Processos Gerenciais
Graduação
Em Salvador
Descrição
-
Tipologia
Graduação
-
Local
Salvador
-
Duração
4 Semestres
O curso de Processos Gerenciais deve desenvolver um egresso com as competências comportamentais e gerenciais a seguir: incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora. Desenvolver a compreensão do processo gerencial, em suas causas e efeitos. Incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica, e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho;
Instalações
Localização
Início
Início
Opiniões
Programa
Nos primeiros anos do novo século todas as estatísticas nacionais apontam para um quadro geral de melhoria da qualidade de vida do brasileiro médio. As taxas de mortalidade infantil regridem, as taxas de longevidade se estendem, a pirâmide etária muda de configuração como era esperado com um acentuado crescimento da população nas faixas etárias mais elevadas.
A cadeia produtiva que move a economia no Brasil empurrada por esta distribuição de renda distinta nestes anos desencadeou uma série de outros fenômenos ligados a crescente necessidade de formação profissional em nível superior e que em última instância em todas as áreas do conhecimento irão requerer capacidade de gestão como uma das competências fundamentais para a sustentabilidade de qualquer empreendimento produtivo.
Segundo pesquisas realizadas pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2008, que supre dados para o SEBRAE, do total de jovens entre 18 e 24 anos no Brasil, 15% empreendem, isso é equivalente a 3,82 milhões de pessoas. Para se ter uma idéia do crescimento, a taxa média de empreendedorismo jovem entre 2001 e 2008 fIcou em 11,9%, deste total de empreendedores brasileiros, 25% são jovens em idade ideal para freqüentar a faculdade.
Neste cenário socioeconômico recente a necessidade de formação na área de gestão torna-se fundamental para dar sustentabilidade profissionalizada a toda sorte de empreendimento, uma vez que a própria sobrevivência dos negócios depende de um melhor preparo gerencial nas principais áreas da administração como marketing, logística, finanças, gestão de pessoas e de processos.
As instituições de ensino superior têm neste contexto, o papel fundamental de formar o contingente técnico voltado à operação gerencial destes empreendimentos e esta defasagem não está voltada apenas ao futuro. Já é clara a necessidade destes profissionais com conhecimento técnico nas áreas de gestão nos níveis intermediários das organizações, pois os bacharéis normalmente estão voltados à gestão estratégica e mais ampla em relação aos horizontes organizacionais, enquanto existe uma necessidade premente de profissionais qualificados tecnicamente para exercer as funções de supervisão e coordenação das áreas funcionais das organizações.
O curso de Processos Gerenciais deve desenvolver um egresso com as competências comportamentais e gerenciais a seguir:
* incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora;
* desenvolver a compreensão do processo gerencial, em suas causas e efeitos;
* incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica, e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho;
* desenvolver competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, para a gestão de processos e a produção de bens e serviços;
* propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias;
* promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação;
* adotar a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a contextualização e a atualização permanente.
MATRIZ CURRICULAR
1. Fundamentos de Gestão
Cenário Micro e Macro Econômico
Estatística
Gestão Empresarial
Língua Portuguesa
Psicologia Aplicada
Projeto Interdisciplinar: Fundamentos de Gestão
2. Estratégias de Comunicação
Administração Estratégica de Negócios
Administração Mercadológica
Comunicação Empresarial
Gestão de Marketing e Serviços
Publicidade e Propaganda
Projeto Interdisciplinar: Estratégias de Comunicação
3. Mercado e Relações com o Consumidor
Direito do Consumidor
Empreendedorismo
Marketing Ambiental
Marketing de Relacionamento
Pesquisa de Mercado e Opinião
Projeto Interdisciplinar: Mercado e Relações Com Consumidor
4. Estratégias de Vendas
Formação de Preço e Custos
Gerência de Vendas
Logística Aplicada
Práticas de Negociação
Técnicas de Vendas
Projeto Interdisciplinar: Estratégias de Vendas
99. Extras
Libras - Língua Brasileira de Sinais
Informação adicional
Processos Gerenciais