Melhorando e Documentando Processos
Capacitação
Em São Paulo
Descrição
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Tipologia
Capacitação
-
Local
São paulo
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Horário de aulas
8h
Praticar metodologia para melhoria e elaboração de Políticas e Procedimentos, visando ganhos de qualidade, eficácia e eficiência crescentes, para os processos da organização. Trabalhar com os gestores e participantes dos processos, na construção conjunta e solidária do redesenho e documentação dos processos empresariais, objetivando melhor atendimento aos seus clientes externos e internos, com excelentes resultados para a empresa. .. Dirigido a: Gestores de áreas e seus colaboradores, analistas de processos, analistas de sistemas, consultores internos e externos, assessores e profissionais em geral, que necessitem aumentar a efetividade, qualidade e documentação dos processos, com excelentes resultados, após trabalho participativo de análise crítica e detecção de oportunidades de melhoria dos processos.
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Opiniões
Professores
José Antonio Pereira Gonçalves
Consultor
Programa
Programa completo:
1. A Empresa Vista Como um Macro Processo
- Aspectos importantes.
- A importância da melhoria dos processos no aumento dos resultados.
- Objetivo e desdobramento da estratégia nos níveis hierárquicos.
- O encadeamento das atividades.
- Debates e considerações sobre Eficácia e Eficiência.
2. A Empresa Sob o Ponto de Vista da Eficácia e Eficiência
- Conceitos.
- A matriz Eficácia x Eficiência.
- O Ciclo Ideal da Eficácia e Eficiência.
3. Política (ou Diretriz)
- Conceitos.
- Características das políticas.
- Principais razões erradas para não fixar políticas.
- Benefícios proporcionados pelas políticas.
- Políticas estratégicas e operacionais e seus níveis de influência.
- Exercícios sobre redação de políticas.
4. Procedimentos
- Conceitos.
- Formas mais comum de apresentação dos procedimentos.
- Exemplo de procedimento.
- Exercícios sobre redação de procedimentos.
- Importância da documentação das políticas e procedimentos.
5. MPEC = Metodologia com Participação, Envolvimento e Comprometimento para Geração e Documentação das Normas de Procedimentos
- Crenças comportamentais básicas.
- Conhecimento dos objetivos e abrangência.
- Mapeamento, ordenação e documentação da situação atual.
- Redação da Norma de Procedimentos e Reunião com envolvidos para melhorias.
- Preparação das Normas segundo padrões e Reunião para apreciação final.
- Desencadeamento das providências para implantação e Treinamento.
- Implantação e acompanhamento.
6. Modelo da Norma: Elaboração e Revisão de Norma de Procedimentos.
- Conhecimento do modelo prático.
- Considerações e explicações para melhor uso.
- Verificação de eventuais adequações às realidades das organizações participantes.
7. Modelo de Norma: Diretrizes para Padronização de Formulários.
- Conhecimento do modelo prático.
- Considerações e explicações.
- Verificação de eventuais adequações às realidades das organizações participantes.
8. Caso real para Aplicação Prática da Metodologia.
- Apresentação do caso das solicitações de serviço à Informática.
- Trabalho em grupo para aplicação prática dos conhecimentos.
- Assistência e esclarecimentos aos grupos durante trabalhos práticos.
- Apresentação de solução dada ao caso real e esclarecimentos.
Melhorando e Documentando Processos