Odontologia
Graduação
Em Belém
Descrição
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Tipologia
Graduação
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Local
Belém
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Duração
10 Semestres
Dirigido a: Cirurgião-dentista, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificado em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. Capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.
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Opiniões
Programa
O projeto pedagógico do curso está baseado nas "Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Odontologia" aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação mediante a Resolução CNE/CES nº 3, de 19/02/2002. O curso adota uma filosofia preventiva em todos os seus níveis de atenção, levando o discente a compreender o binômio saúde e doença como um processo social onde as ações curativas não são as únicas metas a alcançar. Com essa concepção, busca-se o conhecimento da realidade econômica e social da região, preparando o aluno para atuar tanto no sistema público quanto no privado. Os componentes curriculares estão baseados na prevenção, diagnóstico e tratamento das principais alterações do sistema estomatognático como a cárie dentária, periodontopatias, periapicopatias, maloclusões, lesões neoplásicas e não neoplásicas, como também as alterações morfológicas. Os conteúdos devem contemplar:
- Ciências biológicas e da saúde;
- Ciências humanas e sociais;
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Ciências Odontológica
- Diagnóstico Integrado
- Clínica Integrada
- Odontologia Infantil
O Cirurgião-Dentista deve estar apto a:
- Desenvolver ações de promoção de saúde através de atividades preventivas;
- saber trabalhar em equipes multidisciplinares;
- desenvolver raciocínio lógico e análise crítica;
- interagir com as demais entidades de classe;
- entender a importância da preservação da saúde bucal;
- interpretar dados para alcançar um correto diagnóstico;
- planejar e executar diferentes procedimentos na cavidade oral;
- administrar serviços de saúde pública;
- acompanhar as inovações tecnológicas.
- Conhecer o desenvolvimento embrionário humano levando em consideração a morfologia e processos fundamentais da evolução normal e anormal e as conexões geradas entre as células e tecidos para a formação e organização das estruturas e tecidos dentários;
- conhecer a forma e estrutura do corpo humano com ênfase na cabeça e pescoço;
- entender as bases fisiológicas do corpo humano, como a fisiologia estomatognática e dos tecidos mineralizados, assim como as suas bases neurais, endócrinas e metabólicas que controlam a função bucal e dentária, despertando a busca do conhecimento funcional, das estruturas orais e periorais;
- conhecer a morfologia e a composição química da célula normal e as alterações celulares relacionadas a doenças odontológicas, empregando conhecimentos genéticos nos estudos familiares e no diagnóstico destas doenças, na odontologia forense e no estudo dos agentes etiológicos da cárie;
- realizar o diagnóstico e tratamento da doença cárie a partir de critérios clínicos e de medidas preventivas para controle dos problemas de saúde bucal, valorizando a relação paciente/profissional, desenvolvendo a filosofia da integralidade das ações odontológicas;
- conhecer as principais doenças da cavidade bucal, seus métodos de diagnóstico, controle e prevenção inserindo-os nos níveis de prevenção e aplicação, como também, noções de epidemiologia, para realização de levantamento epidemiológico, identificando prevalência e incidência através de indicadores das necessidades preventivas;
- conhecer a conceituação da saúde-doença em abordagem sócio-econômica e ecológica por meio de princípios básicos de comunicação e educação em saúde, reconhecendo instrumentos para o desenvolvimento do pensamento científico acerca dos problemas de saúde pública, recursos humanos, sistemas de saúde e comunicação em Odontologia;
- entender a evolução e diferenciação da ciência nas práticas odontológicas e analisar a organização da Odontologia nas instituições de ensino superior e no sistema de saúde, assim como a estrutura nas entidades de classe;
- conhecer o exercício profissional da odontologia na realidade social do sistema de saúde público e privado e na prevenção das doenças profissionais;
- planejar os modelos de prestação de serviços, hierarquizando e universalizando com referência e contra-referência, para obtenção de ações de acordo com os níveis de complexidade do processo saúde-doença;
- saber se comunicar com os pacientes, profissionais de áreas afins e com a comunidade em geral;
- manter reconhecido o padrão da ética e aplicá-lo em todos os aspectos da vida profissional;
- discutir as bases das ciências sociais, os fenômenos que intervém no processo saúde-doença, visando ainda uma formação humanística relevante à prática odontológica eficaz;
- compreender a realidade das comunidades e do sistema prestador de serviço, participando da gerência e organização em nível local com envolvimento no controle social da unidade e interagindo nos procedimentos de promoção do bem-estar;
- conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos científicos;
- identificar as doenças da cavidade bucal, proporcionando aos alunos condições para o conhecimento das mesmas através de seus aspectos clínicos, radiográficos e histológicos, visando dar ao estudante bases para a correta interpretação e conhecimento do comportamento evolutivo de cada uma dessas enfermidades;
- elaborar um diagnóstico e plano de tratamento integrado, reabilitando o paciente e motivando-o à manutenção do tratamento realizado, assim como a um programa preventivo;
- conhecer as drogas e fármacos em geral, suas ações e interações no organismo humano e, conseqüentemente, saber prescrever medicamentos nas diversas especialidades da Odontologia em situações curativas ou profiláticas;
- conhecer as patologias que exigem diferente abordagem e postura do Cirurgião-Dentista junto aos pacientes com necessidades especiais, de modo a desenvolver positivamente o tratamento odontológico dos mesmos, ressaltando a importância da interação inter e multidisciplinar, com a finalidade de beneficiar a coletividade como um todo;
- entender a Psicologia como ciência aplicada à saúde, focalizando aspectos relacionados às características do ciclo de vida e técnicas de manejo com o paciente de Odontologia;
- aplicar conhecimentos específicos para as situações de prática clínica no tratamento odontológico integrado dos pacientes infantis;
- entender a importância da educação continuada para o exercício da prática odontológica;
- acompanhar as inovações tecnológicas com apurado senso crítico.
PERFIL DO EGRESSO
Cirurgião-dentista, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificado em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. Capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.
Odontologia