Curso

Em São Paulo

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Local

    São paulo

Instalações

Localização

Início

São Paulo
Ver mapa
Vila Guilherme, Av. Joaquina Ramalho, 791, 02065 - 000

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Sambas

Samba de gafieira

A palavra samba surgiu de vários elementos africanos e o samba do Rio de Janeiro surgiu do batuque africano, de Angola e do Congo.


Antes do surgimento do samba propriamente dito, se dançava ,entre outras danças o maxixe. Na década de 30, o maxixe foi transformando-se ou cedendo lugar para um novo estilo de dança: o samba. É válido lembrar que o samba como ritmo expresso através de instrumentos musicais, surgiu antes da dança e pode ter firmado as suas características principais com a evolução da indústria fonográfica.

O samba de gafieira firmou-se na década de 40 no Rio de Janeiro como dança de salão, mas continua evoluindo até hoje, absorvendo influências das mais diversas danças. Aos salões paulistanos, o samba de gafieira começou a ser introduzido na década de 90. Vale acrescentar que existem diferenças de estilo entre as escolas.



Samba no pé

É decorrente do samba de gafieira, o termo "Samba no pé" foi adotado por grandes grupos de sambistas numa tentativa de ganhar aceitação para o samba e para a suas manifestações artísticas; o morro era o terreno onde o samba nascia e a "escola" dava aos músicos um senso de legitimidade e organização que permitia romper com as barreiras sociais.



Samba-Rock

Samba-rock surgiu em São Paulo, no final da década de 60, pelos frequentadores dos bailes e salões da periferia de São Paulo. Eles mesclanvam os movimentos do rock and roll com os passos do Samba de gafieira.

Já foi chamado por diversos nomes Sambalanço, Swing, Rock Samba, e finalmente Samba-rock por causa do lançamento da primeira coletânea que continham músicas que eram tocadas nos bailes de samba-rock e regravadas especialmente para estes bailes.



Pagode

O Pagode como dança originou-se em São Paulo em meados da decada de 1980, o pagode é derivada do samba. É também um estilo musical comum nas favelas e locais com baixa concentração de renda, como conjuntos habitacionais e subúrbios.Contudo aos poucos ganhou âmbito nacional.

Sambas

Preço para verificar