Química

Graduação

Em

R$ 4.113

Descrição

  • Duração

    8 Semestres

A profissão de químico está regulamentada no Brasil desde 1934 e abrange as indústrias de revestimentos (tintas e pisos), de fertilizantes, inseticidas e agrotóxicos, indústrias alimentícias, de produtos químicos, etc. Dirigido a: O perfil do egresso é ter como características: capacidade de comunicar-se com precisão, clareza e objetividade; sólida formação de conteúdos nos diversos campos da Química, com domínio das técnicas básicas de laboratório e equipamento; capacidade de aprendizagem continuada, e de aquisição e utilização de novas idéias e tecnologias; capacidade de solucionar problemas desenvolvendo novas tecnologias; capacidade de compreensão e utilização de conhecimentos químicos; capacidade de trabalhar em equi

Instalações

Localização

Início

Pr 218 - Km 01 - Jd. Universitário, 86702-670

Início

Consultar
Av. Paris, 675 - Jd. Piza, 86041-140

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Habilitações Turno Grau Outorgado Duração

Química
Industrial Arapongas - Noturno
Londrina - Noturno Químico
Industrial Mínima 8 semestres
Máxima 14 semestres

Química
Licenciatura Arapongas - Noturno
Londrina - Noturno Licenciado
em Química Mínima 8 semestres
Máxima 14 semestres


A profissão de químico está regulamentada no Brasil desde 1934 e abrange as indústrias de revestimentos (tintas e pisos), de fertilizantes, inseticidas e agrotóxicos, indústrias alimentícias, de produtos químicos, etc.
Em todas estas funções o químico pode exercer suas ações nas quatro linhas de funcionamento da indústria: linha de produção, controle de processo, pesquisa e desenvolvimento e consultoria técnica.
Outras linhas de atuação dos químicos envolvem a investigação científica e tecnológica aplicada em institutos de pesquisa voltados para a agropecuária, biologia, controle ambiental, planejamento energético e medicina. O magistério nos níveis secundário e universitário é outro setor que necessita de profissionais químicos qualificados.





O Decreto Lei n0 5.452/43 (CLT), nos art. 325 a 351 discorre sobre o exercício da profissão de Químico, direitos e deveres. O exercício da profissão do Químico Industrial é regulamentado pelo decreto nº 85.877 de 07/04/1981. A Resolução Normativa CFQ nº 36 de 25/04/1974, publicada no DOU de 13/05/74, "dá atribuições aos profissionais da Química". Tendo como campo de atuação: indústrias químicas; indústrias de alimentos; indústrias petroquímicas e de derivados; indústrias de tintas; indústria de plástico; indústria de domosanitários; e outras industrias onde existam processos químicos, além de; universidades e centros de pesquisas.

O Licenciado poderá atuar em indústrias como químico analítico e preferencialmente nas escolas no Ensino Fundamental e Médio; Centros Universitários, Faculdades e Universidades, bem como em Centros de Pesquisa.

Obs: O curso foi implantado em 1968 como Curso de Química - Licenciatura Plena. Conforme parecer MEC/SESu 908/94 foi reestruturado para Química - Bacharelado com Ênfase em Tecnologia Industrial. Através da Resolução CONSEPE 15/97, de 16/10/97, foi adequado para Química Industrial.


Areas de Atuação:

· Indústrias químicas
· Indústrias de alimentos
· Indústrias petroquímicas e de derivados
· Indústrias de tintas
· Indústrias de plástico
· Indústrias onde existam processos químicos
· Universidades,escolas e centros de pesquisas


Objetivo:Química Industrial: o graduado, Químico Industrial, deverá ter desenvolvido as seguintes competências e habilidades: possuir conhecimento sólido em Química, com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos; ser capaz de exercer atividades profissionais na área de química; ler, interpretar e comunicar corretamente a linguagem química; interpretar dados, elaborar modelos e resolver problemas, integrando as várias áreas da Química.

Química - Licenciatura: formar professores de Química para a Educação Básica - o Ensino Médio e as últimas quatro séries do Ensino Fundamental. O graduado Licenciado em Química deverá ter desenvolvido as seguintes competências e habilidades: utilizar os conhecimentos químicos e práticos para o ensino da Química; ler e expressar a criatividade, desenvolvendo a curiosidade científica relacionada com a Química; saber trabalhar interdisciplinarmente; atuar em sala-de-aula com diferentes métodos pedagógicos, conhecendo os novos projetos e propostas de ensino de Química.



Perfil Profissional:

O perfil do egresso é ter como características: capacidade de comunicar-se com precisão, clareza e objetividade; sólida formação de conteúdos nos diversos campos da Química, com domínio das técnicas básicas de laboratório e equipamento; capacidade de aprendizagem continuada, e de aquisição e utilização de novas idéias e tecnologias; capacidade de solucionar problemas desenvolvendo novas tecnologias; capacidade de compreensão e utilização de conhecimentos químicos; capacidade de trabalhar em equipe e exercer liderança. Na Licenciatura, adequada preparação à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Química; capacidade de avaliar livros-texto e tópicos de ensino de Química; capacidade de compreensão e utilização dos conhecimentos químicos.





Química

R$ 4.113