Curso não disponível no momento

Mestrado em Mudanças Climáticas

Mestrado

A Distância

R$ 10001-20000

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Metodologia

    A distância

  • Duração

    25 Mêses

  • Campus online

    Sim

  • Envio de material didático

    Sim

Bolsas
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma parte econômica em caráter extraordinário para Bolsas de Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, deve-se remeter a Solicitação de bolsa na página principal do portal com os dados requeridos e o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de uma ajuda econômica, em forma de Bolsa em Formação FUNIBER.

O Mestrado em Mudanças Climáticas apresentado aqui responde à necessidade de formar profissionais críticos em diferentes setores que saibam procurar alternativas e aproveitar as oportunidades de negócio derivadas deste fenômeno visando formular planos de adaptação e mitigação em projetos de P D i (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação).

Por esse motivo, considera-se fundamental preparar o estudante com uma base ambiental prévia que lhe permita entender os temas fundamentais das mudanças climáticas e, assim, conseguir, depois do estudo da segunda parte, uma visão integradora do problema em âmbitos ambiental, político-social e econômico.

A ter em conta

Objetivo geral:

Formar profissionais multidisciplinares em mudanças climáticas capazes de elaborar projetos e estratégias para o desenvolvimento sustentável em comunidades vulneráveis.

O Mestrado em Mudanças Climáticas é dirigido a titulados universitários de graduação superior que, por suas características pessoais ou por sua experiência, desejem uma formação de qualidade nesse âmbito, visando melhorar suas expectativas de trabalho e/ou ampliar conhecimentos

A superação com êxito no programa permitirá obter o grau de Mestrado em Mudanças Climáticas.

Os Diplomas serão expedidos pela Universidade na qual o aluno tenha se matriculado sob o patrocínio da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER).

A duração estimada para a realização do Mestrado em Mudanças Climáticas é de 920 horas (92 créditos).

Com relação à distribuição do tempo, fica estabelecido que:

Por ser um programa a distância e não estar sujeito à formação de classes presenciais, não se estabelece uma data específica de início, razão pela qual o aluno pode formalizar sua matrícula a qualquer momento, sempre que haja vagas disponíveis.
Por motivos acadêmicos e de aprendizagem se dispõe de uma duração mínima do Programa de um ano.
O tempo máximo do qual se dispõe para realizar o Programa é de dois anos. Nesse período de tempo, o aluno deve entregar todas as avaliações correspondentes, assim como a Dissertação de Mestrado.

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Matérias

  • Gestão Ambiental
  • Consultoría Ambiental

Professores

Equipo Docente

Equipo Docente

Profesor

Programa

O Programa de Mestrado em Mudanças Climáticas possui uma estrutura curricular baseada em quatro partes, das quais três são formativas, estando a última composta pela disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica e aDissertação de Mestrado.

1ª PARTE: ÂMBITO TEÓRICO E CONCEITUAL

  1. Introdução ao desenvolvimento sustentável
  2. Tratamento de efluentes gasosos
  3. Gestão de resíduos
  4. O ciclo da água
  5. Recursos naturais
  6. Contaminação de solos
  7. Gestão ambiental na empresa
  8. Avaliação do impacto ambiental
  9. Análise de ciclo de vida do produto e pegada de carbono
  10. Gestão de risco e educação ambiental

2ª PARTE: MUDANÇAS CLIMÁTICAS

  1. Acordos, negociações e instrumentos sobre Mudanças Climáticas
  2. Vulnerabilidade e adaptação às mudanças climáticas
  3. Mitigação da mudança climática
  4. Ciência e política das mudanças climáticas


3ª PARTE: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Finalmente, a terceira parte se dedica ao estudo da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica como passo prévio à elaboração do Trabalho Final ou Dissertação de Mestrado.

A disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica (50 horas) apresenta as etapas do processo de pesquisa e suas técnicas, com o propósito de que o estudante tenha uma aproximação com o método científico e lhe facilite gerar contribuições dentro de seu campo de trabalho. Do mesmo modo, revisam-se algumas das principais ferramentas estatísticas que ajudam a corroborar hipótese, proporcionando um suporte matemático às observações realizadas.

Por outro lado, para a obtenção do título do Mestrado em Mudança Climática, é necessária a apresentação e superação do Projeto Final ou Dissertação de Mestrado (150 horas). O objetivo é apresentar um documento completo que mostre o desenvolvimento total do projeto proposto e contemplando a possibilidade de sua execução. Deve ser uma contribuição a alguns dos campos estudados ou a sua relação, tão teórica como aplicada, e respeitando as doutrinas, teorias e disciplinas relacionadas.

Mestrado em Mudanças Climáticas

R$ 10001-20000