Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens

Pós-Graduação

Em Salvador

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pós-Graduação

  • Local

    Salvador

  • Horário de aulas

    570h

O curso está fundado no entendimento de que é preciso contribuir com a ampliação e consolidação da pós-graduação na UNEB e, ao mesmo tempo, construir um espaço de pesquisa para que seu corpo docente qualificado possa potencializar a pesquisa com seus pares, tendo em conta a natureza multicampi dessa instituição, o que se configura com...

Instalações

Localização

Início

Salvador (Bahia)
Ver mapa
Rua Prof. Milton Cayres de Brito Nº 204 - Caminho Das Árvores, 41820570

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Objetivos:

O curso está fundado no entendimento de que é preciso contribuir com a ampliação e consolidação da pós-graduação na UNEB e, ao mesmo tempo, construir um espaço de pesquisa para que seu corpo docente qualificado possa potencializar a pesquisa com seus pares, tendo em conta a natureza multicampi dessa instituição, o que se configura como um dos seus objetivos. Visa também fornecer elementos para a formação do professor do Ensino Superior, a partir das contribuições do estudo de linguagens, bem como propiciar condições para o planejamento e realização de pesquisa nessa área, com vistas a preparar pesquisadores.

O Curso de Mestrado em Estudo de Linguagens da Universidade do Estado da Bahia/UNEB tem duração de 24 (vinte e quatro) meses, correspondendo a 04 (quatro) semestres letivos, durante o qual deverão ser integralizados 30 (trinta) créditos, mediante Disciplinas Obrigatórias (12 créditos), Disciplinas Optativas, Seminários de Linhas de Pesquisa e Atividades Programadas de Linhas de Pesquisa (12 créditos), Dissertação (06 créditos), a ser defendida perante banca examinadora, além do Tirocínio Docente ou Estágio Supervisionado e do Exame de Qualificação.

A formação na pós-graduação stricto sensu exige ainda a participação regular em atividades curriculares promovidas pelo Programa, como seminários, colóquios, demais eventos científicos e defesas de Dissertação.

Disciplinas:

1- Leitura, Literatura e Identidades

A produção de conhecimento que articule Leitura, Literatura e Identidades desafia os pesquisadores para enfrentar, de imediato, a problemática de natureza epistemológica que sustentou historicamente uma produção hoje consagrada e legitimada pelo campo da literatura. Ao lado desse enfrentamento, deve fazer emergir deslocamentos de discursos que acolham a diversidade de produções que estiveram à margem do que a estética da modernidade definiu como literário e artístico. Nessa perspectiva, as atividades de leitura/recepção ocupam um espaço privilegiado de reconhecimento da multiplicidade de expressões identitárias, que trazem as marcas das suas fronteiras e dos trânsitos que operam no processo de alteridade. Por essa lente, a linha de pesquisa em Leitura, Literatura e Identidades privilegia o estudo das produções literárias e produções de linguagens marginadas e desqualificadas em relação às práticas culturais hegemônicas. Investiga as trajetórias de leitura numa perspectiva sociológica, das representações e estética da recepção.

2 - Linguagens, Discurso e Sociedade

O desafio posto para produzir conhecimento que relacione Linguagens, Discurso e Sociedade implica na problematização dos pressupostos clássicos sobre a relação entre língua, linguagem e discurso e aponta pistas para o avanço da compreensão dessa complexa relação, que não se restringe a transmissão de mensagens, mas, sobretudo, passa pela via do controle, seleção e reorganização do poder na sociedade. Posto assim, esta linha de pesquisa contempla projetos na área de estudos retóricos e processos argumentativos, na perspectiva da análise do discurso, das práticas discursivas e diversidade lingüística, tendo como horizonte comum a visão de linguagem como uma prática que envolve atores sociais, em interação discursiva, e o grupo a que pertencem.

- Literaturas e Identidade Cultural (Optativa - 30 horas)

- Literatura e Psicanálise (Optativa - 30 horas)

- Sociologia da Leitura (Optativa - 30 horas)

- Linguagens e Sociedade (Obrigatória - 60 horas)

- Discurso e Argumentação (Optativa - 30 horas)

- Linguagens e Mídia (Optativa - 30 horas)

- Estudos Sociolingüísticos (Optativa - 30 horas)

- Análise de Discursos (Optativa - 30 horas)

- Seminários nas Linhas de Pesquisa I (Obrigatória - 30 horas)

- Seminários nas Linhas de Pesquisa II (Obrigatória - 45 horas)

- Atividades Programadas Inter-Linhas (Obrigatórias - 15 horas)

- Metodologia de Pesquisa em Linguagens (Obrigatória - 60 horas)

- Teorias de Linguagens (Obrigatória - 60 horas)

- Recepção e Identidades (Obrigatória - 60 horas)

- Literatura e História (Optativa - 30 horas)

Carga Horária:

570 horas

Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens

Preço para verificar