Pedagogia

Graduação

Em Anapolis

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Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Anapolis

  • Duração

    3 Anos

O curso de Pedagogia, um dos primeiros cursos oferecidos pela Faculdade de Filosofia Bernardo Sayão da Associação Educativa Evangélica, foi autorizado pelo Decreto-Lei nº 50.301, de 27/02/61, e reconhecido pelo Decreto nº 61.889, de 11/12/67. Foi a primeira Faculdade de Filosofia Evangélica de Goiás e a primeira instituição de ensino superior em Anápolis. Com o credenciamento das Faculdades Inte

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Opiniões

Programa

Sobre o Curso

O curso de Pedagogia, um dos primeiros cursos oferecidos pela Faculdade de Filosofia Bernardo Sayão da Associação Educativa Evangélica, foi autorizado pelo Decreto-Lei nº 50.301, de 27/02/61, e reconhecido pelo Decreto nº 61.889, de 11/12/67. Foi a primeira Faculdade de Filosofia Evangélica de Goiás e a primeira instituição de ensino superior em Anápolis.

Com o credenciamento das Faculdades Integradas da Associação Educativa Evangélica como Centro Universitário, em 15 de março de 2004, por meio da Portaria Ministerial nº 628, publicada no D.O.U. nº 52, de 16 de março de 2004, implanta-se uma nova estrutura na UniEVANGÉLICA e o Curso de Pedagogia e os demais cursos de licenciatura passaram a vincular-se ao Instituto Superior de Educação.

Em 2003, o curso passou pelo processo de Renovação de Reconhecimento, cujo Relatório de Avaliação das Condições de Ensino do INEP, datado de 28/06/2003, atribuiu-lhe o conceito CMB.

Com a preocupação de que o egresso do curso de Pedagogia seja um profissional capaz de responder às diversas demandas e exigências de uma sociedade cada vez mais complexa e estar preparado para enfrentar, com criatividade e competência, os problemas do cotidiano, o curso passou por sensíveis mudanças em seu projeto pedagógico, tendo como referencial as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia(Licenciatura) (Res. CP/CNE Nº 1, de 15 de maio de 2006)

Em 2008, o curso foi avaliado pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, recebendo o conceito 5.

Área de atuação profissional

O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos e na Gestão Educacional como coordenadores pedagógicos, administradores, supervisores e orientadores educacionais.

O pedagogo poderá atuar ainda em:
* Hospitais(acompanhamento de escolarização de alunos hospitalizados)
* Brinquedotecas (direção e assessoramento)
* Empresas e organizações particulares (assessorias, treinamento de pessoal, programação de cursos e eventos)
* Telecursos (monitoria de cursos)
* Creches (organização, gestão e assistência pedagógica)

Diferencial do curso:

* Professores qualificados
* Estágios acompanhados por professores que visitam, periodicamente, as instituições-campo, oferecendo orientação, apoio e segurança aos alunos.
* Biblioteca específica e atualizada.
* Laboratório Pedagógico: espaço para a realização das atividades práticas, microensino, oficinas pedagógicas e elaboração de material didático.
* Brinquedoteca: Núcleo de apoio pedagógico, no qual professores e alunos podem discutir, analisar e compreender a importância do brinquedo no desenvolvimento integral da criança e na construção do conhecimento.
* Laboratório de Informática.
* PBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
* Nota máxima na avaliação do MEC realizada em abril de 2008.
* Curso 3 estrelas na avaliação anual de cursos superiores publicada no Guia de Estudante- Melhores Universidades 2008.
* Excelente índice de aprovação no último concurso para cargo de professor PIII, promovido pela Prefeitura Municipal de Anápolis.



Concepção do Curso

As transformações sociais, econômicas, políticas e culturais que afetam a sociedade têm se constituído em novas demandas educacionais, já que a inserção nas novas realidades do mundo contemporâneo depende de um processo de escolarização que valorize o conhecimento, o desenvolvimento de capacidades cognitivas, a formação da cidadania, a construção e a transformação da realidade.

A ação educativa, entendida como a escolarização formal e todas as modalidades de educação não-formais, direito de todos os cidadãos, exige um profissional que compreenda o contexto da sociedade contemporânea e suas implicações educativas, apto a planejar e gerir sistemas e situações de ensino, capaz de elaborar intervenções pedagógicas estimuladoras e facilitadoras da aprendizagem.

A história do Curso de Pedagogia da UniEVANGÉLICA está ligada à formação para as Habilitações: Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e Administração Escolar nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio. Com a homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, expressa nos Pareceres CNE/CP Nº 5/2005 e 3/2006 e na Resolução CNE/CP Nº 1/2006, o curso de Pedagogia participa desse avanço histórico, definindo para si uma formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

E, também, nos cursos de Educação Profissional - na área de serviços e apoio escolar - e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos e de profissionais da educação para a administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional em escolas e órgãos dos sistemas de ensino da Educação Básica.

