Mestrado em Economia do Direito e das Leis

Mestrado

Em Botafogo

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Botafogo

  • Duração

    18 Mêses

O curso tem por objetivo a qualificação e titulação de Mestre em Economia, com especialização em Economia do Direito e das Leis. Dirigido a: Requisitos: Diploma de conclusão de curso superior;. Conhecimento de inglês que permita a leitura e compreensão de textos técnicos nessa língua;. Ser classificado entre os 15 primeiros candidatos nos exames de seleção.

Instalações

Localização

Início

Botafogo (Río de Janeiro)
Ver mapa
Rua Farani, 42 - Botafogo, 22231-020

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O curso de Mestrado em Economia do ICEG contempla duas áreas de concentração: Economia do Meio Ambiente e Economia do Direito e das Leis, ambas inseridas em programas multidiciplinares da Universidade Santa Úrsula. O curso de Mestrado em Economia do Direito e das Leis é um programa inovador, envolvendo várias áreas do conhecimento: Economia, Direito, Sociologia, Ciência Política, Organização Social, Instituições Sociais e Regulamentação.

A Economia do Direito e das Leis compreende o estudo do impacto dos direitos sobre a economia, bem como a influência de condições econômicas sobre a caracterização de direitos, quer pela jurisprudência, quer por legislação ordinária. Sua preocupação é fornecer explicações econômicas para o Direito e usar a metodologia da Ciência Econômica para prever as conseqüências de normas legais. Este campo de estudo vem ganhando expressão na literatura econômica a partir da década de 70 sendo que hoje, as melhores Universidades mantêm programas de ensino pós-graduado e pesquisa em Economia do Direito e das Leis. Várias destas Universidades dão tal importância a este campo que publicam revistas especializadas no assunto.


O Curso de Mestrado em Economia do Direito e das Leis justifica-se na medida em que pretende formar especialistas em questões de Direito e de Economia, na análise econômica do direito. As organizações públicas ou privadas já não podem prescindir da colaboração de profissionais com especialização nessa área do conhecimento, principalmente daqueles que dominem os fundamentos da Economia e da Economia do Direito. A universalidade dessa área do conhecimento - o Direito - aponta para a urgência da realização de um curso de mestrado que se volte para soluções objetivas das questões econômicas do direito.



Objetivos: O curso tem por objetivo a qualificação e titulação de Mestre em Economia, com especialização em Economia do Direito e das Leis.


Requisitos:
Diploma de conclusão de curso superior;


Conhecimento de inglês que permita a leitura e compreensão de textos técnicos nessa língua;


Ser classificado entre os 15 primeiros candidatos nos exames de seleção.


Duração do curso:
18 meses (6 períodos trimestrais), em regime de tempo integral e dedicação exclusiva.


Anuidades e Bolsas de Estudo


A anuidade é cobrada em parcelas mensais dando direito a um máximo de 10 créditos por trimestre.


Os estudantes podem candidatar- se a vários tipos de bolsa de estudo:
bolsa USU de até 100% do valor da anuidade;

bolsa ICEG de Assistente de Pesquisa;

bolsa ICEG de Assistente de Ensino;

bolsa de órgãos oficiais.


É possível que um mesmo estudante seja contemplado com uma bolsa USU e uma bolsa de Assistente de Pesquisa ou de Ensino;


Os dois primeiros lugares no processo de seleção serão contemplados com bolsa USU.


Seleção:
A seleção consta de 3 (três) etapas:


Etapa I: Análise do curriculum vitae, apresentado sob forma de memorial, histórico escolar e cartas de recomendação.



Etapa II: Teste discursivo de avaliação de conhecimentos, de caráter classificatório, em Teoria Econômica, Métodos Quantitativos (Matemática, Estatística, Econometria e Matemática Financeira) e Inglês (leitura e compreensão de textos). O candidato deve demonstrar domínio dos conceitos básicos em Teoria Econômica e Métodos Quantitativos, bem como capacidade de aplicá-los na análise e solução de problemas teóricos e práticos. Os programas bem como a bibliografia recomendada estão listados abaixo.



Etapa III: Entrevista de avaliação do potencial e identificação das expectativas e do projeto do candidato com três professores do curso.


