Pedagogia

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
A distância

Preço a consultar

Informação importante

Tipologia Graduação
Metodologia A distância
Duração 8 Semestres
  • Graduação
  • A distância
  • Duração:
    8 Semestres
Descrição

Proporcionar a formação teórico-prática do professor para a docência na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para que desenvolvam competências necessárias para lidar com as diferenças e a pluralidade cultural presentes no contexto social em que se insere nosso município de Dourados, o Estado de Mato Grosso do Sul e nosso país.
Dirigido a: O profissional egresso do curso de Pedagogia deverá conhecer e atuar criticamente na realidade social e educacional, a partir de sua inserção nos diferentes contextos de atuação por meio do conhecimento de fundamentos teórico-metodológicos e da reflexão e ação, condições necessárias ao exercício profissional.

Opiniões

0.0
Não avaliado
Avaliação do curso
100%
O recomendam
4.0
fantástico
Avaliação do Centro

Opiniões sobre outros cursos deste centro

Tecnologia em Produção Agrícola

A
aron cerilo
4.0 05/05/2012
O melhor: Apesar de não ter o nível de tecnólogo superior, o curso é de qualidade.
A melhorar: Os tecnólogos tem muita dificuldade para conseguir emprego na área. Porque o curso não conhecido nem sempre é bem visto como o curso de agronomia. Esse curso para ser conhecido e ser valorizado teria que se fundar uma associação de tecnólogos agrícola do MS. Não se tem nem piso salarial definido no curso. Sendo um curso superior têm que ter todos os direitos, que os agrônomos tem para trabalhar, podendo assinar terceituários agronômicos também. O curso não tem identidade. Mesmo levando o nome de tecnólogo, o curso é conhecido como técnico, não de tecnólogo de nível superior, como todos que se formam esperam ser reconhecidos no mercado de trabalho.
Você recomendaria esse curso?: Sim

Programa

Turno:
Noturno

Grau Outorgado:
Licenciatura em Pedagogia.

Duração:
8 semestres

Número de Vagas:
80 vagas

Coordenadora:
Profª. Miriam Brum Arguelho Aguiar

O Curso de Pedagogia da UNIGRAN, vinculado à Faculdade de Educação forma docentes para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Gestão Educacional. Tem como meta principal, formar um profissional comprometido com o projeto de transformação social, capaz de contribuir para a melhoria das condições em que se desenvolve a educação, no contexto da região e do país.

O licenciado em Pedagogia pode atuar como professor na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O Pedagogo poderá, além da docência, efetuar seleção e treinamento de recursos humanos, organizar, dirigir e coordenar escolas, organizar e confeccionar materiais didáticos, bem como, realizar assessoramentos e articular e organizar práticas pedagógicas junto a professores e alunos.


OBJETIVO:

Objetivo Geral

Proporcionar a formação teórico-prática do professor para a docência na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para que desenvolvam competências necessárias para lidar com as diferenças e a pluralidade cultural presentes no contexto social em que se insere nosso município de Dourados, o Estado de Mato Grosso do Sul e nosso país.

Desenvolver um trabalho de reflexão e ação sobre o espaço organizacional da escola, garantindo aos profissionais da educação um nível de formação pedagógica interdisciplinar capaz de superar a "qualificação especializada", que historicamente determinou a fragmentação do trabalho para a administração, supervisão e orientação educacional, formando um profissional que consiga estabelecer vínculo entre o trabalho de gestão administrativa e pedagógica, tendo consciência da importância do trabalho integrado.

Integrar os estágios na dinâmica da formação do pedagogo, na totalidade do curso, buscando articular os eixos do ensino, de pesquisa e de extensão.


Objetivos Específicos

Fornecer subsídios para a atuação docente na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, promovendo situações educativas que propiciem o desenvolvimento integral da criança.

Promover a gestão do trabalho pedagógico em contextos educacionais formais e não-formais, por meio de ações coletivas que objetivam o desenvolvimento da autonomia na tomada de decisões e na busca de soluções às necessidades sociais e educacionais contemporâneas.

Possibilitar a formação do educador que atue em atividades que compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando: planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação; planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares; produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

Propiciar a construção de conhecimento teórico-metodológico através do incentivo à realização de pesquisas e de participação em atividades de extensão.

Propiciar a inter-relação entre a UNIGRAN e a comunidade externa, sendo papel da universidade o estímulo à reflexão e à construção de projetos voltados a diferentes contextos e saberes.

Promover ensino de qualidade que possibilite ao futuro profissional, resgatar o compromisso da educação com a sociedade brasileira, mediante uma prática pedagógica competente.

PERFIL PROFISSIONAL:

O profissional egresso do curso de Pedagogia deverá conhecer e atuar criticamente na realidade social e educacional, a partir de sua inserção nos diferentes contextos de atuação por meio do conhecimento de fundamentos teórico-metodológicos e da reflexão e ação, condições necessárias ao exercício profissional. Assim sendo, o campo de atuação do licenciado em Pedagogia da UNIGRAN deve contemplar: a docência em Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; a Gestão Educacional, que integra as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não escolares (Gestão Escolar).


Campo de Atuação

O licenciado em Pedagogia da UNIGRAN deve contemplar:

a docência na Educação Infantil nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;

a gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não escolares;

compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;

fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Anos Iniciais do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;

promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;

aplicar modos de ensinar diferentes linguagens, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano, particularmente de crianças;

reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;

contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;

demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;

participar da gestão das instituições em que atuem enquanto profissionais, contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;

por fim, no caso de professores indígenas e de professores que venham a atuar em escolas indígenas, deverão promover diálogo entre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprias à cultura do povo indígena, além de atuar como agentes interculturais, com vistas a valorização e o estudo de temas indígenas relevantes.


Os usuários que se interessaram por esse curso também buscaram...
Ver mais