FUNIBER

Master Universitario em Linguística Aplicada ao Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira

FUNIBER
Online

Preço para verificar
Ou prefere ligar para o centro agora?

Informação importante

Tipologia Mestrado
Metodologia Online
Duração Flexível
Início Datas a escolher
Campus online Sim
Envio de material didático Sim
Serviço de informação Sim
Aulas virtuais Sim
  • Mestrado
  • Online
  • Duração:
    Flexível
  • Início:
    Datas a escolher
  • Campus online
  • Envio de material didático
  • Serviço de informação
  • Aulas virtuais
Descrição

Nos últimos tempos, a posição privilegiada que a língua espanhola passou a ocupar entre as línguas do mundo e o consequente aumento da demanda de ensino evidenciaram a necessidade de avançar, pesquisar e formar-se neste âmbito.
Atualmente, o espanhol é a segunda língua de comunicação internacional e a quarta mais falada no mundo (sendo a língua materna de mais de 400 milhões de pessoas que vivem em mais de 20 países). Nos Estados Unidos, há mais de 30 milhões de hispanofalantes e, no Canadá, o espanhol é a língua com crescimento mais alto. Do mesmo modo, a explosiva demanda de cursos de espanhol como língua estrangeira originada no princípio da década de 1990, e que permancece crescendo progressivamente até a atualidade, é outro fator positivo que denota a importância de formar bons profissionais.
A Europa começa a experimentar uma situação bastante parecida. Segundo dados do Instituto Cervantes, na União Europeia (UE), entre 4 e 5 milhões de pessoas estudam atualmente espanhol como língua estrangeira. Igualmente, elevou-se o interesse pela língua espanhola nos países recém-incorporados a UE ou em países como a Noruega ou Suíça, onde o aumento do número de alunos é muito significativo. Uma consequência desta tendência é o marcado aumento mundial da demanda de cursos de espanhol.
Neste contexto, a Universidade Europeia do Atlântico oferece, com o patrocínio da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), o Master Universitario em Linguística Aplicada ao Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira (MLAEELE), que pretende responder a esta nova realidade e às necessidades formativas atuais dos professores. Este Master foi aprovado de acordo com os critérios de convergência da Bolonha e conta com o reconhecimento oficial de todos os países da União Europeia.
Desta maneira, desenvolveu-se um programa no qual prima a autonomia na aprendizagem sem descuidar-se de uma interação constante, flexível e adequada às necessidades dos professores em formação.

Instalações (1)
Instalações e datas

Localização

Início

Online

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

· Quais são os objetivos deste curso?

Elevar o conhecimento em linguística aplicada ao ensino do espanhol. Analisar os meios e recursos necessários no exercício profissional da didática da língua espanhola. Contribuir à melhora da capacitação dos professores de espanhol nos distintos níveis educacionais. Potencializar as competências acadêmico-profissionais relacionadas com o uso e ensino da língua espanhola. Analisar a diversidade de situações e contextos de ensino do espanhol, e desenvolver metodologias específicas. Incorporar o uso das tecnologias da informação e comunicação tanto à formação como ao exercício profissional do ensino do espanhol. Desenvolver a capacidade de realizar uma pesquisa de maneira autônoma, mediante a realização orientada de cursos específicos e de uma Memória de Master. Oferecer a possibilidade de uma formação a distância de um segmento importante da população hispanofalante de todo o mundo.

· Público alvo

Licenciados em Filologia Hispânica, em Tradução e Interpretação e em Linguística. Graduados universitários com qualquer titulação semelhante às anteriores, quando se trate de titulações de implantação futura no sistema universitário espanhol ou quando se trate de titulações existentes nos sistemas universitários de outros países. Diplomados universitários de qualquer especialidade que comprovem documentalmente ter formação específica em didática do espanhol como língua estrangeira, sendo esta através dos seguinte meios: ensino universitário reconhecido, na forma de disciplinas optativas, títulos próprios universitários, cursos de formação que contem com o reconhecimento do Instituto Cervantes, ou que sejam consideradas afins segundo deliberação do órgão competente da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO). Diplomados universitários de qualquer especialidade que comprovem documentalmente ter exercido profissionalmente o ensino do espanhol como língua estrangeira.

· Requisitos

Os candidatos deverão comprovar conhecimentos avançados, em nível de pós-graduação, no campo acadêmico do Master; e especificamente nos seguintes âmbitos: aquisição de segundas línguas, fatores individuais na aprendizagem, criação e avaliação de materiais e recursos didáticos, bases metodológicas e modos de condução de aula.

· Titulação

Ao finalizar o Programa, o aluno receberá o Título de Master Universitario em Linguística Aplicada ao Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira expedido pela Universidade Europeia do Atlântico.

Perguntas & Respostas

Levante suas perguntas e outros usuários poderão responder-te

Quem você quer que lhe responda?

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

O que se aprende nesse curso?

Investigación
Estrategias
Comunicación
Pragmalingüística

Programa

Plano de estudos

LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUAS
  • Observación e investigación en el aula
  • Estrategias del aprendizaje
  • La comunicación y la adecuación pragmalingüística
  • Lengua, cultura y bilingüismo
  • Tecnología educativa en el aprendizaje de lenguas
  • Desarrollo de las destrezas en el aula
O ENSINO DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
  • La gramática del español para profesores de ELE
  • El español y sus variedades
  • La enseñanza del léxico
  • Proyectos y tareas
  • Evaluación del proceso de aprendizaje de lenguas
  • Diseño curricular y programación: teoría y práctica