Curso não disponível no momento

Mestrado em Reprodução Humana Assistida

Mestrado

A Distância

R$ 10001-20000

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Metodologia

    A distância

  • Duração

    24 Mêses

  • Campus online

    Sim

  • Envio de material didático

    Sim

  • Serviço de informação

    Sim

Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômica na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.

O propósito do programa de Mestrado em Reprodução Humana Assistida é o de enriquecer a formação dos estudantes interessados em desenvolver uma carreira profissional no âmbito da reprodução humana. Este é um programa de alto nível que permite aos estudantes desenvolverem um pensamento reflexivo, crítico e humanista, focando-se nos aspectos clínicos da infertilidade humana, assim como no conhecimento das habilidades necessárias no laboratório de embriologia.

Desta maneira, pretende-se apresentar o mestrado como um programa de referência que, através de uma articulação acadêmica inovadora, centrada no desenvolvimento de conhecimento e pesquisa, gera habilidades e soluções sustentáveis para responder às necessidades decorrentes do exercício da especialidade da infertilidade humana e da medicina reprodutiva.

O programa acadêmico do Mestrado em Reprodução Humana Assistida canaliza toda a experiência dos participantes, sendo complementada com a informação acadêmica e profissional mais atual, tomada também de outras realidades, que, em seu conjunto, são aplicadas a situações e experiências dos participantes. O programa possui, além disso, uma forte ênfase em dois conceitos centrais e essenciais: a fertilidade humana e a medicina reprodutiva.

A ter em conta

Objetivo geral:

Formar especialistas com um perfil multidisciplinar nas principais áreas de conhecimento da infertilidade e da medicina reprodutiva, contribuindo ao aperfeiçoamento do desempenho profissional através da aquisição de novos conhecimentos e ferramentas clínicas que permitam, ao fim, entregar um melhor atendimento ao usuário das unidades de reprodução humana, tanto públicas quanto privadas.

Objetivos específicos:

1.- Fortalecer a base teórico-metodológica da medicina reprodutiva e dos laboratórios de embriologia, com ênfase em atividades que favoreçam o pensamento lógico e a fundamentação científica.

2.- Desenvolver habilidades, aptidões, atitudes e destrezas para a implementação de uma gestão do conhecimento efetiva nos campos da medicina reprodutiva e do laboratório de embriologia.

3.- Avaliar a importância e introduzir o processo educativo na ocupação profissional, tanto em ações individuais quanto coletivas.

O programa de mestrado tem dois perfis de estudantes que, embora apresentem características distintas, têm condições complementares que permitem criar uma proposta acadêmica integral.

1.- Estudantes que possuem diploma em Medicina e Cirurgia, Enfermagem, Biologia ou afins. Também aqueles que possuam as especialidades médicas em Ginecologia e Obstetrícia, Urologia e outras relacionadas com a medicina reprodutiva. Este tipo de estudante tem, pelo menos, dois perfis:

* Um que busca uma profissionalização nas distintas formas de analisar e entender a medicina reprodutiva. Interessa-lhe uma formação complementar e específica que permita aprofundar, reciclar ou atualizar suas competências profissionais e atuar de forma mais eficiente em seu posto de trabalho; ou ainda, que estes estudantes ampliem suas possibilidades de empregabilidade; ou oferecer um diferencial qualitativo dada a concorrência do entorno profissional.

* O outro perfil está interessado em aprofundar-se no conhecimento teórico e metodológico com um interesse mais voltado à pesquisa, facilitando o salto aos estudos em nível de doutorado.

2.- Estudantes com formação universitária em carreiras não afins, como administração de empresas, economia, gestão sanitária, psicologia, etc. Estes estudantes buscam uma formação que os capacite nas ferramentas necessárias para poder desenvolver de maneira eficiente a gestão das unidades de reprodução humana.

A aprovação com sucesso (atividades, práticas e dissertação) no programa de Mestrado em Reprodução Assistida permitirá a obtenção do grau de: MESTRE EM REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA.

Após a conclusão bem-sucedida do programa, o aluno receberá o diploma emitido pela universidade em que foi matriculado com o patrocínio da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER).

Algumas das saídas profissionais do Mestrado em Reprodução Humana Assistida são as seguintes:

1.- Profissionais sanitários especializados em medicina reprodutiva, segundo a especialidade do aluno em Ginecologia, Obstetrícia e Urologia ou outras profissões ligadas à medicina, enfermagem e biologia.

2.- Responsável ou coordenador(a) da gestão das unidades de reprodução humana em centros médicos especializados no campo da medicina reprodutiva.

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Matérias

  • Princípios de genética médica
  • Patologia endócrina e reprodução
  • Infertilidade feminina
  • Infertilidade masculina
  • Malformações uterinas
  • Endometriose
  • Gravidez ectópica
  • Tecnologias de reprodução assistida
  • Reprodução ASSISTIDA
  • Bioestatística

Professores

Equipo Docente

Equipo Docente

Profesor

Programa

MÓDULO I: REPRODUÇÃO HUMANA
1.- Aspectos antropológicos, sociológicos e econômicos da reprodução humana
2.- Princípios de genética médica
3.- Anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor feminino e masculino
4.- Patologia endócrina e reprodução
5.- Infertilidade feminina
6.- Infertilidade masculina
7.- Cirurgia da reprodução
8.- Aborto de repetição
9.- Malformações uterinas
10.- Endometriose e adenomiose
11.- Gravidez ectópica
12.- Aspectos clínicos dos tratamentos de reprodução assistida
13.- Tecnologia de criopreservação de tecidos
14.- Programa de doação de óvulos, espermatozoides e embriões
15.- Projeto e construção de laboratórios de reprodução humana
16.- Recuperação de oócitos e transferência embrionária. Abordagem clínica
17.- Tecnologias de reprodução assistida
18.- Microcirurgia embrionária

MÓDULO II: GESTÃO DE CENTROS DE REPRODUÇÃO HUMANA
1.- Habilidades para a gestão de centros de saúde de reprodução assistida
2.- Marketing on-line para serviços de saúde

MÓDULO III: PRÁTICAS PRESENCIAIS SUPERVISIONADAS

As Práticas Presenciais Supervisionadas consistem em um conjunto de atividades que o aluno deve desenvolver individualmente, como parte do currículo do programa, em instituições ou centros públicos ou privados. Seu objetivo é oferecer aos alunos uma formação integral, combinando teoria e prática em ambientes profissionais reais e onde devem desenvolver as competências específicas na área de conhecimento do programa.

O aluno tem duas opções para acumular os créditos das PPS:
1.- O reconhecimento/convalidação dos créditos a partir de uma experiência profissional prévia relacionada.
2.- A realização das práticas supervisionadas em um centro externo de práticas.

MÓDULO IV: PESQUISA E PROJETO FINAL DE MESTRADO
1.- Metodologia da pesquisa científica
2.- Bioestatística
3.- Projeto Final de Mestrado

Mestrado em Reprodução Humana Assistida

R$ 10001-20000