Pesquisa de Marketing: Mercado, Consumidor e Marca
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O participante aprende competências para planejar, encomendar e realizar pesquisas de mercado, adquirindo os conceitos quanto ao papel e à natureza desta ferramenta, mobilizando conhecimentos das áreas de sociologia e psicologia, habilidades e atitudes éticas seguindo procedimentos e códigos que regem a pesquisa de mercado.
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Programa
O participante aprende competências para planejar, encomendar e realizar pesquisas de mercado, adquirindo os conceitos quanto ao papel e à natureza desta ferramenta, mobilizando conhecimentos das áreas de sociologia e psicologia, habilidades e atitudes éticas seguindo procedimentos e códigos que regem a pesquisa de mercado.
(Carga horária: 40 horas)
Pré-Requisitos
Ter, no mínimo, 18 anos de idade e Ensino Médio completo.
Método
Exposições dialogadas, análise e simulação de situações reais de trabalho, atividades individuais e em grupo, leitura e discussão de textos, com apoio de recursos audiovisuais.
Programa
·O processo de marketing e R&D: fatores envolvidos, necessidades da empresa e tomadas de decisão durante a criação, desenvolvimento, seleção e monitoramento de produtos, marcas e serviços.
·Conceitos, natureza, fontes das informações, tipos de pesquisa, papel da pesquisa de mercado no processo de desenvolvimento de produtos, marcas e serviços.
·Etapas de uma pesquisa: identificação da necessidade, programa de pesquisas, briefs, variáveis envolvidas, definição do público, definição de amostra, tipo de abordagem, propostas, análise, interpretação e aplicação.
·Planejamento técnico de pesquisa: universo, metodologia, técnicas de abordagem, técnicas de amostragem, procedimentos, estímulos, técnicas de análise, prazos e custos.
·Fatores que envolvem um projeto de pesquisa: objetivos do negócio, planejamento de marketing, planejamento técnico, métodos e técnicas disponíveis, fornecedores e ética.
Certificações
O Senac confere o certificado de conclusão do curso.
Pesquisa de Marketing: Mercado, Consumidor e Marca