Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática

Mestrado

Em Canoas

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Canoas

  • Duração

    24 Mêses

Dirigido a: Público-Alvo Professores das áreas de: Biologia, Física, Matemática, Química

Instalações

Localização

Início

Canoas (Rio Grande do Sul)
Ver mapa
V. Farroupilha, Nº 8001 · Bairro São José, 92425-900

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O Curso
O mestrado acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática fornece elementos conceituais e metodológicos para a formação de profissionais com perfil de pesquisador, aptos a seguir carreira acadêmica, bem como formar professores capazes de serem "formadores de formadores" indo, dessa maneira, além de sua própria profissionalização.

Objetivos
O programa tem por objetivo promover e realizar pesquisas na Área de Ensino de Ciências e Matemática, qualificando e aperfeiçoando o pesquisador docente dos diversos níveis de ensino, de modo a desenvolver e fomentar um ensino de Ciências e Matemática consonante e alinhado com as necessidades contemporâneas.

Professores de Matemática, Física, Biologia e Química que atuam nos diversos níveis de ensino bem como profissionais de outras áreas afins que queiram se dedicar à pesquisa em ensino de Ciências e Matemática.


O Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

O programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade foi avaliado pela Comissão da Área, na reunião dos dias 19 a 23 de novembro de 2001 com parecer favorável à recomendação. Sendo recomendado pelo Conselho Técnico Científico - CTC na reunião de 13 e 14 dezembro de 2001, com conceito 3, com emissão do ofício Nº Ref. CAA/CTC/276 de 17 de dezembro de 2001. Iniciou oficialmente suas atividades em março de 2002.


Atividades Acadêmicas
Regime das Atividades Acadêmicas
Aulas nas quintas e sextas - manhã e tarde

*Atividades Obrigatórias
Aspectos Importantes do PPGECIM

OBRIGATÓRIOS

1 - O PROJETO - No transcurso do primeiro mês do 2° semestre do curso de mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, o aluno deverá submeter o projeto de dissertação, em três (03) vias para a avaliação da comissão coordenadora.

2 - A QUALIFICAÇÃO - No transcurso do terceiro semestre, o mestrando deverá encaminhar três (3) vias do documento com os resultados parciais da investigação (prévia da dissertação) à comissão coordenadora do programa. Este documento será defendido publicamente perante uma Comissão Examinadora composta por três (3) membros doutores, podendo um (1) dos seus membros ser externo ao programa ou à Universidade. Esta comissão será designada pela comissão coordenadora do programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática a partir de cinco (5) nomes indicados pelo orientador que será presidente da comissão examinadora.

O julgamento da qualificação do trabalho da investigação se fará após a apresentação oral por parte do candidato, com duração máxima de 40 minutos e arguição por parte da banca examinadora, que ao seu juízo atribuirá pareceres com sugestões e orientações à continuidade do trabalho. O avaliador externo poderá encaminhar previamente o parecer por escrito para a comissão coordenadora.

3 - A BANCA - A dissertação será julgada por uma banca examinadora composta por três (03) membros, doutores, sendo um (01) externo à Universidade. O coordenador do programa (ou a quem ele designar) deverá presidir a sessão sem direito a julgamento da dissertação.
4 - O JULGAMENTO - Deverão ser entregues três exemplares originais do trabalho com no mínimo trinta (30) dias de antecedência à data da defesa pública, sugerida pelo orientador.

O julgamento da dissertação se fará após a apresentação (com duração máxima de 50 minutos) e defesa pública por parte do candidato. Na arguição por parte da banca examinadora, cada um dos examinadores terá 45 minutos para arguir o candidato. A banca examinadora, a seu juízo, emitirá as seguintes modalidades de julgamento:

a) Aprovado

b) Reprovado

5 - AS CÓPIAS - Uma vez aprovada a dissertação, deverão ser entregues, dentro de trinta (30) dias, quatro (04) cópias impressas e uma em CD à coordenação do PPGECIM, com as reformulações eventualmente recomendadas pela banca examinadora. Quando a aprovação for com reformulações deverá acompanhar o atestado assinado pelo orientador afirmando que as alterações sugeridas pela banca examinadora foram realizadas.

6 - TÍTULO DE MESTRE - Será conferido o título de:
  • Mestre em Ensino de Ciências e Matemática
  • Área de Concentração Ensino de Matemática

Ao candidato que:
a) completar o número mínimo de 15 créditos em disciplinas obrigatórias, 08 créditos em disciplinas optativas e 06 créditos em disciplinas eletivas, exigidas pelo programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática;

b) tiver aceite de um (01) artigo em revista ou em Anais de congresso que disponham de corpo editorial;


c) comprovar proficiência em língua estrangeira;

d) tiver aprovada sua dissertação em defesa pública.


E será conferido o título de:

  • Mestre em Ensino de Ciências e Matemática

  • Área de Concentração Ensino de Ciências

Ao candidato que:
a) completar o número mínimo de 15 créditos em disciplinas obrigatórias 08 optativas na área das Ciências e 06 eletivas, exigidas pelo programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática;

b) tiver aceite de um (1) artigo em revista ou em Anais de congresso que disponham de corpo editorial;
c) comprovar proficiência em língua estrangeira;

e) tiver aprovada sua dissertação em defesa pública.

7 - ESPECIALISTA - Será conferido o certificado de "Especialista em Ensino de Ciências e Matemática" ao candidato que:

b) completar o número mínimo de 29 créditos em disciplinas obrigatórias e optativas exigidas pelo programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática;

c) tiver aprovado o trabalho de conclusão.


Caro mestrando, é imprescindível que estes momentos sejam rigorosamente observados. Chamamos especial atenção para o momento 2 - A QUALIFICAÇÃO, que deverá ocorrer no primeiro semestre do segundo ano. É importante discutir com o seu orientador para que estes momentos ocorram nos períodos mencionados e que desta forma os prazos recomendados - exigidos sejam obedecidos.

Informação adicional

Observações: Mestrado

Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática

Preço para verificar