Ombudsman
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Programa
MODULO I
as características necessárias para ser um ombudsman
1. Responsabilidade
2. Paciência
3. Simpatia
4. Habilidade para lidar com as pessoas
5. Capacidade de ouvir críticas
6 . Raciocínio rápido
7 . Capacidade de decisão
8 . Gosto em ajudar as pessoas
9 . Capacidade de solucionar problemas
10 . Visão de projeto
11 . Metodologia
12. Capacidade de observação
13. Capacidade de organização
MODULO II
Principais atividades
14. Atender ao cidadão
15. Esclarecer dúvidas
16. Ouvir sugestões, reclamações e críticas
17. Analisar as áreas da instituição responsáveis pelos serviços em que houve ocorrência de reclamação
18. Analisar a ocorrência de reclamações e elaborar ações corretivas
19. Analisar e fiscalizar o cumprimento das ações corretivas
20. Produzir relatório de ocorrências para apresentar a diretoria
21. Elaborar estratégias para a melhoria da imagem da instituição em que trabalha
22. Trabalhar diretamente com a área responsável pelos produtos ou serviços, sempre em defesa do cidadão, realizando qualquer ação necessária para a solução dos problemas destacados
MODULO III
Áreas de atuação e especialidades
23. Setor público - no setor público o papel do profissional é mais tradicional, ele trabalha diretamente com o cidadão e é responsável por verificar o funcionamento dos serviços governamentais, assim como receber críticas, sugestões e reclamações e tirar as dúvidas dos cidadãos. Ele deve buscar sempre a defesa dos direitos fundamentais do cidadão. Para os governantes o trabalho do ouvidor é muito importante, pois o cidadão representa o cliente e sua satisfação significa mais votos nas próximas eleições.
24. Setor privado - no setor privado o ombudsman trabalha diretamente com os clientes, estabelecendo assim um elo entre eles e a instituição fornecedora de serviços ou produtos. Seu objetivo é verificar dúvidas, reclamações ou sugestões e elaborar estratégias para a melhoria da imagem da marca perante o público-alvo.
MODULO IV
Mercado de trabalho
25. O aumento da concorrência e da competitividade das empresas e o crescimento no nível de exigência dos clientes faz com que as instituições invistam cada vez mais em atendimento ao cliente e pesquisa de mercado. Portanto o mercado de trabalho para o profissional dessa área cresce cada vez mais. Por ser um cargo de confiança e muito importante no contexto atual, o ombudsman deve ser imparcial e ter bastante autonomia dentro da instituição onde trabalha, para que possa elaborar qualquer ação necessária.
as características necessárias para ser um ombudsman
1. Responsabilidade
2. Paciência
3. Simpatia
4. Habilidade para lidar com as pessoas
5. Capacidade de ouvir críticas
6 . Raciocínio rápido
7 . Capacidade de decisão
8 . Gosto em ajudar as pessoas
9 . Capacidade de solucionar problemas
10 . Visão de projeto
11 . Metodologia
12. Capacidade de observação
13. Capacidade de organização
MODULO II
Principais atividades
14. Atender ao cidadão
15. Esclarecer dúvidas
16. Ouvir sugestões, reclamações e críticas
17. Analisar as áreas da instituição responsáveis pelos serviços em que houve ocorrência de reclamação
18. Analisar a ocorrência de reclamações e elaborar ações corretivas
19. Analisar e fiscalizar o cumprimento das ações corretivas
20. Produzir relatório de ocorrências para apresentar a diretoria
21. Elaborar estratégias para a melhoria da imagem da instituição em que trabalha
22. Trabalhar diretamente com a área responsável pelos produtos ou serviços, sempre em defesa do cidadão, realizando qualquer ação necessária para a solução dos problemas destacados
MODULO III
Áreas de atuação e especialidades
23. Setor público - no setor público o papel do profissional é mais tradicional, ele trabalha diretamente com o cidadão e é responsável por verificar o funcionamento dos serviços governamentais, assim como receber críticas, sugestões e reclamações e tirar as dúvidas dos cidadãos. Ele deve buscar sempre a defesa dos direitos fundamentais do cidadão. Para os governantes o trabalho do ouvidor é muito importante, pois o cidadão representa o cliente e sua satisfação significa mais votos nas próximas eleições.
24. Setor privado - no setor privado o ombudsman trabalha diretamente com os clientes, estabelecendo assim um elo entre eles e a instituição fornecedora de serviços ou produtos. Seu objetivo é verificar dúvidas, reclamações ou sugestões e elaborar estratégias para a melhoria da imagem da marca perante o público-alvo.
MODULO IV
Mercado de trabalho
25. O aumento da concorrência e da competitividade das empresas e o crescimento no nível de exigência dos clientes faz com que as instituições invistam cada vez mais em atendimento ao cliente e pesquisa de mercado. Portanto o mercado de trabalho para o profissional dessa área cresce cada vez mais. Por ser um cargo de confiança e muito importante no contexto atual, o ombudsman deve ser imparcial e ter bastante autonomia dentro da instituição onde trabalha, para que possa elaborar qualquer ação necessária.
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