Curso não disponível no momento

Mestrado em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação

5.0
1 opinião
  • O Mestrado em Psicologia da Educação está sendo Muito Proveitoso. Estou Muito Satisfeito com os Conhecimentos Adquiridos.
    |

A Distância

R$ 10001-20000

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Metodologia

    A distância

  • Duração

    24 Mêses

  • Campus online

    Sim

  • Envio de material didático

    Sim

  • Serviço de informação

    Sim

Descrição

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma partida econômica com caráter extraordinário para o oferecimento de Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

As mudanças sociais, culturais e econômicas vivenciadas no decorrer dos anos favoreceram o surgimento de novos cenários e contextos no desenvolvimento e na educação, e, com isso, novos espaços de avaliação e intervenção para os profissionais que trabalham com esta linha. O desenvolvimento e a educação constituem uma área científica e profissional consolidada, com uma forte presença social e um corpus de conhecimentos teóricos, tecnológicos e aplicados de maneira sistemática e clara, diferentemente de outras esferas disciplinares. A formação e o exercício profissional neste campo ostentam uma longa tradição.

Neste contexto, a finalidade do trabalho dos profissionais desta área é a avaliação e a intervenção no comportamento humano em situações de evolução e educação, através do desenvolvimento das capacidades da pessoa, dos grupos e das instituições. Neste contexto, entende-se “educação” em um sentido amplo, referindo-se a processos de aprendizagem e desenvolvimento, tanto pessoal quando coletivo.

O Mestrado em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação forma especialistas em um dos perfis profissionais de maior demanda dentro do âmbito laboral, convertendo-se em uma ferramenta especialmente útil na formação de profissionais a partir de uma abordagem ampla e aplicada, cujo propósito é trabalhar o campo do desenvolvimento e da educação.

O Mestrado foi concebido para contribuir com a formação tanto das pessoas com claros interesses em especializar-se nos segmentos específicos do cotidiano da educação e da evolução, quanto para estudantes recém-graduados que buscam iniciar-se nesta área.

A ter em conta

Objetivo geral: * A missão do Mestrado em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação é formar profissionais capazes de avaliar contextos e situações educativas com a finalidade de criar programas de intervenção e desenvolvimento psicológico. Objetivos específicos: * Analisar aspectos relacionados com a educação, o desenvolvimento humano, a aprendizagem e as situações educativas e contextos em que têm lugar. * Avaliar o desenvolvimento dos processos psicológicos ao longo do ciclo da vida. * Avaliar os contextos onde se desenvolvem os comportamentos individuais e os processos coletivos. * Realizar estratégias de prevenção e intervenção para favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem. * Assessorar nas ações psicoeducativas mais significativas para responder a todo tipo de necessidades educacionais. * Criar programas dirigidos à prevenção e ao desenvolvimento. * Planejar e executar estratégias e programas de intervenção, incluindo a avaliação dos resultados.

O Mestrado em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação capacita o estudante em um setor profissional amplo (educação, família, trabalho social, saúde pública, etc.)e proporciona uma formação profunda para o desenvolvimento da avaliação, assessoria e intervenção. Este programa de Mestrado é flexível nos perfis dos ingressantes, já que sua estrutura permite que sejam atendidas diferentes áreas de interesse. 1.- Egressos da área da educação: psicologia, pedagogia, educação infantil, educação primária, educação social e equivalentes. 2.- Egressos de áreas sociais: serviço social, enfermagem social, psicologia social, sociologia, antropologia e equivalentes. 3.- Egressos de outras áreas que comprovem uma trajetória profissional sólida no âmbito da educação ou social. Este terceiro grupo de estudantes, dependendo de sua formação prévia, pode precisar cursar algum complemento de formação a ser adaptados a cada caso de maneira personalizada. De forma geral, serão nivelados os conhecimentos fundamentais nas disciplinas básicas.

Este programa de Mestrado é flexível nos perfis dos ingressantes, já que sua estrutura permite que sejam atendidas diferentes áreas de interesse. 1.- Egressos da área da educação: psicologia, pedagogia, educação infantil, educação primária, educação social e equivalentes. 2.- Egressos de áreas sociais: serviço social, enfermagem social, psicologia social, sociologia, antropologia e equivalentes. 3.- Egressos de outras áreas que comprovem uma trajetória profissional sólida no âmbito da educação ou social.

Após a conclusão bem sucedida do programa, o aluno receberá o título emitido pela universidade em que foi matriculado com o patrocínio da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER).

