Curso não disponível no momento
Mestrado em Comunicação
Mestrado
A Distância
Descrição
-
Tipologia
Mestrado
-
Metodologia
A distância
-
Duração
24 Mêses
-
Campus online
Sim
-
Envio de material didático
Sim
Bolsas
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma parte econômica em caráter extraordinário para Bolsas de Formação FUNIBER.
Para solicitá-la, deve-se remeter a Solicitação de bolsa na página principal do portal com os dados requeridos e o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de uma ajuda econômica, em forma de Bolsa em Formação FUNIBER.
Vivemos em uma sociedade onde a totalidade das áreas do conhecimento e interação do ser humano estão relacionadas diretamente com a comunicação em suas três vertentes: entretenimento, informação e formação.
A comunicação, junto com os avanços tecnológicos, tem feito com que os processos de criação, distribuição e manipulação da mesma sejam fatores determinantes no mundo. A globalização, como fenômeno econômico e social, e a própria sociedade entendem as TIC como o novo motor de desenvolvimento, devido à crescente capacidade para armazenar e distribuir a informação e, principalmente, ao consumo massificado da mesma.
O Mestrado integra conceitos básicos apresentados na comunicação escrita, audiovisual e multimídia. O programa analisa os principais domínios onde é eficaz o processo de comunicação. A estrutura do Mestrado em Comunicação garante aos seus participantes a adaptação às numerosas áreas que compõem a criação, processamento, armazenamento e distribuição da informação.
A ter em conta
Objetivo geral:
* Formar profissionais altamente qualificados no conhecimento dos diversos meios de comunicação: televisão, imprensa escrita, rádio, multimídia, Internet e gabinetes de comunicação, bem como das rotinas de produção e pesquisa em cada área.
Objetivos específicos:
* Revisar o conceito de comunicação no contexto globalizado da sociedade do conhecimento.
* Potencializar as capacidades de comunicação e negociação em ambientes complexos e em mudança.
* Refletir a respeito das normas e dos princípios éticos que regem e orientam a atividade profissional dos comunicadores no contexto da globalização.
* Adquirir competências na produção de mensagens jornalísticas em diferentes áreas.
* Conhecer de forma teórica e prática as possibilidades de comunicação que as TIC oferecem.
Dependendo da orientação, o programa é dirigido a diversos profissionais.
O Mestrado em Comunicação com Especialização em Jornalismo é dirigido a:
* Jornalistas, sociólogos e outros profissionais graduados na área de Humanidades.
E o Mestrado em Comunicação com Especialização em Audiovisual e Multimídia destina-se a:
* Profissionais da indústria audiovisual, comunicação ou publicidade, que queiram consolidar conhecimentos para aplicá-los em seu ambiente de trabalho, graduados que desejem especializar-se em temas audiovisuais para poder melhorar suas perspectivas de carreira.
A superação com êxito dos estudos no programa permitirá a obtenção do diploma de Mestrado em Comunicação, com o patrocínio da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER).
As saídas profissionais do Mestrado em Comunicação podem variar segundo sua orientação.
Mestrado em Comunicação com Especialização em Jornalismo:
* Diretor Editorial.
* Jornalista.
* Repórter.
* Redator.
Mestrado em Comunicação com Especialização em Audiovisual e Multimídia:
* Diretor.
* Produtor.
* Técnico de iluminação.
* Técnico de realização de vídeo.
* Técnico de direção cinematográfica.
* Técnico de produção audiovisual.
Opiniões
Matérias
- Comunicação Visual
- Direção Fotográfica
Professores
Equipo Docente
Profesor
Programa
1ª PARTE: FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO
- História e filosofia da comunicação
- Fundamentos da comunicação
- Comunicação Integral
- Opinião pública, propaganda política e estudos de audiência
- Sociedade da informação, comunicação e TIC
- Técnicas Básicas de Gestão de Projetos de Comunicação
- Propriedade Intelectual
- Pesquisa de Mercado
- Ética empresarial e Responsabilidade Social Corporativa na Comunicação
2ª PARTE: ESPECIALIZAÇÕES
O programa tem duas especializações, segundo o perfil dos profissionais inscritos.
As disciplinas e a carga horária correspondente que compõem o itinerário da segunda parte são apresentadas na seguinte tabela:
I.- AUDIOVISUAL E MULTIMÍDIA
- Desenho e Organização da Produção Audiovisual
- O Roteiro Audiovisual e Multimídia
- Linguagem e Narrativa Audiovisual
- Captação, Registro e Pós-Produção de Som
- Técnicas de Iluminação (Fotografia, Vídeo e Cinema)
- Direção Fotográfica
- Técnicas e Ferramentas na criação de produtos multimídia
- Técnicas de Realização audiovisual
- História e gêneros do jornalismo
- Jornalismo Investigativo - Aplicação das TIC
- Pesquisa qualitativa e quantitativa em Jornalismo
- Entrevista Jornalística (imprensa escrita-rádio-TV)
- Fontes informativas e redação da notícia
- Análise e Crítica da Mídia
- Reportagens e redação (rádio, televisão, imprensa escrita e Internet)
- Ciberjornalismo
3ª PARTE: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO COMUNICADOR
- Técnicas de Direção de Equipes de Trabalho
- Gestão de Tempo e Direção de Reuniões
- Técnicas de Resolução de Conflitos e Negociação
- Técnicas de Apresentação em Público
- Técnicas de Comunicação Publicitária
- Protocolo
4ª PARTE: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E PROJETO FINAL/DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
- Metodologia de Pesquisa Científica
- Projeto Final/Dissertação de Mestrado
Mestrado em Comunicação