focado nas conseqüências do exercício da sua atividade.


Perfil Profissional
Contexto de inserção regional

O Tecnólogo em Segurança do Trabalho formado pela UNIJUÍ deverá estar apto a responder quantitativa e qualitativamente aos anseios de desenvolvimento da sociedade regional. Deverá ter uma sólida formação técnico-científica e profissional geral que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos político-econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. Nesta proposta de formação profissional, várias ações relacionam-se objetivando apresentar ao estudante, características reais de seu futuro como profissional e cidadão.
Áreas de atuação do egresso

Em decorrência da formação recebida, o profissional estará habilitado a atuar em empresas para controlar perdas de processos, produtos e serviços ao identificar, determinar e analisar as causas das perdas, estabelecendo plano de ações preventivas e corretivas; desenvolver, testar e supervisionar sistemas, processos e métodos produtivos; gerenciar atividades de segurança do trabalho e do meio ambiente; planejar empreendimentos e atividades produtivas e coordenar equipes, treinamentos e atividades de trabalho.

Ainda, planejar, implantar, gerenciar e controlar sistemas de segurança laboral; compor equipes multidisciplinares em instituições, como membro do sistema de saúde e segurança no trabalho; desempenhar atividades de vistoria, perícia, avaliação e emissão de pareceres sobre a qualidade dos diversos processos e condições de trabalho, bem como, pesquisa e aplicação tecnológica. Sua atuação visa à qualidade de vida dos trabalhadores e do meio ambiente, por meio da promoção da saúde, prevenção de acidentes, doenças do trabalho e acidentes industriais com impacto sobre os ecossistemas.

Segurança do Trabalho

Preço para verificar