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma partida econômica com caráter extraordinário para o oferecimento de Bolsas de estudo em Formação FUNIBER. Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional. Uma vez finalizado o Programa Acadêmico, os alunos que assim o desejarpoderão ingressar na Bolsa de Trabalho Ambiental. Para isso, deverãoremeter currículum vitae, indicando dados pessoais, acadêmicose de experiência profissional. Assim, o aluno estará informado dasofertas de trabalho que venham a surgir e que se ajustem a seu perfilprofissional.

Os profissionais que concluem satisfatoriamente o programa de Mestrado em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação poderão atuar profissionalmente como: 1.- Responsável em departamentos de orientação psicoeducativa. 2.- Técnico em diagnóstico e intervenção em problemas e transtornos do desenvolvimento. 3.- Criador e avaliador de processos de ensino-aprendizagem. 4.- Orientador pessoal, acadêmico, profissional e familiar. 5.- Diretor de centros de desenvolvimento infanto-juvenil e de atendimento infantil. 6.- Assessor em centros de formação de professores. 7.- Consultor em atendimento educativo à diversidade. 8.- Supervisor de centros residenciais e de ação educativa 9.- Encarregado da intervenção psicoeducativa em contextos de exclusão social. 10.- Educador de menores carentes.

Perguntas & Respostas

Levante suas perguntas e outros usuários poderão responder-te

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

5.0
  • O Mestrado em Psicologia da Educação está sendo Muito Proveitoso. Estou Muito Satisfeito com os Conhecimentos Adquiridos.
    |
100%
5.0
excelente

Avaliação do curso

O recomendam

Avaliação do Centro

Sergio Passos

5.0
10/09/2019
Sobre o curso: O Mestrado em Psicologia da Educação está sendo Muito Proveitoso. Estou Muito Satisfeito com os Conhecimentos Adquiridos.
Você recomendaria esse curso?: Sim
* Opiniões recebidas pela Emagister e iAgora

Matérias

  • Educação
    1

    1 estudantes indicaram que adquiriram esta competência ou habilidade

  • Orientação
    1

    1 estudantes indicaram que adquiriram esta competência ou habilidade

  • Psicología
    1

    1 estudantes indicaram que adquiriram esta competência ou habilidade

  • Psicologia Educativa
    1

    1 estudantes indicaram que adquiriram esta competência ou habilidade

  • Psicopedagogia
    1

    1 estudantes indicaram que adquiriram esta competência ou habilidade

  • Resolução de conflitos
    1

    1 estudantes indicaram que adquiriram esta competência ou habilidade

  • Resolução de Conflitos no Âmbito Escolar
    1

    1 estudantes indicaram que adquiriram esta competência ou habilidade

  • Interculturalidade
    1

    1 estudantes indicaram que adquiriram esta competência ou habilidade

  • Risco Psicossocial
    1

    1 estudantes indicaram que adquiriram esta competência ou habilidade

  • Parentalidade Positiva
    1

    1 estudantes indicaram que adquiriram esta competência ou habilidade

Professores

Equipo Docente

Equipo Docente

Profesor

Programa

O programa de Mestrado em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação é composto de 7 blocos ou módulos que agrupam 20 disciplinas ou matérias:

1ª BLOCO: PRINCÍPIOS DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

1.- Teoria da aprendizagem e bases metodológicas da formação
2.- Fatores da aprendizagem
3.- Fundamentos da educação especial: processos de atenção à diversidade
4.- Interculturalidade e Educação
5.- Psicopedagogia da Aprendizagem e da Educação


2º BLOCO: FUNDAMENTOS DO DESENVOLVIMENTO EVOLUTIVO

6.- Atenção Precoce: prevenção e desenvolvimento
7.- Perspectivas atuais em Psicologia de Desenvolvimento
8.- Família, Desenvolvimento e Educação
9.- Programas de Orientação para a Prevenção e o Desenvolvimento: Parentalidade Positiva

3º BLOCO: AVALIAÇÃO, DIAGNÓSTICO E ORIENTAÇÃO PSICOEDUCATIVA

10.- Avaliação e Diagnóstico Psicopedagógico
11.- Relatórios Psicológicos em Contextos Educativos
12.- Orientação Educativa em Tutoria


4º BLOCO: ÂMBITOS DA INTERVENÇÃO PSICOEDUCATIVA

13.- Assessoramento e Orientação na Intervenção Educativa
14.- Estratégias de intervenção diante da diversidade e das necessidades educacionais especiais
15.- Ferramentas de Assessoramento Psicopedagógico a Famílias em Risco Psicossocial
16.- Atenção psicológica à Terceira Idade
17.- Resolução de Conflitos no Âmbito Escolar e Familiar


5º BLOCO: PRACTICUM


18.- Prácticas Externas


6º BLOCO: DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

19.- Metodologia da Pesquisa Científica
20.- Dissertação de Mestrado

Mestrado em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação

R$ 10001-20000