Pós-Graduação em Princípios da Cirurgia

Pós-Graduação

Em Curitiba

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pós-Graduação

  • Local

    Curitiba

O curso tem como objetivo primordial a formação de recursos humanos capacitados para identificar, definir e solucionar problemas científicos relevantes. Para tanto os alunos são treinados a realizar pesquisa pura, aplicada, descritiva ou analítica, e criarem perguntas científicas com explicitação dos meios utilizados para a resposta e publicação dos resultados.

Instalações

Localização

Início

Curitiba (Paraná)
Ver mapa
Rua Padre Anchieta, 2770, Bairro Bigorrilho, 80730-000

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Histórico


O Programa de Pós-Graduação em Princípios da Cirurgia pertencente à Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba - SEB (mantenedora) e ligada à duas de sua mantidas: Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (HUEC) e Faculdade Evangélica do Paraná (FEPAR), tem como objetivo primordial a formação de recursos humanos capacitados para identificar, definir e solucionar problemas científicos relevantes. Para tanto os alunos são treinados a realizar pesquisa pura, aplicada, descritiva ou analítica, e criarem perguntas científicas com explicitação dos meios utilizados para a resposta e publicação dos resultados. Também são seus objetivos estimular o alunado na carreira acadêmica; ensiná-lo a obter os elementos básicos para exercer com competência a docência universitária; ser entidade que oferta docentes/pesquisadores de bom nível, auxiliando assim com recursos humanos preparados, a grande expansão quantitativa de oportunidades no qual o atual quadro do ensino superior brasileiro se encontra.

Para o nível de mestrado o programa atua objetivando o treinamento do aluno no manuseio da literatura científica relacionada ao seu campo de atuação; tenha contato com tecnologia avançada; saiba preparar aulas; adquira tirocínio para analisar criticamente o seu trabalho e de outrem; saiba realizar projetos de pesquisa e trabalhos científicos.

Para o nível de doutorado, além do que está conceituado no mestrado, obriga-se que o aluno reconheça e faça trabalho científico que tenha contribuição ao desenvolvimento da área de concentração que escolheu trabalhar com método apropriado para obter respostas confiáveis e pertinentes. Além disso, deve demonstrar capacidade de formar outros pesquisadores ou núcleo de pesquisa.

Em 2009 o Programa fez 16 anos de existência. Neste período foram desenvolvidas e defendidas 158 teses, sendo 134 de mestrado e 24 de doutorado.


Áreas de Concentração


1. Alterações moleculares nas afecções cirúrgicas.

Linha de Pesquisa: Análise de marcadores utilizando sistema informatizado de análise de imagem.

Docentes: Osvaldo Malafaia, Carmen Austrália Paredes Marcondes Ribas.


Linha de Pesquisa: Imunomarcação de tecidos e tumores.

Docentes: Osvaldo Malafaia, Carmen Austrália Paredes Marcondes Ribas, Nicolau Gregori Czeczko, Jurandir Marcondes Ribas Filho, Paulo Afonso Nunes Nassif.



2. Reparação de Tecidos e Órgãos.

Linha de Pesquisa: Cicatrização da parede abdominal.

Docentes: Nicolau Gregori Czeczko, Ulrich Andreas Dietz.


Linha de Pesquisa: Avaliação qualitativa e/ou quantitativa da cicatrização e regeneração tissular.

Docentes: Hamilton Moreira, Jurandir Marcondes Ribas Filho, Paulo Afonso Nunes Nassif.




3. Reação Orgânica a lesão celular e tecidual.

Linha de Pesquisa: Marcadores inflamatórios e estresse oxidativo.

Docentes: Marcelo Mazza do Nascimento, Thelma Larocca Skare.




Pós-Graduação em Princípios da Cirurgia

Preço para verificar