Mestrado Modelagem Matemática

Mestrado

Em Ijuí

R$ 23.913

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Ijuí

  • Duração

    24 Mêses

A Modelagem Matemática é a nova área que se usa amplamente a Matemática e a Computação Científica e está orientada ao aproveitamento de métodos matemáticos e computacionais na elaboração de modelos matemáticos e na busca de soluções para problemas atuais nas mais diversas áreas do conhecimento. Dirigido a: De modo geral podemos dizer que a modelagem matemática denota tanto uma metodologia como uma atitude técnico-científica. A modelagem matemática é o processo de representação de determinado objeto ou sistema real através de correlações matemáticas (com suposições simplificadas em maior ou menor grau) para posterior implementação computacional, visando a aplicação na prática. A modelagem matemática abrange a criação, a realização e a aplicação na prática dos modelos matemáticos.

Instalações

Localização

Início

Ijuí (Rio Grande do Sul)
Ver mapa
Rua Do Comércio, 3000 Cp 560 Bairro Universitário Ijuí - Rs 98.700-000, 98.700-000

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

A Modelagem Matemática é a nova área que se usa amplamente a Matemática e a Computação Científica e está orientada ao aproveitamento de métodos matemáticos e computacionais na elaboração de modelos matemáticos e na busca de soluções para problemas atuais nas mais diversas áreas do conhecimento.
Atualmente a modelagem é utilizada em diversas áreas, como por exemplo: proliferação de doenças bovinas, produção de matérias para construção civil, estratégias de pesca, efeitos biológicos de radiações, doenças infecciosas, movimentação de animais, movimento de rios, estratégias de vacinação, teoria da decisão, identificação de sistemas, crescimento de cidades, tráfego urbano, armazenamento e secagem de grãos, controle biológico de pragas, extração de óleos vegetais, meios reagentes ionizados, entre outros.

De modo geral podemos dizer que a modelagem matemática denota tanto uma metodologia como uma atitude técnico-científica. A modelagem matemática é o processo de representação de determinado objeto ou sistema real através de correlações matemáticas (com suposições simplificadas em maior ou menor grau) para posterior implementação computacional, visando a aplicação na prática. A modelagem matemática abrange a criação, a realização e a aplicação na prática dos modelos matemáticos. A modelagem é interdisciplinar por natureza, pois utiliza os resultados e os instrumentos de outras áreas como ponto de partida para seu desenvolvimento.


Proposta do Programa
A Modelagem Matemática é uma nova área científica que usa amplamente a Matemática e a Computação Científica e está orientada ao aproveitamento de métodos matemáticos e computacionais na elaboração de modelos matemáticos e na busca de soluções para problemas atuais nas mais diversas áreas do conhecimento.
A utilização da matemática para testar idéias e fazer previsões sobre o mundo real tem uma longa e bem sucedida história relacionada às ciências físicas. Tanto que a matemática se tornou a linguagem básica da física e de suas aplicações na engenharia. Atualmente considera-se essa descrição matemática como um modelo que, com maior ou menor grau de fidelidade, representa a evolução de determinado fenômeno, objeto ou sistema, dessa forma tornando possível um conjunto de relações causa-efeito.

O curso de Mestrado em Modelagem Matemática da UNIJUÍ, está em funcionamento desde agosto de 1994. Neste período foram formados mais de 205 mestres, dos quais a maioria alcançou posições de docência em instituições de ensino superior. O curso é recomendado pela CAPES/MEC com conceito "4" , que o coloca entre os melhores do país na área.

OBJETIVOS DO PROGRAMA
1. Atuar nos quadros de docentes de universidades e no setor produtivo.

2. Realizar estudos avançados de maior abrangência e executar projetos de pesquisa em modelagem matemática aplicada às áreas de Matemática, Física, Engenharias, Ciências Agrárias, Economia, entre outras, tendo como temática fundamental a melhoria dos processos produtivos, em especial, no setor agroindustrial da região e do país.


TEMAS DE PESQUISA
- Simulação e modelagem matemática do comportamento mecânico de materiais compostos;
- Modelos constitutivos de materiais;
- Modelagem matemática e simulação numérica dos processos envolvidos na secagem e aeração de grãos;
- Modelagem matemática de sistemas ecológicos e biológicos;
- Modelagem matemática de agroecossistemas e do controle biológico;
- Modelagem matemática da dinâmica de gases rarefeitos;
- Estratégias de controle para fluxo multifásico;
- Modelagem matemática para sistemas não-lineares;
- Modelagem de dados epidemiológicos;
- Modelagem matemática de sistemas dinâmicos;
- Aplicação da modelagem matemática em redes de sensores sem fio;
- Modelagem matemática aplicada a ciência do solo;
- Modelagem matemática do processo decisório na agroindústria.


Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa
Modelagem Matemática de Sistemas Complexos

Esta linha visa a elaboração de modelos matemáticos de sistemas complexos, cujas dinâmicas em muitos casos dependem do homem e suas decisões; criação de algorítmos e programas com base em modelos desenvolvidos que possam efetuar no computador o cíclo completo de cálculo.


Modelagem Matemática dos Processos de Transporte

A linha propõe a Modelagem Matemática e simulção numérica dos processos envolvidos na secagem (de grãos, fumo, tijolos, madeira etc.), armazenamento e qualidade dos produtos agrículas e industriais. Desenvolvimento, análise e aplicação de métodos numéricos.


Modelagem Matemática de Novos Materiais e Nanoestruturas

Esta linha propõe: análise de tensões, deformações e fratura de novos materiais; estudo de materiais compósitos e particulados; modelagem constitutiva de materiais; aplicação de métodos matemáticos para resolução de problemas e demandas envolvendo as engenharias.


Modelagem Matemática de Sistemas Não-lineares e Controle de Sistemas Dinâmicos

Esta linha de pesquisa tem como foco investigar importantes problemas de controle em sistemas dinâmicos assim como problemas relacionados a sistemas não-lineares. Ênfase é dada à questões teóricas fundamentais e suas aplicações


Dinâmica Curricular e Titulação
OBTENÇÃO DO TÍTULO
Para obtenção do título de Mestre em Modelagem Matemática, o aluno precisa integralizar 27 créditos em disciplinas, prestar exame de proficiência em Língua Inglesa até o final do primeiro ano, e obter aprovação em dissertação de Mestrado até, no máximo, vinte quatro meses a partir do ingresso no curso.

ADMISSÃO AO PROGRAMA
Poderão ser admitidos ao Programa os portadores de diploma de curso superior em Matemática, Física, Engenharias, Ciências Agrárias, Economia, Ciências da Saúde e Meio Ambiente, Biologia, Química, Ciências da Computação e/ou áreas correlatas à matemática.

BOLSAS DE ESTUDO
O Programa possui quota de bolsas da CAPES e do CNPq. As bolsas são distribuídas aos alunos por critério de mérito, de acordo com definições do Colegiado de Coordenação do Curso.


Mestrado Modelagem Matemática

R$ 23.913