Redação Empresarial
Curso
Online
Descrição
-
Tipologia
Curso
-
Metodologia
Online
Capacitar os participantes para que redijam os textos de sua área, desde um correio eletrônico até um relatório mais complexo, utilizando as técnicas de objetividade, simplicidade, concisão e adequação. Treinar a assertividade ao escrever para conseguir melhores resultados junto aos clientes internos ou externos. Habilitar o participante a interpretar os textos emitidos e recebidos para .. Dirigido a: Todos os colaboradores que tenham a necessidade de redigir com objetividade e clareza.
Opiniões
Programa
- Capacitar os participantes para que redijam os textos de sua área, desde um correio eletrônico até um relatório mais complexo, utilizando as técnicas de objetividade, simplicidade, concisão e adequação.
- Treinar a assertividade ao escrever para conseguir melhores resultados junto aos clientes internos ou externos.
- Habilitar o participante a interpretar os textos emitidos e recebidos para evitar ruídos na comunicação.
- Mostrar a necessidade de uma comunicação escrita adequada para um atendimento de qualidade ao público interno e externo.
- Enfatizar a importância de uma redação correta, pois é através dela que se projeta a imagem da empresa e a do próprio profissional.
PÚBLICO-ALVO
Todos os colaboradores que tenham a necessidade de redigir com objetividade e clareza.
COMUNICAÇÃO ESCRITA
O processo de comunicação
Componentes essenciais
Ruídos na comunicação escrita: como evitá-los
Finalidade da Redação
Como superar as barreiras comuns ao escrever
Exercício escrito : bilhete
A objetividade - exercício escrito (individual e em grupo)
A concisão
Exercícios: correção de textos, utilizando os princípios de objetividade, concisão e clareza.
Como evitar a ambiguidade ao escrever. Exemplos de textos ambíguos que provocam ruídos, coletados pela consultora.
REDAÇÃO DE CORRESPONDÊNCIAS
Como simplificar a correspondência empresarial
As principais partes de uma carta comercial
Estética atualizada e linguagem adequada
O e-mail - correio eletrônico: mensagem formal ou informal?
Exercícios: correção de correspondências da própria empresa e de outras.
- Apresentação das técnicas de forma expositiva e dialogada seguida de dinâmica individual e em grupo, envolvendo todos os participantes, proporcionando sempre o debate para esclarecimentos e conclusão do assunto.
- Depois de apresentadas as técnicas, serão feitos exercícios, conforme proposição na apostila, escritos pelos grupos, em flip-chart, com temas do dia a dia do participante, para correção pela professora e esclarecimentos de dúvidas.
- Será feita uma dinâmica específica em duas partes: individual e, em seguida, em grupo, para a resolução de um exercício de interpretação de texto, em que fica comprovado que a falta de atenção prejudica o resultado final para a compreensão da mensagem.
- Esta metodologia objetiva garantir a efetiva aprendizagem, uma vez que abrange todo o
PÚBLICO-ALVO
em seus três canais de comunicação: o visual, o auditivo e o sinestésico, promovendo o ensino "aprenda fazendo".
SUELY MARASSI DE AGUIAR
- Formada em Letras (Licenciatura Plena - Português, Literatura e Inglês).
- Pós-Graduada em Administração de Comércio Exterior pela FEA-USP.
- Como Consultora, dedica-se ao aperfeiçoamento e desenvolvimento de executivos e executivas dos segmentos empresarial e bancário.
- Professora de Comunicação (Expressão Oral e Escrita) no Centro de Educação em Turismo e Hotelaria do SENAC-SP, durante 10 anos.
Lecionou Língua Portuguesa em diversos cursos preparatórios, para candidatos a concursos públicos ( Banco Central, Banco do Brasil e Receita Federal).
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