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      IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial

      Prevenção e Combate a Fraudes em Licitações e Contratos

      IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial
      Em Rio De Janeiro ()

      R$2.048
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      Informação importante

      Tipologia Curso
      Nível Básico
      Horário de aulas 16h
      Duração 2 Dias
      • Curso
      • Básico
      • 16h
      • Duração:
        2 Dias
      Descrição

      Fraudes constituem permanente preocupação em instituições da área pública e do setor privado. As fraudes tornam-se cada vez mais comuns no cotidiano das organizações públicas e privadas. Seus golpes causam graves prejuízos, além de expor gestores a constrangimentos e a riscos civis e penais. As estimativas e os casos de fraudes no Brasil são surpreendentes e danosos.

      Gestões temerárias – em órgãos públicos e em organizações privadas – podem desviar cifras astronômicas. O avançado processo da terceirização impõe uma demanda crescente de cuidados especiais. Os desvios éticos, na forma de corrupção, apresentam-se em excesso aos mais fracos.

      Os riscos da fraude tornam imprescindível que os gestores se previnam, conhecendo os sintomas deste grave problema e as formas de combatê-lo. Este é o principal propósito do treinamento ora apresentado.

      Perguntas & Respostas

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      O que se aprende nesse curso?

      Contratos
      Fiscalização
      Obras
      Prevenção
      Terceirização
      Treinamento
      Fraudes
      Licitações e Contratos
      Lei anticorrupção
      Auditoria Interna

      Professores

      Severino Oliveira
      Severino Oliveira
      Professor do IDEMP

      Atual Coordenador de Auditoria de empresa nacional de grande porte atuou como Auditor na Deloitte, Haskins & Sells, quando auditou mais de 50 empresas de médio e grande porte em diversos ramos de atividade, na América do Sul e EUA, além de ter exercido o cargo de Gerente de Auditoria da Aracruz Celulose. Professor de Gestão de Contratos Terceirizados em Universidades Corporativas de organizações nacionais e multinacionais e de Gestão de Serviços e de Auditoria de Logística do MBA da Fundação Getúlio Vargas – FGV em todo o território Nacional.

      Programa

      · As fraudes que têm assombrado a Administração Pública e envolvido gestores desatentos e destreinados ...

      · As principais falhas das Comissões de Licitação e da fiscalização que facilitam as fraudes ...

      · Apresentação de técnicas de controles preventivos, detectivos, segregações de funções, rodízio de pessoal e seleção de fornecedores ...

      · O que fazer quando do indício da fraude? Como agir?

      · O perfil do fraudador em atividades terceirizadas ... as áreas preferidas!

      · Sindicância: um processo complexo e complicado nas organizações. Quais os cuidados?

      Posicionamentos do TCU e CGU

      APRESENTAÇÃO

      Fraudes constituem permanente preocupação em instituições da área pública e do setor privado. As fraudes tornam-se cada vez mais comuns no cotidiano das organizações públicas e privadas. Seus golpes causam graves prejuízos, além de expor gestores a constrangimentos e a riscos civis e penais. As estimativas e os casos de fraudes no Brasil são surpreendentes e danosos.

      Gestões temerárias – em órgãos públicos e em organizações privadas – podem desviar cifras astronômicas. O avançado processo da terceirização impõe uma demanda crescente de cuidados especiais. Os desvios éticos, na forma de corrupção, apresentam-se em excesso aos mais fracos.

      Os riscos da fraude tornam imprescindível que os gestores se previnam, conhecendo os sintomas deste grave problema e as formas de combatê-lo. Este é o principal propósito do treinamento ora apresentado.

      A QUEM SE DESTINA

      Curso dirigido a profissionais de instituições públicas e empresas privadas: Controladores; Tesoureiros e demais profissionais da área financeira; Gerentes de compras; Gerentes e fiscais de contratos; Contadores e demais profissionais da área contábil; Auditores internos e externos; Responsáveis pelas equipes de Segurança Patrimonial e Inteligência Empresarial; Ouvidoria; Profissionais do projeto “Sox”, do Contas a Pagar e demais profissionais direta ou indiretamente ligados à atividade de compra de bens, serviços e obras.

      OBJETIVO GERAL

      Atualizar os representantes da administração pública e privada quanto ao impacto da fraude, alertando sobre os novos e velhos esquemas que estão assombrando os profissionais – contratantes e contratados - na área de terceirização.

      BENEFÍCIO DESTE TREINAMENTO PARA AS ORGANIZAÇÕES

      Maximizar a eficácia da auditoria interna, da ouvidoria e dos órgãos de inteligência empresarial, na avaliação das contratações da empresa.

      RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

      • Capacitação para combater fraudadores disfarçados de empregados e de parceiros, minimizando os riscos trabalhistas, previdenciários, tributários, acidentários, civis e penais;
      • Conhecimento de novas técnicas reconhecidamente eficazes para minimizar e detectar fraudes nas licitações e na fiscalização de obras e serviços terceirizados;
      • Habilitação para o gerenciamento adequado de eventuais denúncias, comissões internas de sindicância e o episódio criminal, dentro da ordem legal;
      • Maximização da eficácia da Auditoria interna, da Controladoria, da Ouvidoria e dos Órgãos de inteligência empresarial, na avaliação das contratações da empresa.
      • Conhecimento das disposições da Lei Lei nº 12.446 (Anticorrupção).

      CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

      • Riscos Mais Frequentes
        • Compras de materiais.
        • Contratos de Empreitadas.
        • Alimentação.
        • Transportes.
        • Limpeza.
        • Vigilância.
        • Locações. „
        • Assistência médica e seguro saúde.
        • Tecnologia de Informação (TI).
        • Manutenção: mecânica, caldeiraria, elevadores, pintura industrial e predial.
        • Obras: construção, reforma, recuperação, fabricação e ampliação.
        • Copa, café, áreas verdes e reprografia.
      • Outros Riscos Importantes
        • Passagens aéreas
        • Mão de obra temporária.
        • Contrato por prazo determinado.
        • Reembolso postal.
        • Pintura Industrial.
        • Energia elétrica.
        • Utilidades industriais.
        • Carga e força: empilhadeira e guindastes.

      • Os Meios de Prevenção
        • Auditoria contínua – Técnicas para implantação.
        • Técnicas para implantação de auditoria efetuada pelos próprios colaboradores.
        • Controles internos imprescindíveis, Cadastramento, formação de preços, Licitação, Redação contratual, Medição e Fiscalização de serviços.
        • “Sarbanes – Oxley Act – Sox”.
        • ACFE.
        • QMF.
        • Relatórios de consistência – exemplos para diversas áreas terceirizadas.
        • “OMBUDSMAN”.
        • Código de ética.
        • Código de conduta concorrencial.
        • Comitê de diversidade.
        • Pesquisa de ambiência.
        • Febres corporativas.

      • Programa de Combate à Fraude
        • Técnicas modernas de implementação.
        • “Disque fraude” ou “help-desk”.
        • “Ethical line”.
        • Ouvidoria.
        • Sugestões práticas de implantação.
        • Inteligência empresarial: como funciona.

      • Detecção da Fraude, Identificação dos Autores e Administração do Problema
        • A arte da fraude.
        • Atitudes e comportamentos que constituem indícios de fraudes.
        • Comissão de sindicância (Legislação pertinente).
        • Técnicas para reunir informações.
        • Seleção de informantes.
        • Técnicas para entrevistar suspeitos, depoentes e colaboradores.
        • A base legal em entrevistas.
        • Testemunhas obstrutivas ou especialistas.
        • A figura do fraudador. Como funciona sua mente. Por que ele confessa.
        • Denunciação caluniosa – Riscos.
        • Padrões eficazes de prova.
      • Legislação
        • Novo Código Civil: Artigos que não devem ser ignorados, tendo em vista a questão da boa-fé, lesão, estado de perigo e sigilo, além das garantias relativas às fases pré e pós-contratual, ou seja: proposta de preços, assistência técnica e garantias;
        • Idem, Código de Defesa do Consumidor;
        • Risco do não-conhecimento de determinadas legislações pertinentes a cada tipo de contrato.
        • Como entender e implementar os acórdãos do TCU, de maneira a minimizar fraudes.
      • A Nova Lei Anticorrupção em vigor
        • Os objetivos principais:
          • Como cumprir as novas determinações
          • Base de cálculo de multas por atos de corrupção
          • Critério para confisco de bens
          • Suspensão de atividades
          • Que tipos de Organizações deverão cumprir a Lei
          • Acordos de leniência
          • Mecanismos de prevenção atenuam?
          • Canais de denúncia
          • A visão dos Órgãos externos de fiscalização, TCU e CGU
          • Aspectos polêmicos da nova Lei
          • Os conflitos com asleis de Improbidade, de |Licitações e de Defesa da
          • Concorrência
          • As similaridades com legislações Internacionais (EUA, Reino Unido)
          • Os limites da Lei para investigações internas
          • O monitoramento de ilegalidades na cadeia de fornecedores
      • Casuísmos
      • Dúvidas do dia a dia apresentadas pelos participantes concomitantemente à exposição do assunto;

      MATERIAIS DIDÁTICOS

      Além dos materiais para acompanhamento do curso, os participantes receberão pen drive contendo:

      • Informações das não conformidades (indícios de fraudes) repetitivas e relevantes ocorridas em grandes organizações nos últimos anos nos diversos tipos de contratos .
      • Sugestões para implantação de um plano de combate à fraude em atividades terceirizadas.
      • Roteiro eficaz para conduzir uma reunião prévia com a contratada, de maneira a evitar desgastes, riscos e fraudes no andamento do contrato.
      • “Check-list” para acompanhar um contrato de 24 meses, de modo a aumentar a transparência e dificultar possibilidades de fraudes.
      • Informações importantes para melhoria dos controles, além das legislações imprescindíveis para a prática legal da terceirização.
      • Regras para identificar cooperativas fraudulentas.
      • Fraudes ocorridas em grandes empresas.
      • TCU – recomendações básicas sobre Licitações, Contratações, Fiscalização e Prestação de Contas de Obras Públicas para evitar fraudes.
      • Lei nº 12.446 (Anticorrupção).

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