Essas mudanças concretizam um plano antigo do curso de incluir em seu projeto a formação de profissionais para exercer a docência na Educação Infantil, uma demanda existente no município, tanto em escolas privadas como mantidas pelo Sistema Público Municipal.

Inserção regional

Entendendo que a formação de professores é um desafio que tem a ver com o futuro da educação e da própria sociedade brasileira, o curso de Pedagogia da UniEVANGÉLICA busca, em sua trajetória de 45 anos formando profissionais da Educação para Anápolis e municípios vizinhos e nas Diretrizes Curriculares Nacionais, os princípios e procedimentos a serem observados na organização institucional e curricular do curso. Daí, a busca de uma formação que se efetive em bases consistentes e fundadas nos princípios de uma formação de qualidade e de relevância social.

O curso participa da formação profissional de acadêmicos de Anápolis e de vários municípios adjacentes, como: Ouro Verde, Campo Limpo, Goianésia, Jaraguá, Corumbá, Pirenópolis, Silvânia, Petrolina, Nerópolis e Goianápolis.

Concepção pedagógica.

A organização do curso de Pedagogia da UniEVANGÉLICA observa:

* O respeito a diferentes concepções teóricas e metodológicas próprias da Pedagogia e àquelas oriundas de áreas de conhecimentos afins, para a formação da docência em Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental;

* A articulação de conhecimentos do campo educacional com práticas profissionais: exercício da docência, diferentes funções do trabalho pedagógico em escolas, o planejamento, a coordenação, e a avaliação de práticas educativas em espaços não-escolares;

* A realização de pesquisas e atividades de extensão planejadas e supervisionadas;

* Investigação, reflexão crítica e experiência no planejamento, execução, avaliação de atividades educativas, a aplicação de contribuições de campos de conhecimentos: filosófico, histórico, antropológico, ambiental-ecológico, psicológico, lingüístico, sociológico, político, econômico e cultural, que norteiam a observação, análise, execução e avaliação do ato docente, bem como orientar práticas de gestão de processos educativos escolares e não-escolares, além da organização, funcionamento e avaliação de sistemas e de estabelecimentos de ensino.




Perfil do Egresso

O licenciado em Pedagogia deve obter conhecimentos teóricos e práticos para atuar no magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos e exercer as funções previstas no art. 64 da LDB (administração, planejamento, supervisão e orientação educacional para a educação básica).

Habilidades e competências gerais;

O egresso do curso de Pedagogia deve estar apto a:

* atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária e que busque as metas desejadas por todos: o crescimento cultural, a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental;
* compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
* fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
* trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
* reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
* aplicar modos de ensinar diferentes linguagens, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
* relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
* promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
* identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
* demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
* desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
* participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
* participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
* realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
* utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
* conhecer a legislação educacional, no que diz respeito à estrutura, organização, funcionamento e financiamento da Educação Básica e as políticas públicas para a educação brasileira;
* estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.




Matriz Curricular


1 - Periodo

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I
DIMENSÃO BIOLÓGICA E PSICOMOTORA DA APRENDIZAGEM
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I - DESENVOLVIMENTO
LÍNGUA PORTUGUESA I
METODOLOGIA DA PESQUISA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOS E MÉTODOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL I
SEMINÁRIOS INTERDISCIPLINARES I

2 - Periodo

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO II
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
LÍNGUA PORTUGUESA II
FUNDAMENTOS E MÉTODOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL II
FUNDAMENTOS E MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA I
SEMINÁRIOS INTERDISCIPLINARES II

3 - Periodo

FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA I
FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA I
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I
CULTURA RELIGIOSA
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
DIDÁTICA I
ESTÁGIO CURRICULAR I (EDUCAÇÃO INFANTIL)
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA II
SEMINÁRIOS INTERDISCIPLINARES III

4 - Periodo

LITERATURA INFANTO-JUVENIL
FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS
FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA II
FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA II
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO II
DIDÁTICA II
ESTÁGIO CURRICULAR II (ENS. FUND. - ANOS INICIAIS)
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA III
SEMINÁRIOS INTERDISCIPLINARES IV

5 - Periodo

ARTES, JOGOS E RECREAÇÃO
GESTÃO EDUCACIONAL NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR I
POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA
FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
TRABALHO DE CURSO I
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA IV
ESTÁGIO CURRICULAR III (ENS. FUND. - ANOS INICIAIS)
SEMINÁRIOS INTERDISCIPLINARES V

6 - Periodo

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
GESTÃO EDUCACIONAL NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR II
LIBRAS
TRABALHO DE CURSO II
ESTÁGIO CURRICULAR IV (ENS. FUND. - ANOS INICIAIS)
ESTÁGIO CURRICULAR V (GESTÃO EDUCACIONAL)
SEMINÁRIOS INTERDISCIPLINARES VI

Pedagogia

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