Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa

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Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Metodologia

    Online

Divulgar aos participantes as mudanças ocorridas na ortografia, com base no Acordo Ortográfico vigente no país, desde 1º de janeiro de 2009. Promover uma reciclagem gramatical, atuando, na prática, sobre as principais dúvidas dos participantes em relação a tais mudanças. Capacitá-los para que utilizem as palavras, conforme os padrões linguísticos atualizados, respeitando a norma culta e .. Dirigido a: Todos os colaboradores que redijam no dia a dia.

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Opiniões

Programa

OBJETIVO


- Divulgar aos participantes as mudanças ocorridas na ortografia, com base no Acordo Ortográfico vigente no país, desde 1º de janeiro de 2009.


- Promover uma reciclagem gramatical, atuando, na prática, sobre as principais dúvidas dos participantes em relação a tais mudanças.


- Capacitá-los para que utilizem as palavras, conforme os padrões linguísticos atualizados, respeitando a norma culta e formal da nossa língua.


PÚBLICO-ALVO


Todos os colaboradores que redijam no dia a dia.


REFORMA ORTOGRÁFICA


1. Ortografia

. Mudança no alfabeto

. Utilização do hífen: o que mudou e o que não mudou


2.Acentuação Gráfica

. O que foi extinto:


- sinal de trema


- acento circunflexo nas palavras terminadas em ee: creem/leem/deem/veem


- acento circunflexo nas palavras terminadas em oo: voo/magoo/enjoo


- acento agudo nos ditongos abertos ei e oi


- acento agudo em algumas formas verbais, como por exemplo: averigue, apazigue, arguem, etc.


- Acento diferencial em para, pela, pelo, polo, pera


Apresentação do assunto de forma expositiva e dialogada seguida de dinâmica em grupo, envolvendo todos os participantes.


Os tópicos serão apresentados através de slides (Power Point), projetados pelo data-show, proporcionando sempre o debate para esclarecimento e conclusão do assunto.


Depois de apresentado o conteúdo, serão feitos exercícios, conforme proposição na apostila, escritos pelos grupos, em flip-chart, para correção pela consultora e esclarecimento de dúvidas.


Esta metodologia objetiva garantir a efetiva aprendizagem, uma vez que abrange todo o


PÚBLICO-ALVO


em seus três canais de comunicação: o visual, o auditivo e o sinestésico, promovendo o ensino "aprenda fazendo".


SUELY APARECIDA MARASSI DE AGUIAR


- Formada em Letras (Licenciatura Plena - Português, Literatura e Inglês).


- Pós-graduada em Administração de Comércio Exterior pela FEA-USP.


- Como Consultora dedica-se ao aperfeiçoamento e desenvolvimento de executivos e executivas dos segmentos empresarial e bancário.


Professora de Comunicação (Expressão Oral e Escrita) no Centro de Educação em Turismo e Hotelaria do SENAC-SP, durante 10 anos.


Lecionou Língua Portuguesa em diversos cursos preparatórios, para candidatos a concursos públicos ( Banco Central, Banco do Brasil e Receita Federal).

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