Nutrição

Graduação

Em

R$ 4.640

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Duração

    8 Semestres

O nutricionista é o profissional de saúde com profundo conhecimento dos alimentos e de suas funções no organismo humano, capacitado a atuar em todas as áreas de alimentação e nutrição, de forma a preservar, promover e recuperar a saúde de indivíduos e grupos populacionais. Dirigido a: O nutricionista é o profissional de saúde que, comprometido com os princípios éticos e consciente de sua importância social, atua em todas as áreas de alimentação e nutrição, de modo a promover e recuperar a saúde de indivíduos e grupos populacionais, contribuindo, portanto, significativamente para a prevenção de doenças e para a melhoria da qualidade de vida.

Instalações

Localização

Início

Av. Paris, 675 - Jd. Piza, 86041-140

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Turno Grau Outorgado Duração

Matutino Nutricionista Mínima Matutino
8 semestres



O nutricionista é o profissional de saúde com profundo conhecimento dos alimentos e de suas funções no organismo humano, capacitado a atuar em todas as áreas de alimentação e nutrição, de forma a preservar, promover e recuperar a saúde de indivíduos e grupos populacionais.

O profissional possui vários segmentos a serem explorados; vem sendo solicitado, nas áreas de gastronomia, planejamento de eventos, consultorias e clínicas. Com um enfoque inovador, o curso de Nutrição inclui disciplinas como Marketing e Alimentação, Hotelaria, Nutrição e Atividade Física.



O exercício profissional do nutricionista, regulamentado pela Lei Federal nº 8.234 de 17/09/91, e cujo campo de trabalho é diversificado, vem se ampliando muito com a crescente conscientização da sociedade sobre a importância da alimentação. Isto torna o nutricionista um profissional bastante valorizado, em um mercado de trabalho cada vez mais receptivo. Em saúde pública elabora programas de alimentação, vigilância e educação nutricionais dirigidos a gestantes, nutrizes, idosos, escolares e pré-escolares, intervindo em problemas como desnutrição, obesidade e carências. Acresça-se a isto também o exercício de vigilância sanitária. Locais de trabalho: Unidades Básicas de Saúde, centro de educação infantil, escolas, Prefeituras Municipais, Secretarias e outros órgãos oficiais ou não governamentais. Na área clínica participa da equipe de saúde como o responsável pelo acompanhamento dietoterápico de pacientes hospitalizados e ambulatoriais. Atua em clínicas e consultórios particulares. Na área de alimentação institucional atende a coletividade sadia mediante o planejamento de refeições e a administração de restaurantes em indústrias, hotéis, comissarias, escolas e asilos. Realiza também controle de qualidade e assume a responsabilidade técnica em locais de processamento, comercialização e consumo de alimentos. Em indústrias de alimentos o nutricionista participa do desenvolvimento de produtos alimentícios e suplementos nutricionais, fazendo os estudos de valor nutritivo, elaborando receituários, material de orientação e divulgação. Na área desportiva estabelece planos alimentares adequados às diferentes atividades, fornecendo orientações nutricionais em academias e clubes, e a equipes de esportes competitivos que queiram melhorar o desempenho de seus atletas. Desenvolve ainda atividades de pesquisa e ensino.

Areas de Atuação:

· Saúde Pública - elabora programas de alimentação, vigilância e educação nutricional dirigidos a gestantes, idosos e crianças

· Área Clínica - participa da equipe de saúde como responsável pelo atendimento dietoterápico de pacientes hospitalizados e ambulatoriais. Atua em hospitais, clínicas e consultórios.

· Área de Alimentação Institucional - atende a coletividade sadia mediante o planejamento de refeições e administração de restaurantes em indústrias, hotéis, comissarias e escolas. Realiza também controle de qualidade e assume a responsabilidade técnica.

· Indústrias de Alimentos - participa do desenvolvimento de produtos alimentícios e suplementos nutricionais fazendo os estudos de valor nutritivo, elaborando os receituários e o material de orientação.

· Área Desportiva - estabelece planos alimentares adequados a cada atividade, fornecendo orientações nutricionais a academias, clubes e equipes de esportes competitivos.



Objetivo:

Buscando atender às novas necessidades do mercado, o Curso de Nutrição da UNOPAR tem como objetivo formar profissionais com visão integral da área de alimentação e nutrição, aptos a assumir, com competência, as responsabilidades profissionais em uma realidade cada vez mais exigente e competitiva. Com um enfoque inovador, voltado às mais recentes formas de atuação do nutricionista, o Curso incorpora à sua estrutura curricular, disciplinas com conhecimentos aplicados de Informática, Marketing, Hotelaria, Atividade Física e Esporte. A matriz curricular é composta por disciplinas básicas e profissionais, divididas entre aulas teóricas e práticas, complementadas por atividades de extensão e pesquisa. No quarto ano são realizados estágios supervisionados nas principais áreas de atuação, capacitando o futuro profissional a ingressar, com segurança, no mercado de trabalho ou em cursos de pós-graduação.



Perfil Profissional:
O nutricionista é o profissional de saúde que, comprometido com os princípios éticos e consciente de sua importância social, atua em todas as áreas de alimentação e nutrição, de modo a promover e recuperar a saúde de indivíduos e grupos populacionais, contribuindo, portanto, significativamente para a prevenção de doenças e para a melhoria da qualidade de vida. Para tanto, deve estar necessariamente qualificado para desenvolver atividades técnico-científicas específicas de sua área, utilizando-se dos conhecimentos biológicos, políticos, econômicos e sociais que fazem parte de sua abrangente formação acadêmica.

Programa:
A matriz curricular é composta por disciplinas básicas e profissionalizantes que são desenvolvidas ao longo do curso de maneira integrada e complementar, promovendo a visão interdisciplinar. O conteúdo programático das disciplinas subdividido em teórico e prático desenvolve as habilidades profissionais, paralelamente a aquisição de conhecimentos teóricos. A articulação da teoria e da prática é buscada desde o primeiro ano do curso, culminando com os estágios supervisionados no último ano e com o Trabalho de Conclusão de Curso.



Nutrição

R$ 4.640