MBA - Gerência Financeira e Controladoria

Pós-Graduação

Em Taubate

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pós-Graduação

  • Local

    Taubate

  • Duração

    19 Mêses

Capacitar profissionais para o exercício de funções gerenciais financeiras e contábeis, atualizar executivos e gerentes de finanças e contabilidade em mercados financeiros globais, assegurar os requisitos mínimos necessários à formação de docentes para ingresso no magistério de nível superior. INI_PUBLICO_OBJ Empresários, executivos e profissionais de nível superior que pretendam se especializ.. Dirigido a: Empresários, executivos e profissionais de nível superior que pretendam se especializar e/ou atualizar em finanças e controladoria, conforme os objetivos expostos. Também se aplica a profissionais de diversas áreas, não-especialistas, que terão a oportunidade de participar, questionar e compreender os pontos críticos da gestão financeira e contábil na atualidade. Carga Horária 700 horas Horári...

Instalações

Localização

Início

Taubate (São Paulo)
Ver mapa
Rua 04 de Março, Nº 432 - Centro - Taubaté / Sp - Cep: 12020-270, 12020-270

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Contabilidade Empresarial e Gerencial:

Estudar os princípios básicos de Contabilidade, para analisar as diversas situações em que o patrimônio de uma empresa possa se apresentar. Com base nesses conhecimentos, fazer análises financeiras e econômicas e melhorar o gerenciamento empresarial.

Gerência Financeira de Empresas:

Apresentar, de forma compreensiva e sistematizada, a teoria financeira, para que o pós-graduando possa avaliar as decisões de investimento, financiamento e de política de dividendos da empresa, objetivando maximizar a riqueza do acionista;

Desenvolver uma explicação da teoria, conceitos, instrumentos e técnicas que ajudem o estudante a tomar decisões financeiras razoáveis e compatíveis com a realidade.

Gerência de Investimento e Risco:

Demonstrar o significado e os fundamentos dos riscos, retorno e preferência, discutindo as medições de retorno e o desvio padrão de uma carteira e suas correlações;

Explicar o impacto dos ativos internacionais e de uma carteira, bem como a formação de preços e ativo de capital (CAPM - Capital Asset Pricing Model) e as mudanças na Linha de Mercado de Títulos (SML - Security Market Line).

Mercado Financeiro Nacional e Internacional:

Desenvolver conhecimentos sobre a base conceitual do sistema financeiro brasileiro e internacional na atualidade, com ênfase na sua capacidade de gerar crédito para a atividade produtiva e de oferecer financiamento para o investimento empresarial;

Apresentar uma revisão do debate teórico sobre o papel do sistema financeiro nas economias contemporâneas, como referência para a discussão dos problemas brasileiros em pauta;

Discutir os aspectos institucionais do SFN: regulamentação, instituições reguladoras, atuação do Banco Central do Brasil, investidores institucionais, mercado de capitais.

Mercados de Capitais e Derivativos:

Desenvolver a compreensão do funcionamento dos Mercados de Derivativos - seus fundamentos teóricos; a tipologia de operações e de mercados; modelos e aplicações; o arcabouço normativo e regulatório; e, o estudo de casos.

Gestão de Negócios Globais:

Discutir as determinações econômicas, tecnológicas e políticas que fizeram do aumento da competitividade a variável mais importante da economia neste final de século;

Introduzir os novos princípios de gestão de mercados globalizados, sob competição de alto impacto, conforme desenvolvimentos recentes da Macroeconomia Global e do Marketing Global.

Contabilidade Empresarial e Societária:

Consolidar os conhecimentos de Contabilidade básica e abordar assuntos específicos que requeiram tratamento especial, visando à compreensão adequada para elaboração e interpretação dos demonstrativos contábeis; Possibilitar uma visão abrangente e completa de todos os elementos constituintes do patrimônio e de suas variações, conforme estipulado pela Lei das Sociedades por Ações, complemento por instruções e pareceres de organismos públicos regulatórios;

Capacitar o aluno para o gerenciamento de sistemas contábeis empresariais, tanto em sua abordagem legal/societária quanto na gerencial.

Controladoria:

Proporcionar a compreensão dos princípios que regem as informações dos Processos de desenvolvimento e produção e os Processos de tomada de decisão, considerando-se o papel estratégico do avanço tecnológico;

Entender o modelo de integração sistêmico requerido entre o processo gerencial e o sistema de informações, considerando-se os modelos de decisão, de mensuração e de comunicação decorrentes.

Tópicos de Contabilidade Avançada:

Estudar o Planejamento Estratégico no contexto de uma organização, com uma abordagem de previsão tecnológica e sistema de informações gerenciais e suas relações com a tomada de decisão.

Análise de Custos:

Apresentar e discutir os principais sistemas, instrumentos, métodos e modelos de decisão baseados nos custos para otimização da rentabilidade empresarial;

Demonstrar os pontos fortes e fracos dos métodos e sistemas;

Possibilitar a investigação do novo ferramental analítico para o problema dos custos em ambiente globalizado e crescentemente competitivo.

Tecnologia da Informação Aplicada a Finanças:

Análise do relacionamento dos sistemas de informações gerenciais, com ênfase nos aspectos humanos e na utilização dos recursos de informática, para atender à missão da empresa.

Métodos Quantitativos Aplicados:

Estudar os critérios de decisão estatística, bem como os outros tipos de análise quantitativa que permitem a tomada de decisão.

Didática e Metodologia do Ensino Superior I:

Reconhecer a importância que a abordagem científica tem para o desenvolvimento do conhecimento;

Aplicar as normas para preparação e apresentação de trabalhos científicos; Planejar apresentações orais e/ou escritas em público.

Didática e Metodologia do Ensino Superior II:

Reconhecer a utilidade dos conceitos pedagógicos na sua prática profissional; Caracterizar os componentes essenciais de um plano de ensino, transpondo-os para situações de sua área de atuação;

Identificar os fatores que favorecem e os que bloqueiam as atividades de um grupo;

Planejar apresentações orais e/ou escritas relativas a sua área de atuação.

Monografia de Conclusão de Curso:

Trabalho a ser elaborado pelo pós-graduando com tema referente aos objetivos do curso. A monografia será avaliada por uma banca examinadora composta conforme normas da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.

Seminários:

Palestras programadas com temas da atualidade que complementam a formação executiva do pós-graduando.

Estudos Dirigidos e Atividades Extra-classe:

Atividades desenvolvidas pelo pós-graduando como complementação aos módulos , seminários e elaboração da Monografia de Conclusão de Curso.

MBA - Gerência Financeira e Controladoria

Preço para verificar