MASP & PDCA – Método de Análise e Solução de Problemas

Curso

Online

R$ 65

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Metodologia

    Online

Este Curso e-Learning de MASP & PDCA  Método de Análise e Solução de Problemas  é dirigido a todos os profissionais que queiram conhecer a Metodologia MASP e aplicá-la para realizar ações corretivas adequadas e eficazes. Dirigido a: " Supervisores, líderes, encarregados, engenheiros, gerentes e pessoal ligado a sistemas de gestão da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, responsabilidade social, etc.

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Objetivos do Curso de MASP & PDCA - Método de Análise e Solução de Problemas


Este Curso e-Learning de MASP & PDCA - Método de Análise e Solução de Problemas - é dirigido a todos os profissionais que queiram conhecer a Metodologia MASP e aplicá-la para realizar ações corretivas adequadas e eficazes.
Com o Curso de MASP & PDCA - Método de Análise e Solução de Problemas - você irá:

· Entender o ciclo PDCA e aprender a utilizá-lo para solução de problemas;
· Conhecer as etapas do MASP - Método de Análise e Solução de Problemas;
· Aprender a utilizar o MASP para ações corretivas;
· Conhecer a aplicação prática do MASP;
· Realizar exercícios para fixar os conceitos aprendidos.

Conteúdo Programático

Módulo I

MASP & PDCA - Método de Análise e Solução de Problemas. Objetivos do curso. O ciclo PDCA. MASP - Visão Geral. Relação MASP - PDCA. 1ª Etapa: Identificar o problema. Exemplo. Exercício.

Módulo II

2ª Etapa: observar o problema. 3ª Etapa: analisar o problema. 4ª Etapa: plano de ação. 5ª Etapa: agir. Exercício.

Módulo III

6ª Etapa: acompanhar. 7ª Etapa: padronizar. O uso do MASP para ações corretivas. Exemplo com preenchimento de relatório de ação corretiva. Exercício.

Módulo IV

Continuação das etapas para implantação dos 5S, estudo de caso. Exercícios.

Arquivos Extras

Modelo de Relatório de Ações Corretivas ou Preventivas
Modelo de Procedimento para Ação Preventiva ou Corretiva
Leitura Sugerida
Material Extra
Slides do curso MASP & PDCA - Método de Análise e Solução de Problemas

Público-Alvo

· Supervisores, líderes, encarregados, engenheiros, gerentes e pessoal ligado a sistemas de gestão da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, responsabilidade social, etc.

Não são exigidos pré-requisitos do aluno para realizar este curso.

Características do Curso

O Curso de MASP & PDCA - Método de Análise e Solução de Problemas - é composto por aproximadamente 60 slides com áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico do slide. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências da instrutora, e cada módulo do curso possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 4 e 8 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 48 horas.
MASP & PDCA - Método de Análise e Solução de Problemas

No dia a dia dos trabalhadores de cada organização, setor, ou mesmo pessoal, são rotineiros os problemas - ou, como nomeado pelos sistemas de gestão da qualidade, as não conformidades - e falhas de todo tipo. Dependendo da sua magnitude e freqüência de ocorrência, esses problemas afetam em maior ou menor grau a qualidade do produto ou do serviço, resultando na necessidade de re-trabalhos com conseqüentes perdas de tempo, mão-de-obra, materiais e acréscimo de custos.

Toda vez que surge um problema, este deve ser encarado como uma oportunidade de melhoria dos processos e dos produtos. Buscar a identificação e a solução das causas dos problemas significativos representa obter melhoria da qualidade, e deve se constituir em uma atuação constante.Metodologia MASP

A metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP) é uma forma sistemática de realização de ações corretivas e preventivas para eliminar a causa das não conformidades, reduzindo refugos e retrabalhos. O MASP utiliza o conceito do PDCA - ciclo PDCA, ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming -, que é um ciclo de desenvolvimento que tem foco na melhoria contínua.

O PDCA foi introduzido no Japão pós-guerra, idealizado por Walter Shewhart e divulgado por William Edwards Deming, que efetivamente o aplicou. O ciclo de Deming tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, como, por exemplo, na gestão da qualidade, dividindo-a em quatro principais passos.Metodologia PDCA

A Metodologia PDCA é aplicada para se atingir resultados dentro de um sistema de gestão, e pode ser utilizada em qualquer empresa de forma a garantir o sucesso nos negócios, independente da área de atuação da empresa.

O ciclo começa pelo planejamento; em seguida, a ação ou conjunto de ações planejadas são executadas; depois, checa-se se o que foi feito estava de acordo com o planejado, constantemente e repetidamente (ciclicamente); por fim, toma-se uma ação para eliminar, ou ao menos, minimizar defeitos no produto ou no serviço ou na sua execução.

Os elementos do PDCA são:

Planejamento (Plan) : fase do processo na qual é determinado como o problema será avaliado e resolvido.

Execução (Do) : fase do processo onde a solução é implementada, avaliando-se o progresso conforme é concluído.

Verificação (Check) : fase do processo na qual os resultados são avaliados de forma crítica, respondendo-se às seguintes perguntas: O que aconteceu de certo? O que aconteceu de errado? Por quê?

Ações Corretivas (Act) : fase do processo na qual as melhorias são obtidas no curso normal das operações e as ações futuras são planejadas visando às oportunidades de melhoria.

MASP & PDCA – Método de Análise e Solução de Problemas

R$ 65