MIT em Engenharia de Software com Java

Pós-Graduação

Em Rio De Janeiro

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pós-Graduação

  • Local

    Rio de janeiro

  • Horário de aulas

    440h

A Pós-Graduação MIT Engenharia de Software com Java, forma profissionais que atendam a crescente demanda do mercado por: Profissionais com certificação na tecnologia Java; Desenvolvimento de projetos de software com qualidade; Profissionais capazes de estabelecer e perseguir métricas que garantam o sucesso do projeto. Dirigido a: Estudantes e profissionais que desejam se aprofundar na linguagem Java.

Instalações

Localização

Início

Rio De Janeiro (Río de Janeiro)
Ver mapa
Rua São José, 90/2º Piso - Esquina Com a Av. Rio Branco, No Centro Do Rio de Janeiro - Cep 20010-020., 20010-020

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

A Pós-Graduação MIT Engenharia de Software com Java, forma profissionais que atendam a crescente demanda do mercado por:

Profissionais com certificação na tecnologia Java;
  • Desenvolvimento de projetos de software com qualidade;
  • Profissionais capazes de estabelecer e perseguir métricas que garantam o sucesso do projeto.

Público-Alvo
Estudantes e profissionais que desejam se aprofundar na linguagem Java.


Escola Superior da TI
A Escola Superior da Tecnologia da Informação é formada por um corpo docente alinhado com os freqüentes avanços nas metodologias de gestão da TI. A Escola, que já formou mais de 30 mil alunos, oferece dezenas de cursos intensivos e forma profissionais para empresas como Accenture, Embratel, Oi, Furnas, Vale, Petrobrás e muitas outras, além de manter parcerias próximas com a Microsoft, Oracle, Cisco, SAP, VUE e Prometric.



Depois de um período de intenso aprendizado, o aluno da Pós-Graduação MIT em Engenharia de Software com Java se destaca no mercado pelas seguintes competências:

Domínio dos processos de desenvolvimento e gerenciamento de software, seu ciclo de vida e a importância dos requisitos, testes e da qualidade dos sistemas desenvolvidos;
Capacidade de aplicar as metodologias RUP (Rational Unified Process), XP (Extreme Programming) e Scrum para o desenvolvimento de software;
Conhecimento para aplicar métricas e estimativas no desenvolvimento de projetos de sistemas;
Domínio da modelagem UML e de suas aplicações no desenvolvimento de software orientado a objetos;
Prática nas técninas de acesso a banco de dados, uso de coleções e generics, além da construção de interfaces gráficas;
Domínio da programação avançada em Java com desenvolvimento de aplicações Web, incluindo o emprego de Servlets, JSP (JavaServer Pages), Frameworks e JDBC (Java Database Connectivity);
Prática em programação avançada em Java com desenvolvimento de aplicações distribuídas, incluindo o emprego de EJB (Enterprise Java Beans), Hibernate, MVC (Model View Controller);

Conhecimento para o uso dos recursos do Java Authentication and Authorization Service (JAAS), Criptografia, SSL e Lightweight Directory Access Protocol (LDAP).
Além disso, o aluno prepara-se para três certificações muito valorizadas no mercado:

SCBCD (Sun Certified Business Component Developer);
SCWCD (Sun Certified Web Component Developer);
SCJP (Sun Certified Java Programmer).