Inscrições: abertas a partir de Agosto de cada ano



REQUISITOS DE CRÉDITOS:


O aluno deverá concluir 34 créditos de disciplinas obrigatórias e um mínimo de 6 créditos dentre as disciplinas eletivas.


DISSERTAÇÃO:


Para a obtenção do título de Mestre em Economia, o aluno deverá realizar uma dissertação na área de Economia do Direito e das Leis.


APOIO AOS PARTICIPANTES

a- A USU possui uma biblioteca Central e cinco setoriais nas seguintes áreas: Teologia e Filosofia, Biologia, Educação Matemática, Economia e Pesquisa.

A Biblioteca Central tem cerca de 90 mil títulos e 1900 publicações periódicas.

A Biblioteca especializada em Economia e Gestão, totalmente informatizada, possui cerca de 10.000 volumes e 100 títulos de periódicos, sendo depositária das publicações do Banco Mundial na cidade do Rio de Janeiro.
b- Sala de leitura na biblioteca setorial do ICEG equipada com microcomputadores para pesquisa às bases bibliográficas disponíveis em CDROM (EconList da American Economic Association).

c- Acesso ao Banco de Dados da Fundação Getúlio Vargas e do IBGE.

d- Acesso a várias bibliotecas através de rede.

e- Laboratórios de microinformática.

f- Sala de estudos individuais.

g- sala para trabalhos em grupo.


PROGRAMAS E REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA MÍNIMA PARA AS PROVAS ESCRITAS


TEORIA ECONÔMICA


1. Escolha do Consumidor e Demanda: Teoria Ordinal e Teoria Cardinal da Utilidade; Exemplos gráficos; Maximização Condicionada; Função de Demanda. Bens Normais x Bens Inferiores; Curvas de Engel - Exemplos; Curvas Preço-Consumo; Curva de Demanda; Equação de Slutsky; Escolha Renda x Lazer; Escolha Intertemporal; Preferência Revelada; Aplicações.


2. Demanda de Mercado: Elasticidade-Preço e Renda; Elasticidade e Receita Marginal; Receita Total e Elasticidade; Elasticidade-Preço Cruzado; Bens Complementares e Bens Substitutos.


3. Tecnologia e Custos: Conceito de Tecnologia e Função de Produção; Substituição de Fatores e Técnicas Produtivas; Produtividade de Fator; Lei Empírica dos Rendimentos Decrescentes de Fator Variável; Funções de Custo; Custo de Entrar e Permanecer no Negócio; Relações entre Custos e Tecnologia.


4. Modelo de Comportamento do Produtor (quando os preços lhe são dados): Função Oferta; Curto e Longo Prazos; Curva de Oferta; Elasticidade de Oferta.


5. Equilíbrio: Curvas de Oferta e Demanda; Tributação; Aplicações; Excedente do Produtor e Excedente do Consumidor; Incidência de Impostos.


6. Estruturas de Mercado: Concorrência Perfeita; Monopólio; Concorrência Monopolística; Duopólio; Modelos de Oligopólios.


7. Mercado de Fatores em Concorrência Perfeita e Concorrência Imperfeita.


8. Aplicações de Interesse Especial: Teoria da Informação; Escolha Envolvendo Risco; Externalidades, Bens de Propriedade Comum, Bens Públicos e Falhas de Mercado.


9. Equilíbrio Geral: Modelos de Um Setor e Dois Setores; Estabilidade do Equilíbrio


10. Teoria do Bem-Estar Social e Distribuição Funcional da Renda.


11. A Taxa de Juros; O Mercado Monetário e o Equilíbrio Macroeconômico: Construção da Curva IS e da Curva LM; Deslocamentos da Curva IS e da Curva LM; Inclinações da Curva IS e da Curva LM; O Equilíbrio Macroeconômico; Eficácias das Políticas Monetária e Fiscal.


12. Princípios de Contabilidade Nacional. O Modelo Keynesiano Simplificado e Generalizado em uma Economia Fechada e Aberta; Os Multiplicadores; As Curvas IS e LM; Eficácia das Políticas Monetária e Fiscal.


