Pós-Graduação

Em Combate

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pós-Graduação

  • Local

    Combate

  • Horário de aulas

    360h

Oferecer formação na filosofia e análise existencial de Viktor Frankl (Logoteoria). Dirigido a: Este curso trata da epistemologia da Logoterapia, visto que se propõe a ensinar e discutir a fundamentação teórica da Logoterapia sob o título de Logoteoria, a fim de proporcionar o conhecimento necessário para uma leitura de mundo a partir das noções fundamentais da Logoterapia, acreditando na importância do resgate do sentido em todos os fazeres humanos e não apenas na prática de psicoterapia ou de psicologia.

Instalações

Localização

Início

Combate (Ceará)
Ver mapa
Rua Basílio Pinto S/N - Combate, 63900-000

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Carga Horaria: 360 horas
Investimento: 20 mensalidades de R$ 195,00
Duração: 18 meses de aulas e mais 02 meses para entrega e apresentação da monografia de conclusão do curso.
Número de Vagas: 40

O que é a Logoteoria?
A escola vienense de psicoterapia pode ser dividida cronologicamente em três fases, de acordo com a contribuição de seus ilustres filhos: Psicanálise (Sigmund Freud), Psicologia Individual (Alfred Adler) e Logoterapia (Viktor Frankl).

A mais recente Logoterapia difundiu-se rapidamente pelo mundo por obra do próprio Frankl. Oriundo da tradição gloriosa vienense de estudiosos, Viktor Frankl desenvolveu a chamada psicologia das alturas (dimensão transcendental do ser humano) de maneira complementar à conhecida psicologia das profundezas (psicanálise freudiana). No processo de elaboração de sua teoria terapêutica, influenciou de maneira única sua experiência como sobrevivente a quatro campos de concentração nazistas, onde vivenciou e desenvolveu ulteriormente sua teoria sobre a capacidade do ser humano de encontrar sentido para a vida e mesmo para o sofrimento.

A Logoterapia é conhecida como a psicologia do sentido da vida enquanto vê na vontade de sentido uma motivação primária do ser humano. Trata-se de uma psicoterapia bem fundamentada não só cientificamente, mas também filosoficamente (filosofia existencial, e fenomenologia). Três são as colunas da Logoterapia: a liberdade da vontade (antropologia), a vontade de sentido (psicoterapia) e o sentido da vida (filosofia).

Entre as psicoterapias humanístico-existenciais, a Logoterapia tem se destacado e encontrado vários níveis de aplicação desde a psicologia clínica, à educação e à psicologia organizacional. Esta é a razão pela qual a FCRS - Faculdade Católica Rainha do Sertão (Quixadá/CE), em parceria com o Centro "Viktor Frankl" de Logoterapia (Porto Alegre/RS) e a Comunidade Católica Shalom (Fortaleza/CE), lança o Curso de Especialização em Logoteoria e Análise Existencial.

Este curso trata da epistemologia da Logoterapia, visto que se propõe a ensinar e discutir a fundamentação teórica da Logoterapia sob o título de Logoteoria, a fim de proporcionar o conhecimento necessário para uma leitura de mundo a partir das noções fundamentais da Logoterapia, acreditando na importância do resgate do sentido em todos os fazeres humanos e não apenas na prática de psicoterapia ou de psicologia.

Propósito do Curso
Objetivo central
Oferecer formação na filosofia e análise existencial de Viktor Frankl (Logoteoria).

Objetivos específicos
·Desenvolver os conhecimentos de fundamentação da Logoteoria;
·Aprofundar os níveis de compreensão da complexidade do humano em seus diversos contextos existenciais;
·Fornecer um instrumento de compreensão fundamentado na "noção de sentido" de Viktor Frankl;
·Apresentar a Logoteoria e Análise Existencial de Viktor Frankl como um recurso de pensamento seguro para análise das diversas situações e condições de inserção do humano;
·Auxiliar na construção integrada de uma leitura do humano e da realidade, fundamentados na Logoteoria e análise existencial.
O Curso de Logoteoria é dirigido aos portadores de diploma de curso superior afim com a psicologia, interessados em conhecer e/ou aprofundar-se no conhecimento da Logoteoria.

Obs.: O curso oferecerá a primeira parte da Logoterapia, também chamada Logoteoria, que pode ser cursada por graduados em cursos afins à psicologia e tem possibilidade de leitura da ação humana em contextos diversos. A segunda parte se constituirá em outro curso complementar que será oferecido futuramente exclusivamente para médicos, psicólogos e psiquiatras que tenham cursado a Especialização em Logoteoria, com vista a habilitá-los como logoterapeutas, com o status de Formação em Logoterapia.

O corpo docente do curso é formado por professores doutores e mestres com título obtido em cursos recomendados pela CAPES ou especialistas na área que possuam experiência didática e vivência prática nas temáticas que serão objeto de estudo durante o curso. Entre eles:

Prof.ª Izar Aparecida Xausa (Doutora em Psicologia, Pioneira da Logoterapia no Brasil)
Prof. Thiago Antonio Avellar de Aquino (Mestre em Psicologia)
Prof.ª Silvia Lemos (Especialista em Neuropediatria, com formação em Logoterapia pela SOBRAL)
Prof.ª Roseana Barone Marx (Doutora em Psicologia Clínica com tese em Logoterapia)
Prof. Silvério Lúcio Karwowski (Mestre em Psicologia Clínica)
Prof. Francisco Cleilson Rodrigues Medeiros (Mestre em Filosofia)
Prof.ª Ursula Anne Matthias (Doutora em Filosofia)
Prof.ª Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro (Mestre em Língua Portuguesa)

Logoteoria

Preço para verificar