MBA - Gerência de projetos

Pós-Graduação

Em Taubate

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Descrição

  • Tipologia

    Pós-Graduação

  • Local

    Taubate

Dirigido a: Empresários, executivos e profissionais de nível superior que pretendam se especializar e/ou atualizar em Gerenciamento de Projetos conforme os objetivos expostos. Também se aplica a profissionais da área de administração, comunicação, marketing, engenharia, empreendedores e liberais que buscam conhecimentos específicos para o dese...

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Opiniões

Programa

1.Gestão Organizacional e Estratégica:

·Estudar o Planejamento Estratégico no contexto do planejamento de uma organização, com uma abordagem de Previsão Tecnológica e Sistema de Informações Gerenciais e suas relações com o planejamento e com a tomada de decisão.

2.Avaliação Econômico-Financeira de Projetos

·Apresentar, de forma compreensiva e sistematizada, a teoria econômico-financeira, para que o pós-graduando seja capaz de compreender os aspectos relativos ao valor financeiro dos projetos e à relação risco-retorno que cada projeto representa para uma empresa;

·Explicar conceitos, métodos, instrumentos e técnicas que ajudem o estudante analisar, avaliar e selecionar projetos de acordo com sua viabilidade econômico-financeira; e

·Demonstrar o significado, fundamentos e aplicações dos conceitos de risco, retorno e fluxo de caixa de projetos para as empresas, envolvendo a análise de riscos e o custo de capital.

3.Introdução ao Gerenciamento de Projetos:

·Estudar os conceitos de projeto, programa, portfólio de projetos, escritório de projetos (project office), com seus respectivos gerenciamentos e relacionamentos;

·Diferenciar o gerenciamento de projetos do gerenciamento de operações;

·Estudar o ciclo de vida de um projeto, incluindo suas fases típicas e seu relacionamento com o ciclo de vida de um produto e/ou serviço;

·Estudar as possíveis influências das estruturas organizacionais e partes interessadas sobre o gerenciamento de um projeto; e

·Introduzir os conceitos sobre grupos de processos do gerenciamento de projetos.

4.Gerenciamento de Programas e Portfólio:

·Revisar os conceitos de projeto, programa e portfólio de projetos;

·Apresentar, de forma compreensiva, a importância do alinhamento estratégico entre a área de projetos e a alta administração, caracterizando a governança de projetos;

·Estudar os processos que compõem o gerenciamento de programas e portfólio.

5.Gerenciamento da Integração e do Escopo:

·Prover conhecimentos sobre a integração entre as áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos;

·Demonstrar os principais documentos de um projeto e sua importância para um gerenciamento adequado, habilitando os participantes para sua elaboração e manutenção; e

·Com relação ao escopo de projetos, capacitar os alunos para a definição, elaboração de estrutura analítica de projeto (EAP), verificação e controle.

6.Gerenciamento do Tempo em Projetos:

·Explicar conceitos, métodos, instrumentos e técnicas que possibilitem ao aluno desenvolver cronogramas e orçamentos realistas; e

·Demonstrar a aplicação do gerenciamento de valor agregado (Earned Value Management - EVM) para facilitar o planejamento e o controle do tempo e dos custos dos projetos, e possibilitar um melhor gerenciamento do desempenho do projeto.

7.Gerenciamento dos Custos de Projetos:

·Explicar conceitos, métodos, instrumentos e técnicas que possibilitem ao aluno desenvolver cronogramas e orçamentos realistas; e

·Demonstrar a aplicação do gerenciamento de valor agregado (Earned Value Management - EVM) para facilitar o planejamento e o controle do tempo e dos custos dos projetos, e possibilitar um melhor gerenciamento do desempenho do projeto.

8.Gerenciamento da Qualidade de Projetos:

·Desenvolver uma visão sistemática e processual das estratégias de Gestão da Qualidade Total e da sua aplicação no ambiente organizacional, visando à melhoria contínua da produtividade em cada nível de operação e em cada área funcional da organização;

·Prover conhecimento sobre os processos e atividades da área da Qualidade que podem assegurar que o projeto satisfaça as necessidades para as quais foi empreendido, compreedendo o Planejamento da Qualidade, a Garantia da Qualidade e o Controle da Qualidade; e

·Capacitar os alunos a elaborar os seguintes documentos: Plano de Gerenciamento da Qualidade do Projeto, Métricas de Qualidade, Listas de Verificação de Qualidade e Plano de Melhorias de Processo.

9.Gestão de Recursos Humanos:

·Rever as funções tradicionais da área de Administração de Recursos Humanos à luz das novas tendências da gestão empresarial;

·Prover aos participantes os conhecimentos necessários à criação e liderança de equipes eficazes;

·Capacitar os pós-graduandos para elaborar o Plano de Recursos Humanos do Projeto, além de mobilizar, desenvolver e gerenciar equipes de projeto; e

·Estudar o papel do gerente de projetos nas organizações atuais, analisando as competências e habilidades necessárias para o exercício da função.

