Curso

Online

R$ 1.020

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Nível

    Básico

  • Metodologia

    Online

  • Duração

    3 Dias

Boa parte de nosso tempo é dedicado à produção de textos corporativos, por meio dos quais informações relevantes, achados, conclusões e propostas de trabalho são comunicados a distintos e diversificados públicos-alvo: dirigentes, gestores e técnicos de órgãos e programas, autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, profissionais de mídia, opinião pública em geral.

Portanto, a percepção que a sociedade brasileira tem da eficácia corporativa depende, em boa medida, da qualidade dos textos produzidos, que devem observar tanto aspectos técnicos, como aspectos de natureza estética, em consonância com o “estado da arte”.

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Professores

José Paulo Moreira de Oliveira

José Paulo Moreira de Oliveira

Professor

Formado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pós-graduado em Comunicação empresarial, em 35 anos de magistério, lecionou em vários colégios e universidades. Atualmente, coordena o Programa de Aprendizagem para alunos do ensino médio da FGV. Coordenou o curso de Comunicação Escrita para Executivos da Fundação Getúlio Vargas (antigo Catesp) e lecionou na ESPM. Vem atuando como Professor e Consultor para inúmeras organizações públicas e privadas, já tendo sido contratado por notória especialização pelos mais renomados órgãos públicos de todo o País. É professor do IDEMP.

Programa

APRESENTAÇÃO

Boa parte de nosso tempo é dedicado à produção de textos corporativos, por meio dos quais informações relevantes, achados, conclusões e propostas de trabalho são comunicados a distintos e diversificados públicos-alvo: dirigentes, gestores e técnicos de órgãos e programas, autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, profissionais de mídia, opinião pública em geral.

Portanto, a percepção que a sociedade brasileira tem da eficácia corporativa depende, em boa medida, da qualidade dos textos produzidos, que devem observar tanto aspectos técnicos, como aspectos de natureza estética, em consonância com o “estado da arte”.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver a qualidade informativo/comunicacional, da redação corporativa, a partir de textos precisos, consistentes e com a agilidade necessária para a melhoria contínua da produtividade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Estruturar textos alinhados à norma culta da língua portuguesa e seus desdobramentos com vistas à coesão, coerência, clareza, concisão e pertinência dos conteúdos produzidos;
  • Construir argumentações eficazes;
  • Rever fundamentos de produção textual, de modo a promover a reflexão crítica sobre a qualidade da produção escrita;
  • Ajustar a informação técnica a ser veiculada, para atingir os níveis de excelência e compreensão demandados pelo leitor.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Clareza na comunicação

• Como escrever com objetividade e garantir que o leitor absorva as informações de forma consistente;

• Como explicitar adequadamente os posicionamentos críticos de interesse corporativo;

• Como adequar conteúdos a diferentes públicos-alvo;

• Como utilizar padrões – formal culto ou semiformal – adequados ao contexto, ao tipo de leitor e às necessidades informacionais corporativas;

• Como trabalhar as virtudes do texto técnico: transparência, funcionalidade, pertinência, precisão vocabular, clareza e objetividade.

2. Organização, estrutura textual e alinhamento gramatical

• Como garantir a legibilidade textual: ferramentas para obtê-la;

• Como produzir um texto de maneira eficiente;

• Como evitar ambiguidades e utilizar o paralelismo;

• Como trabalhar coesão e coerência textuais;

• Como evitar redundâncias, prolixidade e demais questões vinculadas à gramaticalidade textual;

• Como lidar com questões vinculadas ao uso do bom e do mau gerúndio, pontuação, concordância, crase, colocação pronominal e ordenação das palavras na frase.

3. Práticas de Redação

• Como obter coesão textual por meio do sequenciamento lógico das ideias e do uso de conectivos adequados;

• Como preservar a impessoalidade e evitar longos trechos descritivos, que não acrescentem informação útil à fundamentação dos argumentos;

• Como exercer controle rigoroso sobre a quantidade de informações;

• Como produzir resumos executivos eficazes;

• Como utilizar os períodos de forma adequada e menos desgastante ao leitor;

• Como evitar termos genéricos e escolher as palavras de maneira adequada;

• Como evitar o uso de gírias e jargões e construir um texto limpo e sem prolixidades.

Redação Corporativa

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