13. Componentes da Demanda Agregada: Função Consumo; Demanda por Investimento; Demanda por Moeda.


14. A Curva de Phillips e A Oferta Agregada: Determinação da Curva de Oferta de Trabalho; O Modelo Clássico; Ilusão Monetária no Mercado de Trabalho; Rigidez Salarial no Mercado de Trabalho; Eficácias das Políticas Monetária e Fiscal no Modelo Completo; Choques de Oferta.


15. O Equilíbrio do Balanço de Pagamentos: Ajustamento do Balanço de Pagamentos com Taxas de Câmbio Fixas ou Flexíveis; Equilíbrio Automático do Balanço de Pagamentos; As Abordagens das elasticidades e da Absorção; A Teoria Monetária do Balanço de Pagamentos.


16. Ciclos, Desemprego e Crescimento Econômico: O Investimento e o Ciclo dos Negócios; Desemprego; Crescimento Econômico.


17. O Setor Governo: Gastos do Governo e Serviços Públicos; Impostos e Transferências; A Dívida Pública.


18. Interações entre os Setores Real e Monetário: Intermediação Financeira; Relações entre Variáveis Nominais e Variáveis Reais; Moeda e Flutuações Cíclicas no Modelo de Equilíbrio; A Teoria Keynesiana das Flutuações Cíclicas.


Referências Básicas


BRANSON, William H. Macroeconomic Theory and Policy. (3a ed.) New York: Harper & Row, 1989.


DORNBUSCH, R. e S. FISCHER Macroeconomia. São Paulo: MacGraw-Hill, 1994.


FERGUSON, C.E. Microeconomia. (3a ed.) Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1980.


GORDON, Robert J. Macroeconomics. (5 a ed.) Glenview, IL.: Scott & Foresman, 1990.


JOHNSON, Harry G. The Two - Sector Model of General Equilibrium. Chicago: Aldine, 1971.


NICHOLSON, Walter, Microeconomic Theory: Basic Principles and Extension. (6a ed.) Orlando, FL.: The Dryden Press, 1995.


VARIANT, Hal R. Microeconomia: Princípios Básicos. Rio de Janeiro: Campus, 1994.


STIGLITZ, Joseph E. Economics of the Public Sector. (2nd ed.) New York: W.W. Norton, 1988.



MÉTODOS QUANTITATIVOS

(Matemática, Matemática Financeira, Estatística e Econometria)


1. Conjuntos; Operações com conjuntos; Conjuntos numéricos. Produto cartesiano. Operações algébricas. Equações e inequações. Trinômios do segundo grau. Funções. Polinômios. Gráficos. Funções crescentes e decrescentes. Domínio. Funções lineares; coeficientes angular e linear. Funções exponencial e logarítmica.


2. Sucessões. Progressões aritmética e geométrica. Limites. Noção de continuidade de funções. Derivadas. Regras básicas de derivação. Máximos e mínimos de funções univariadas. Pontos de inflexão. Máximos locais e globais; noção de convexidade. Integração. Integral indefinida. Integral definida. Integrais impróprias Funções multivariadas. Derivadas parciais. Regra da cadeia. Derivadas direcionais e gradientes. Funções implícitas. Derivadas de funções implícitas. Otimização não condicionada. Condições de primeira e de segunda ordem. Otimização condicionada. Restrições sobre a forma de equações e de inequações. A formulação das condições de Karush, Kuhn e Tucker.


3. Introdução à álgebra linear. Resolução de sistemas de equações lineares: eliminação gaussiana. Matrizes: principais operações. Determinantes. Inversa de uma matriz. Formas quadráticas; matriz Hessiana.


4. O princípio fundamental do cálculo financeiro. Capitalização discreta. Definição de taxas de juros equivalentes. Regimes de juros compostos e de juros simples na capitalização discreta. Extensão do princípio fundamental do cálculo financeiro. O caso particular da capitalização contínua.


5. Juros simples: Extensão para prazos fracionários; Montante, valor atual e valor nominal; Equivalência financeira de capitais; Regra do banqueiro.


6. Juros compostos: comparações com juros simples; rendimento normal e rendimento multiperiódico; títulos de renda fixa ou pré-fixados; noções de títulos de renda variável ou pós-fixada e juros flutuantes; estudo das aplicações pré-fixadas.


