Práticas para Produção Editorial, com Ricardo Van Steen

Curso

Online

R$ 197

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Nível

    Básico

  • Metodologia

    Online

  • Horário de aulas

    10h

  • Duração

    Flexível

  • Início

    Datas a escolher

Ricardo Van Steen, responsável por inúmeras publicações no mercado editorial, divide com você o que aprendeu em seus muitos anos de experiência e te insere nas discussões, mais atuais que nunca, sobre o futuro deste tipo de mídia.

O QUE É PRODUÇÃO EDITORIAL?
É a área responsável por garantir que haja harmonia e coesão entre estética e conteúdo, independentemente da peça que está sendo produzida. Desde revistas impressas, passando por catálogos, folhetos e websites, a prática editorial é peça fundamental para a criação de uma linguagem, seja de um veículo de mídia, seja de uma marca.

POR QUE ISSO É IMPORTANTE?
Descubra como a organização dos conteúdo pode mudar a maneira como as pessoas entendem o seu produto. Seja em mídia impressa, seja em mídias digitais, a prática editorial define não só a imagem, mas o posicionamento de uma publicação.

Instalações

Localização

Início

Online

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Ter um panorama geral sobre a produção editorial, especificamente de revistas, passando por todas as etapas da produção: conceito, mercado, variações, estrutura e planejamento. Ricardo Van Steen conta para você as diferenças entre os tipos de publicação, os detalhes da estrutura de cada um e como melhor trabalhá-los.
O que o futuro aguarda para um setor que parece ameaçado pelo mundo digital, mas que segue firme e sustentando a sua relevância?
Aprenda a entregar sua mensagem de maneira eficiente a partir de técnicas de envolvimento do leitor.
Você terá também dicas de design gráfico, planejamento de orçamentos, distribuição de conteúdo e muito mais!

Esse curso é para quem trabalha ou quer trabalhar com comunicação.
Esse curso é para designers gráficos, artistas visuais, fotógrafos, jornalistas, redatores, editores e webdesigners.

Sim, direto na plataforma de estudos.

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Matérias

  • Conteúdo
  • Editorial
  • Mídia
  • Revista
  • Mercado editorial
  • Revistas impressas
  • Catálogos
  • Veículo de mídia
  • Mídias digitais
  • Mídia impressa
  • Comunicação
  • Jornalismo

Professores

Ricardo Van Steen

Ricardo Van Steen

Professor

Ricardo Van Steen é artista multimídia, trabalha desde 1976, foi editor de revistas e dono de agência de propaganda, e hoje é diretor de cena nas produtoras Movi&Art, Fat Bastards e Modern Times, onde realiza para vários formatos: comerciais, vinhetas, documentários e longa-metragem. Também é fundador e diretor de criação da TempoDesign, onde há anos assessora a área institucional de grandes empresas, como Rede Globo, Globosat, Natura e Riachuelo. Mais em https://escolasaopaulo.org/cursos/praticas-para-producao-editorial-com-ricardo-van-steen/

Programa

MÓDULO 1 – COMO FAZER UMA REVISTA?
Como entregar mensagens de uma maneira eficiente? Organizar ideias e planejar seu conteúdo pode (e vai) fazer toda diferença. Neste módulo, você vai assistir à uma introdução ao tema do curso e conhecer um pouco sobre a trajetória de Ricardo Van Steen.

MÓDULO 2 – MERCADO
“A revista impressa”, um modelo em transição. Vamos conhecer os diversos tipos de publicações impressas que pertencem ao universo das revistas. Neste módulo, Ricardo Van Steen fala de objetivos e composição.

MÓDULO 3 – REVISTAS CUSTOMIZADAS
O que é uma revista comum? O que é uma revista customizada? Conheça as diferenças e características de cada publicação e entenda mais sobre o movimento que tem acontecido no mercado editorial impresso.

MÓDULO 4 – NOTAS
O que é a seção de notas de uma revista, quais suas características e sua importância.

MÓDULO 5 – ENTREVISTAS
A importância das entrevistas dentro do conteúdo editorial. O que é um “perfil”? Entenda o conceito e como utilizá-lo.

MÓDULO 6 – MATÉRIAS
Neste módulo, Ricardo Van Steen aprofunda o tema das entrevistas, fala sobre “matérias” e a importância desses conteúdos dentro de uma publicação, seja ela impressa ou digital.

MÓDULO 7 – CRÍTICAS
Uma boa crítica é uma análise de fatos, e pode, por exemplo, ser fator determinante na decisão de compra de uma revista impressa. Saiba porque e qual a importância dessa sessão.

MÓDULO 8 – PRODUÇÃO GRÁFICA
O como, onde e o porque podem fazer toda diferença no impacto de uma revista impressa. Conheça o processo de produção, desde a concepção gráfica; escolha do papel, gramatura, encadernação, formato, acabamentos; até o momento da impressão e distribuição.

MÓDULO 9 – ORÇAMENTO
Nesse módulo, Ricardo Van Steen apresenta um panorama geral e dá dicas para manter o orçamento durante o processo de produção de uma revista impressa.

MÓDULO 10 – EXERCÍCIO PRÁTICO
Faça um exercício prático para aplicar os conceitos discutidos durante o curso. O objetivo é treinar e se familiarizar com o processo de criação e desenvolvimento de um bom conteúdo, seja ele impresso ou digital.

Práticas para Produção Editorial, com Ricardo Van Steen

R$ 197