Petróleo e Gás - Tecnológico

Tecnólogo

Em Natal e Mossoró

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Tecnólogo

Formar tecnólogos de nível superior, capacitados para o desenvolvimento e aplicação de conhecimentos da indústria de refino e distribuição de petróleo e gás natural, com habilidades e competências para atuar prioritariamente no segmento de controle de processos e automação industrial, observando sempre as condições ambientais e de segurança das pessoas. Dirigido a: . Portadores de diploma de Ensino Médio ou equivalente que apresentem interesse em desenvolver uma carreira profissional promissora na área de petróleo, seus derivados e gás natural, com ênfase em controle e automação de processos industriais. Portadores de diploma de nível superior que queiram agregar conhecimentos na área de petróleo, seus derivados e gás natural, notadamente no controle e automação de processos industriais, e que desejem progredir profissionalmente;

Instalações

Localização

Início

Mossoró (Goiás)
Ver mapa
Av. João Da Escóssia, 1561, Nova Betânia, Mossoró/Rn Cep: 59607-330, 59607-330

Início

Consultar
Natal (Goiás)
Ver mapa
Avenida Senador Salgado Filho, 1610, Lagoa Nova - Natal, 59056-000

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Apresentação

O Curso Superior de Tecnologia em Petróleo e Gás, da Universidade Potiguar - UnP, visa formar profissionais com competências e habilidades necessárias para suprir parte do exigente e complexo mercado energético regional e nacional.

As futuras refinarias do Norte-Nordeste (RN, PE, CE e MA) irão demandar uma quantidade significativa de mão-de-obra especializada na área de gerenciamento, operação, inspeção e manutenção de equipamentos utilizados no processamento de petróleo e gás natural. Ressaltam-se também os empregos indiretos na área de prestação de serviços especializados, sem contar com as empresas petroquímicas que surgem em função das refinarias, as quais utilizam produtos do refino como insumos em seus processos industriais.

Portanto, o curso tem a responsabilidade social de contribuir para a formação profissional de cidadãos, de modo a prover os recursos humanos necessários na região, incentivando o desenvolvimento tecnológico e a produção científica do segmento de petróleo, seus derivados e gás natural.

A infraestrutura é composta de: biblioteca, incluindo acervo específico e atualizado; laboratório de eletrônica; laboratório de automação e redes industriais; laboratórios de informática com programas específicos; laboratório de química e controle de qualidade; laboratório de física aplicada; laboratório de mecânica dos fluidos; laboratório de materiais e equipamentos da indústria do petróleo, seus derivados e gás natural.


Objetivos do Curso

Formar tecnólogos de nível superior, capacitados para o desenvolvimento e aplicação de conhecimentos da indústria de refino e distribuição de petróleo e gás natural, com habilidades e competências para atuar prioritariamente no segmento de controle de processos e automação industrial, observando sempre as condições ambientais e de segurança das pessoas.


Proposta pedagógica

Metodologicamente, o curso visa formar profissionais críticos e criativos que possam contribuir para o desenvolvimento tecnológico e humano, de acordo com os princípios éticos e de cidadania praticados pela instituição. Objetiva desenvolver a capacidade de gestão dos processos operacionais no segmento de processamento e distribuição de petróleo e gás natural ("downstream"), com segurança e preservação ambiental. A meta principal é desenvolver a capacidade dos alunos para que atuem nesse segmento com o foco no controle de processos e automação industrial, priorizando a integridade das pessoas, por meio da análise dos impactos ambientais, sociais e econômicos das atividades a serem desenvolvidas.


Diferenciais

* Professores com excelente titulação e experiência profissional no mercado;
* Projeto Pedagógico fortemente direcionado para o mercado de trabalho;
* Certificações intermediárias em programação de computador, análise química de petróleo e gás, instrumentação e inspeção de equipamentos industriais;
* Aulas práticas em laboratórios bem equipados;
* Disponibilidade de modernos recursos audiovisuais;
* Convênio acadêmico exclusivo com empresa multinacional de software para automação industrial;
* Visitas técnicas a empresas do ramo;
* Projetos interdisciplinares e integrativos.


Público-Alvo

* Portadores de diploma de Ensino Médio ou equivalente que apresentem interesse em desenvolver uma carreira profissional promissora na área de petróleo, seus derivados e gás natural, com ênfase em controle e automação de processos industriais;
* Portadores de diploma de nível superior que queiram agregar conhecimentos na área de petróleo, seus derivados e gás natural, notadamente no controle e automação de processos industriais, e que desejem progredir profissionalmente;
* Técnicos de áreas afins.


Perfil do profissional formado pela UnP

O tecnólogo em Petróleo e Gás gerencia, supervisiona, inspeciona, opera e mantem o armazenamento, transporte, refino, distribuição e logística na área do petróleo, seus derivados e gás natural, com responsabilidade social e foco no desenvolvimento sustentável da região.

Em sua atuação, esse profissional aplica seus conhecimentos de controle de processos e automação industrial, afere a qualidade dos produtos, inspeciona materiais e equipamentos, bem como gerencia situações de emergência, com vistas ao controle de acidentes de trabalho e ambientais. Esse tecnólogo pode atuar em refinarias, distribuidoras de combustíveis líquidos e gasosos e indústrias petroquímicas afins.


Mercado de trabalho


O mercado de trabalho prioritário para atuação do profissional são as empresas de refino e distribuição de petróleo, seus derivados e gás natural. O profissional pode atuar também em empresas na área de prestação de serviços especializados e nas empresas petroquímicas que surgem em função das refinarias, as quais utilizam produtos do refino como insumos em seus processos industriais, áreas em expansão tanto no Brasil quanto no exterior.
Abrange atuação na gestão e liderança de processos industriais, passa pela assessoria e consultoria em segurança e gestão ambiental, bem como operação, inspeção e manutenção das instalações de refinarias e distribuidoras de petróleo, seus derivados e gás natural.

Laboratórios

Laboratório de Automação e Redes Industriais
Área de construção de aproximadamente 100 m2, composto de bancadas, painéis eletropneumáticos, maletas industriais e um protótipo de planta industrial (pressão, temperatura, nível e vazão), contendo Controladores Lógicos Programáveis - CLPs e sistema supervisório SCADA;

Petróleo e Gás - Tecnológico

Preço para verificar