A Pós-Graduação é composta blocos de aprendizado, que totalizam 440 horas/aula. Esses blocos permitem que o aluno desenvolva uma visão abrangente sobre Engenharia de Software, Métodos Ágeis e Programação em Java. Ao término, o aluno consolida seu aprendizado em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), aplicando os conhecimentos desenvolvidos no decorrer do curso. A ordem de alguns blocos não é pré-definida.
Blocos e EmentasEngenharia de Software130 horas/aulaIntrodução à Engenharia de Software:Engenharia de Software e Ciência da Computação; Processos de Desenvolvimento de Software; Melhoria dos Processos e Software; Princípios de Análise de Requisitos; Ciclo de Vida; Fundamentos e Descrição dos Projetos de Software; Desenvolvimento de Programas com Qualidade; Técnicas de Teste; Garantia de Qualidade de Software; Gerenciamento de Configuração de Software.
--------------------------------------------------------------------------------
Processos de Desenvolvimento de Software:Rational Unified Process: RUP; RUP: Gestão de Requisitos e uso de Arquitetura baseada em Componentes; RUP: Uso de Softwares de Modelos Visuais; RUP: Qualidade, Gestão e Controle de Mudanças; RUP: Fases de Concepção, Elaboração, Construção e Transição; RUP: Melhores Práticas, Desenvolvimento Interativo e Qualidade; Extreme Programming: XP; XP: Princípios, codificação, unit testing, refactoring, design e builds; Scrum.
--------------------------------------------------------------------------------
Métricas de Desenvolvimento de Software:Medidas, Métricas e Especificação de Indicadores; Métricas de Processo e de Projeto; Métricas Orientadas ao amanho; Métricas Orientadas por Função, Análise de Pontos de Função: Procedimento de Contagem de Pontos de Função; Processo de Estimativas de Projetos de Software, baseado na métrica Análise de Pontos de Função (APF). Projeto de bloco:Desenvolvimento de um planejamento de projeto de software detalhado, utilizando RUP ou XP, e respectivas métricas.
Desenvolvimento Orientado a Objetos com Java140 horas/aulaAnálise e Projetos de Sistemas Orientados a Objetos: Modelagem de Sistemas, Orientação a Objetos (OO) e Unified Modeling Language (UML); OO: Classes, Objetos, Herança, Polimorfismo e Interfaces; Diagramas UML: Uso, Classes, Objetos, Sequência, Comunicação, Temporal, Estados e Atividades; Design Patterns: Criação, Estrutura e Comportamento; Três Estudos de Caso: 1. Relacionamento entre as fases do projeto e os diagramas; 2. Levantamento de requisitos, análise e projeto; 3. Elaboração de diagramas e geração de código.
--------------------------------------------------------------------------------
Programação Orientada a Objetos com Java: Tipos primitivos, Operadores aritméticos, Compostos, Relacionais e Lógicos; Condições e Repetições, Arrays unidimensionais, Bidimensionais e Multidimensionais; Java Virtual Machine e Garbage Colector; Conversão de Objetos - Tipos Primitivos; String, StringBuilder e StringBuffer; File IO, Formatação, Parsing, Internacionalização e Resource Files; Criação de Classes, Herança, Polimorfismo, Interfaces, Enums e Criação de Componentes; Classes Abstratas, Internas e Anônimas; Tratamento de Erros, Exceptions, Assertivos e Teste Unitário - Junit.
--------------------------------------------------------------------------------
Acesso a Dados, Coleções e Interface Gráfica em Java: Java Database Connectivity: JDBC; JDBC: Conexão com Bancos de Dados, Consulta, Atualização, Deleção e Inserção de Dados; JDBC: Tipos de Dados Especiais: Data, Hora, Blobs, Clobs; JDBC: Cursores, Batch e Relatórios (JReport e IReport); Coleções: Collection, Set, Map, List, Comparable e Comparator; Generics; Swing: Componentes Básicos, Layouts, Look and feel; Swing: Tratamento de Eventos e Componentes Avançados.
--------------------------------------------------------------------------------
Projeto de bloco:Desenvolvimento de um projeto em UML e sua respectiva implementação em Java.
Desenvolvimento Web e Componentes com Java160 horas/aulaAplicações Web:Questões avançadas de desenvolvimento de aplicações Web; Frameworks para aplicações Web.
--------------------------------------------------------------------------------
Aplicações na Camada de Negócios:Objetos Distribuídos: RMI; Localização de Serviços: JNDI; Design Patterns: Service Locator e Business Delegate; Enterprise Java Beans: Session Beans, Design Pattern, Session Facade, Acesso a Bancos de Dados, Transação, Relacionamento e Segurança, Message Beans; Spring: Programação Orientada a Aspectos, Data Access Objects (DAO), Mapeamento Objetos-BD: ORM; Spring: Design Pattern - Model View Controller (MVC) e Web Services: Definição, vantagens e classes Java.
--------------------------------------------------------------------------------
Tópicos Avançados: Segurança em Redes: Tipos de Ataque e Níveis de Segurança; Segurança em Java: Recomendações e Modelos de Segurança; Security Manager e Security Policy; Segurança em Java: Criptografia e Certificados Digitais; Segurança em J2EE: Segurança para Web, EJB, Autenticação e Autorização com SSL; Segurança em J2EE: Java Authentication and Authorization Service (JAAS) e Mecanismos de Segurança: Lightweight Directory Access Protocol (LDAP).
--------------------------------------------------------------------------------
Projeto de bloco:Desenvolvimento de um projeto completo, desde os casos de uso em UML até sua implementação utilizando uma das tecnologias apresentadas (web e/ou negócios).
Fechamento10 horas/aula
TCC: O Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo a construção de um sistema complexo, comprovadamente de aplicação prática e comercial, utilizando os conhecimentos adquiridos durante o curso

Observação
Em virtude de o projeto pedagógico ser constantemente aperfeiçoado, eventualmente os nomes dos blocos, suas cargas-horárias e ementas sofrerão mudanças sem aviso prévio. Por favor, verifique as características detalhadas do curso no momento da sua matrícula.

MIT em Engenharia de Software com Java

Preço para verificar