Graduação

Em Ipojuca

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Ipojuca

  • Duração

    8 Semestres

Formar profissionais pedagogos habilitados a atuarem no campo educacional em instituições escolares e não-escolares orientados pelo compromisso com a formação humana, pelo exercício da ética e da responsabilidade social, bem como pela competência de suas ações visando à melhoria da qualidade de vida e de promoção do conhecimento na sociedade. Dirigido a: Curso de Pedagogia da FAJOLCA faz do futuro pedagogo um profissional qualificado para atuar em vários campos educativos e para atender as demandas socioeducativas do tipo formal e informal, decorrentes de novas realidades.

Instalações

Localização

Início

Ipojuca (Pernambuco)
Ver mapa
Avenida Francisco Alves de Souza 500 - 55590-000 Ipojuca-Pe, 55590-000

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Missão: Formar profissionais pedagogos habilitados a atuarem no campo educacional em instituições escolares e não-escolares orientados pelo compromisso com a formação humana, pelo exercício da ética e da responsabilidade social, bem como pela competência de suas ações visando à melhoria da qualidade de vida e de promoção do conhecimento na sociedade.

Objetivos: O Curso de Licenciatura em Pedagogia da FAJOLCA busca atingir os seguintes objetivos:

· Trabalhar, articuladamente, os conhecimentos básicos da formação do Pedagogo, com domínio de conhecimentos construídos historicamente, mediante a investigação, a interpretação e a intervenção na dinâmica interna da sala de aula e da escola e ou outros espaços não-escolares;
· Perceber nas instituições caracterizadas pelo saber pedagógico, sua organização de trabalho e sua função enquanto instituição inserida no contexto histórico-social, identificando e analisando problemas que emergem da prática pedagógica, no sentido de subsidiar a elaboração de projetos e ações a serem desenvolvidos na realidade analisada;
· Refletir sobre a experiência docente, na perspectiva de aprofundar os saberes da docência necessários ao exercício da profissão, aliando competência técnica à competência política, contribuindo para a formação de um pedagogo crítico/reflexivo, preocupado com a indissociabilidade teoria/prática.

Perfil do Egresso: Curso de Pedagogia da FAJOLCA faz do futuro pedagogo um profissional qualificado para atuar em vários campos educativos e para atender as demandas socioeducativas do tipo formal e informal, decorrentes de novas realidades.
Essas novas realidades estão articuladas com a ação de novos atores sociais, novas tecnologias, ampliação das formas de lazer, transformação da vida social na sociedade contemporânea, presença nos meios de comunicação e informação massificada, mudança no perfil profissional, desenvolvimento sustentado e preservação ambiental.



Linhas de FormaçãoLinhas prioritárias de formação

Serão priorizados 4 (quatro) dimensões para a opção dos discentes em Atividade de Estudos Aprofundados mediante apresentação de estudo monográfico.

Educação Rural

Atendendo a uma demanda da localidade, que é o número de escolas rurais atendidas pelo sistema municipal da região, o discente desenvolve estudo aprofundado em Educação Rural problematizando suas especificidades culturais, organizacionais e pedagógicas.

Educação de Jovens e Adultos

O número elevado de analfabetismo no litoral sul pernambucano é a motivação para os discentes desenvolverem estudos sobre as formas de organização do ensino de jovens e adultos, das políticas implementadas, das práticas pedagógicas e de ensino, bem como das especificidades culturais da região.

Educação Especial e Inclusiva

O interesse está voltado para discentes que pretendem aprofundar conhecimentos sobre a realidade das escolas e a inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais, envolvendo as novas perspectivas curriculares, as legislações, as políticas implementadas e as experiências bem sucedidas de inclusão. O Curso de Pedagogia traz em seu currículo, como disciplinas obrigatórias desta linha, as disciplinas de Fundamentos em LIBRAS - Língua Brasileira de SINAIS - e Educação Especial.

Educação e Qualificação para o Trabalho

Esta linha se justifica pela crescente industrialização da região nos últimos anos e devido ao propício crescimento nos anos vindouros. Nesta as ações pedagógicas e a pedagogia são compreendidos como um tipo de saber realizado em espaços não-escolares. Por isso, o discente pode desenvolver seus estudos monográficos apreendendo as especificidades de saberes e de práticas pedagógicas em instituições ou empresas que necessitam desenvolver o conhecimento e a formação para o aperfeiçoamento do processo de trabalho.

Pedagogia

Preço para verificar