Graduação

Em Natal

R$ 10.633

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Natal

  • Duração

    4 Anos

Formar profissionais na área de Pedagogia capazes de se conduzirem como organizadores e gestores de situações de aprendizagens, com competências para atuarem no exercício da docência na educação básica e da gestão do trabalho pedagógico, utilizando-se de tecnologias educacionais e comportando-se como agentes de desenvolvimento socioeconômico e educacional, nos diversos campos profissionais. Dirigido a: A mudança nos cenários nacional e mundial e, a dinâmica por ela imposta, são indicativos da necessidade de profissionais com conhecimento multidisciplinar que contemple conteúdos e métodos de ensino-aprendizagem dinâmicos, criativos e inovadores, capazes de resultar em desenvolvimento das potencialidades individuais aplicadas em ações coletivas.

Instalações

Localização

Início

Natal (Rio Grande do Norte)
Ver mapa
Rua Maria José Lira, S/N - Conjunto Potengi, 59108-300

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

PROJETO DO CURSO

A mudança nos cenários nacional e mundial e, a dinâmica por ela imposta, são indicativos da necessidade de profissionais com conhecimento multidisciplinar que contemple conteúdos e métodos de ensino-aprendizagem dinâmicos, criativos e inovadores, capazes de resultar em desenvolvimento das potencialidades individuais aplicadas em ações coletivas.

Na educação, a necessidade de profissionais habilitados para a docência aliada à gestão do trabalho pedagógico, vem reforçar as discussões nacionais sobre o profissional de educação ser, antes de tudo, um professor.

Dessa forma, a FAL propõe a reestruturação do seu Projeto Pedagógico para o Curso de Pedagogia, de maneira que venha atender ao perfil desejado pela escola do século XXI, voltada para uma ação pedagógica centrada na criatividade, produtividade e qualidade.

A educação é condição básica para a consolidação do processo de desenvolvimento de uma região. É nesse contexto que se destaca a necessidade de atuação do pedagogo que, pela sua formação profissional, apresenta-se apto a intermediar processos de aprendizagens, utilizando-se de novas tecnologias e de metodologias diversificadas. Desta forma, rompe com antigos paradigmas, objetivando a democratização da educação através de um processo pedagógico que conduza a aprendizagens significativas.

A inclusão do Curso de Pedagogia, no Plano de Expansão da FAL foi planejada, também, considerando-se entre outros aspectos, a sua inter-relação com outros Cursos e Programas já existentes na Instituição, que poderiam ter o apoio de um Curso que estuda as relações inerentes à prática pedagógica e à construção da aprendizagem pelo aluno.

Nesse processo de integração, pode ser citado o Curso de Administração, cujos docentes e discentes poderão, através de estudos e projetos extensionistas ou de iniciação científica, se integrarem na formulação de propostas voltadas para a aprendizagem nas organizações entre outros, inclusive, utilizando novas mídias.

O Curso de Pedagogia, também, pode articula-se com o Curso de Sistemas de Informações da FAL, para o desenvolvimento de projetos relacionados a temas de interesse institucional, objetivando aprimorar a performance do Professor, através de estudos relacionados ao uso de Metodologias Inovadoras que otimizem as relações de ensino-aprendizagem.

A nova proposta pedagógica para o Curso de Pedagogia, configura-se em licenciatura plena, está fundamentada em bases legais (Resolução CNE/CP Nº 1, publicada no Diário Oficial da União de 16 de maio de 2006) e aprovada pelo Conselho Acadêmico e Administrativo de Curso da FAL.

Sua implementação prevê o desenvolvimento de competências em três dimensões inter-relacionadas, quais sejam: a docência, que propiciará ao egresso do Curso a oportunidade de intervir profissionalmente na realidade social, contribuindo com a formação do cidadão inserido no seu contexto; a gestão pedagógica, através da qual o pedagogo atuará na organização de processos educativos, planejando-os, acompanhando-os e avaliando-os; e a pesquisa numa perspectiva de análise e compreensão da realidade educativa e social, promovendo também a produção (construção e reconstrução) do conhecimento como forma de reflexão sobre a prática pedagógica.


OBJETIVO

Formar profissionais na área de Pedagogia capazes de se conduzirem como organizadores e gestores de situações de aprendizagens, com competências para atuarem no exercício da docência na educação básica e da gestão do trabalho pedagógico, utilizando-se de tecnologias educacionais e comportando-se como agentes de desenvolvimento socioeconômico e educacional, nos diversos campos profissionais, tanto no âmbito escolar como em organizações não escolares.


INFORMAÇÕES GERAIS

Quando o assunto é educação e sucesso, o curso de Licenciatura em Pedagogia conta com um leque de disciplinas distribuídas nos níveis de formação básica, formação profissionalizante e complementares desenvolvida durante 4 anos, e, totalizando 3.220 horas, sendo, destas 1.926 são horas/aula teóricas e 1294 horas/aula práticas. As horas/aula práticas constam de estágios, práticas pedagógicas e atividades independentes.

Você tem um encontro marcado com a Educação Superior. Não perca a oportunidade de fazer um curso superior em pedagogia com os maiores mestres da educação de nosso estado. Esta é uma alternativa inteligente para você antecipar seu futuro profissional.


Pedagogia

R$ 10.633