10.Gerenciamento da Comunicação em Projetos:

·Compreensão dos processos de comunicação que garantem que as informações do projeto sejam apropriadamente geradas, coletadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas e organizadas;

·Prover conhecimento a respeito de boas práticas de comunicação para habilitar uma comunicação eficaz entre as partes interessadas de um projeto;

·Estudar os meios de comunicação que podem ser usados em projetos, dos tradicionais aos novos meios digitais, com o intuito de empregá-los adequadamente; e

·Capacitar os alunos a elaborar um Plano de Gerenciamento das Comunicações do Projeto.

11.Gerenciamento dos Riscos de Projetos:

·Apresentar, de forma sistematizada, a teoria do gerenciamento de riscos, para que o pós-graduando seja capaz de compreender os atributos dos riscos e estimar, de forma adequada, seus possíveis impactos sobre o projeto;

·Estudar detalhadamente os processos do gerenciamento de riscos, com o propósito de identificar, analisar (qualitativamente e quantitativamente), planejar as respostas, monitorar, controlar e comunicar riscos em projetos; e

·Capacitar os alunos a elaborar os seguintes documentos: Plano de Gerenciamento de Riscos, Lista de Riscos Identificados, Lista de Riscos Priorizados e Plano de Resposta aos Riscos.

12.Gerenciamento das Aquisições de Projetos:

·Estudar os processos necessários para a compra ou aquisição de bens e serviços requeridos para a realização do projeto;

·Compreender os aspectos gerenciais para a administração de contratos de fornecimento, visando o acompanhamento de desempenho, cumprimento de obrigações de ambas as partes e encerramento do contrato; e

·Capacitar os alunos a elaborar os seguintes documentos: Plano de Gerenciamento das Aquisições do Projeto, Declarações de Trabalho das Aquisições e Critérios para Seleção de Fornecedores.

13.Didática e Metodologia do Ensino Superior I:

·Reconhecer a importância que a abordagem científica tem para o desenvolvimento do conhecimento;

·Aplicar as normas para preparação e apresentação de trabalhos científicos;

·Planejar apresentações orais e/ou escritas em público.

13B. Metodologia da Pesquisa Científica:

·Reconhecer a importância que a abordagem científica tem para o desenvolvimento do conhecimento;

·Aplicar as normas para preparação e apresentação de trabalhos científicos;

·Planejar apresentações orais e/ou escritas em público.

14.Didática e Metodologia do Ensino Superior II:

·Reconhecer a utilidade dos conceitos pedagógicos na sua prática profissional;

·Caracterizar os componentes essenciais de um plano de ensino, transpondo-os para situações de sua área de atuação;

·Identificar os fatores que favorecem e os que bloqueiam as atividades de um grupo;

·Planejar apresentações orais e/ou escritas relativas a sua área de atuação.

14B. Comportamento Organizacional:

·Estudar a importância do comportamento organizacional na criação e sustentação de uma margem competitiva;

·Estudar as três subáreas do comportamento organizacional - micro, meso e macroorganizacional - e apresentar aplicações de cada uma delas;

·Desenvolver uma visão geral da história do pensamento na administração e discutir as abordagens científica e administrativa das relações humanas e dos sistemas abertos e suas contribuições para a administração;

·Simular alguns exemplos de questões atuais enfrentadas pelos gerentes.

15.Maturidade em Gerenciamento de Projetos:

·Prover conhecimentos sobre boas práticas em gerenciamento de projetos e modelos de avaliação de maturidade, possibilitando aos pós-graduandos a análise do nível de maturidade do gerenciamento de projetos nas empresas e a elaboração de planos de melhoria para a Organização de Gerenciamento de Projetos;

·Estudo do modelo OPM3 (Organizational Project Management Maturity Model), proposto pelo PMI para análise e avaliação de maturidade em gerenciamento de projetos;

·Estudar detalhadamente os escritórios de gerenciamento de projetos (Project Management Office - PMO), abrangendo seus objetivos, estruturas típicas, aspectos de implantação, funcionamento e importância para as organizações; e

·Prover conhecimento aos alunos, possibilitando que eles estruturem, implementem e mantenham um escritório de gerenciamento de projetos.

16.Monografia de Conclusão de Curso:

·Trabalho a ser elaborado pelo pós-graduando com tema referente aos objetivos do curso. A monografia será avaliada por uma banca examinadora composta conforme normas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.

17.Seminários:

·Palestras programadas com temas da atualidade que complementam a formação executiva do pós-graduando.

18.Estudos Dirigidos e Atividades Extra-classe:

·Atividades desenvolvidas pelo pós-graduando como complementação aos módulos, seminários e elaboração da Monografia de Conclusão de Curso.

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