Redação Corporativa
Curso
Online
Descrição
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Tipologia
Curso
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Nível
Básico
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Metodologia
Online
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Duração
3 Dias
Boa parte de nosso tempo é dedicado à produção de textos corporativos, por meio dos quais informações relevantes, achados, conclusões e propostas de trabalho são comunicados a distintos e diversificados públicos-alvo: dirigentes, gestores e técnicos de órgãos e programas, autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, profissionais de mídia, opinião pública em geral.
Portanto, a percepção que a sociedade brasileira tem da eficácia corporativa depende, em boa medida, da qualidade dos textos produzidos, que devem observar tanto aspectos técnicos, como aspectos de natureza estética, em consonância com o “estado da arte”.
Opiniões
Matérias
- Mensagem
- Linguagem
- Escrita Empresarial
- Redação
- Redação Empresarial
- Gramatica
- Texto Empresarial
- Escrita
- Competência
- Papel
Professores
José Paulo Moreira de Oliveira
Professor
Formado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pós-graduado em Comunicação empresarial, em 35 anos de magistério, lecionou em vários colégios e universidades. Atualmente, coordena o Programa de Aprendizagem para alunos do ensino médio da FGV. Coordenou o curso de Comunicação Escrita para Executivos da Fundação Getúlio Vargas (antigo Catesp) e lecionou na ESPM. Vem atuando como Professor e Consultor para inúmeras organizações públicas e privadas, já tendo sido contratado por notória especialização pelos mais renomados órgãos públicos de todo o País. É professor do IDEMP.
Programa
Boa parte de nosso tempo é dedicado à produção de textos corporativos, por meio dos quais informações relevantes, achados, conclusões e propostas de trabalho são comunicados a distintos e diversificados públicos-alvo: dirigentes, gestores e técnicos de órgãos e programas, autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, profissionais de mídia, opinião pública em geral.
Portanto, a percepção que a sociedade brasileira tem da eficácia corporativa depende, em boa medida, da qualidade dos textos produzidos, que devem observar tanto aspectos técnicos, como aspectos de natureza estética, em consonância com o “estado da arte”.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver a qualidade informativo/comunicacional, da redação corporativa, a partir de textos precisos, consistentes e com a agilidade necessária para a melhoria contínua da produtividade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Estruturar textos alinhados à norma culta da língua portuguesa e seus desdobramentos com vistas à coesão, coerência, clareza, concisão e pertinência dos conteúdos produzidos;
- Construir argumentações eficazes;
- Rever fundamentos de produção textual, de modo a promover a reflexão crítica sobre a qualidade da produção escrita;
- Ajustar a informação técnica a ser veiculada, para atingir os níveis de excelência e compreensão demandados pelo leitor.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Clareza na comunicação
• Como escrever com objetividade e garantir que o leitor absorva as informações de forma consistente;
• Como explicitar adequadamente os posicionamentos críticos de interesse corporativo;
• Como adequar conteúdos a diferentes públicos-alvo;
• Como utilizar padrões – formal culto ou semiformal – adequados ao contexto, ao tipo de leitor e às necessidades informacionais corporativas;
• Como trabalhar as virtudes do texto técnico: transparência, funcionalidade, pertinência, precisão vocabular, clareza e objetividade.
2. Organização, estrutura textual e alinhamento gramatical
• Como garantir a legibilidade textual: ferramentas para obtê-la;
• Como produzir um texto de maneira eficiente;
• Como evitar ambiguidades e utilizar o paralelismo;
• Como trabalhar coesão e coerência textuais;
• Como evitar redundâncias, prolixidade e demais questões vinculadas à gramaticalidade textual;
• Como lidar com questões vinculadas ao uso do bom e do mau gerúndio, pontuação, concordância, crase, colocação pronominal e ordenação das palavras na frase.
3. Práticas de Redação
• Como obter coesão textual por meio do sequenciamento lógico das ideias e do uso de conectivos adequados;
• Como preservar a impessoalidade e evitar longos trechos descritivos, que não acrescentem informação útil à fundamentação dos argumentos;
• Como exercer controle rigoroso sobre a quantidade de informações;
• Como produzir resumos executivos eficazes;
• Como utilizar os períodos de forma adequada e menos desgastante ao leitor;
• Como evitar termos genéricos e escolher as palavras de maneira adequada;
• Como evitar o uso de gírias e jargões e construir um texto limpo e sem prolixidades.
Redação Corporativa