6. Diversos conceitos de taxas de juros: proporcionais; equivalentes; nominais e efetivas; aparente e real; relação de Fisher; indexação e juros flutuantes. Desconto e empréstimos bancários de curto prazo.


7. Estatística descritiva: organização de dados; distribuição de freqüência (histograma, polígono de freqüência e ogiva); medidas de posição (médias, mediana, moda, quartis); medidas de dispersão (amplitude, desvio médio, desvio padrão, variância, CV).


8. Números índices: os diversos critérios de cálculo de índices; índices de base móvel; variação do poder aquisitivo.


9. Probabilidades: axiomas e teoremas. Aplicações. Estudo das variáveis aleatórias: experimento aleatório; evento aleatório; espaço amostral; variáveis unidimensionais contínuas e discretas; variáveis bidimensionais.


10. Distribuição de Probabilidades: função de probabilidade; função de densidade; função de distribuição; distribuições conjuntas; distribuições marginais e condicionadas; variáveis aleatórias independentes; esperança matemática; propriedades do valor esperado; variância; propriedades da variância; esperança das bidimensionais; valor esperado condicionado; coeficiente de correlação.


11. Funções de variáveis aleatórias. Distribuições discretas: Bernoulli; Binomial; Poisson; Multinomial; Cálculo dos Principais Momentos. Distribuições contínuas: normal; padronização; qui-quadrado; relação entre a normal e a qui-quadrado; cálculo dos principais momentos. Função geratriz dos momentos; aproximação da binomial p/Poisson; aproximação da Poisson p/normal; desigualdade de Tchebchev.


12. Amostragem. Intervalos de confiança: limites de intervalo; grau de confiança. Estimadores e suas propriedades. Teste de hipóteses: formulação de hipóteses; critério de decisão; potência do teste.


13. Regressão linear simples: estimação dos parâmetros; estimadores de Mínimos Quadrados Ordinários (OLS); melhor estimador linear não-tendencioso (BLUE); estimadores de máxima verossimilhança; distribuição, propriedades e características dos estimadores; teste de hipótese. Heterocedasticidade; perturbações auto-regressivas; multicolinearidade. Noções de identificação e de modelos de estimação simultânea.


Referências Básicas


BOWEN, Earl K. & Martin K. STARR Basic Statistics for Business and Economics. New York: McGraw-Hill Book Company, 1982.


CHIANG, Alpha, Matemática para Economistas.


CRAMÈR, H. Elementos da Teoria da Probabilidade. São Paulo: Mestre Jou, 1973.


FARO, Clóvis de Princípios e Aplicações do Cálculo Financeiro. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora, 1990.


FONSECA, Jairo Simon da & Gilberto Martins de ANDRADE, Curso de Estatística. (4a ed.) São Paulo: Editora Atlas, 1990.


HOEL, Paul G. Estatística Elementar. São Paulo: Atlas, 1981.


HOEL, Paul G. Estatística Matemática. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1980.


JOHNSTON, J. Métodos Econométricos. São Paulo: McGraw-Hill, 1984.


JUER, Milton, Matemática Financeira - Aplicações no Mercado de Títulos. Rio de Janeiro: IBMEC, 1990.


KMENTA, J. Elementos de Econometria. São Paulo: Editora Atlas, 1978.


MEYER, Paul L. Probabilidade - Aplicações à Estatística. São Paulo: Ed. Livros Técnicos e Científicos, 1978.


MORETIN, Pedro A. & Wilton O. Bussab, Estatística Básica - Métodos Quantitativos para Economistas e Administradores. São Paulo: Atual, s.d.


OLIVEIRA, Eden G. de, Matemática para Economistas. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1977.


SPIEGEL, Murray R Probabilidade e Estatística. São Paulo, McGraw-Hill do Brasil, 1978.


WONNACOTT, Thomas H. e Ronald J. WONNACOTT, Introdução à Estatística. Rio de Janeiro: Livro Técnico e Científico, 1980.


Inglês

Demonstrar capacidade de leitura, compreensão e interpretação de texto em inglês coloquial e técnico.




Mestrado em Economia do Direito e das Leis

Preço para verificar