Psicologia Educacional
Pós-Graduação
Em (-)
Descrição
-
Tipologia
Pós-Graduação
-
Horário de aulas
396h
As últimas décadas vêm mostrando um significativo incremento da área de educação no país em todos os níveis e nas esferas escolares, bem como nos mais diversos contextos educacionais. Se a área da educação do país já convivia historicamente com grandes problemas decorrentes dos processos pelos quais, principalmente, a escolarização foi se implantando como política pública a partir da década de...
Opiniões
Programa
As últimas décadas vêm mostrando um significativo incremento da área de educação no país em todos os níveis e nas esferas escolares, bem como nos mais diversos contextos educacionais. Se a área da educação do país já convivia historicamente com grandes problemas decorrentes dos processos pelos quais, principalmente, a escolarização foi se implantando como política pública a partir da década de 1930, a grande demanda por educação e escolarização, sentida nas últimas décadas trouxe grandes desafios para todos os profissionais e cidadãos preocupados com o desenvolvimento do país. Todos esses fatores fazem com que se tornem indispensáveis o desenvolvimento de estudos e o aprofundamento teórico-prático, a integração de ações e o aprimoramento da formação de profissionais que atuam ou venham a atuar nesse campo de conhecimento e de ação social e profissional. Assim sendo, a proposta de estruturação de um curso de Especialização em Psicologia Educacional se justifica, pois pode colaborar no atendimento de necessidades crescentes, das quais podem ser destacadas: integração de ações de diferentes profissionais envolvidos com a educação, sob a perspectiva teórico-prática da Psicologia Educacional Escolar; o desenvolvimento de ações profissionais adequadas às reais necessidades das práticas educacionais; desenvolvimento de projetos educacionais interdisciplinares; proposição e definição de estratégias de análise e intervenção em Educação; desenvolvimento de pesquisas que contribuam para a superação das dificuldades mais significativas do sistema educacional; formação acadêmica atualizada de profissionais que atuam em Educação; reflexões voltada para o fortalecimento da consciência crítica e ética dos profissionais da área de conhecimento e atuação; aprimoramento da atuação prática em Psicologia Educacional junto à diferentes Instituições de Ensino.
O objetivo é propiciar aos participantes a aquisição e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e ferramentas da área de Psicologia Educacional, possibilitando-lhes uma atuação profissional crítica, criativa e condizente com as demandas do mundo contemporâneo.
Matriz Curricular
Disciplina Carga Horária
Educação e Orientação Profissional
88
Psicologia Escolar e Avaliação Institucional
88
Psicologia e Gestão do Desenvolvimento Docente
88
Processos da Aprendizagem e Intervenção Escolar
88
Metodologia Científica
44
TOTAL
396
Psicologia Educacional