Liderança de Equipes de Alto Desempenho
Curso
Online
Descrição
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Tipologia
Curso
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Nível
Básico
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Metodologia
Online
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Duração
2 Dias
Em um ambiente global, inovação, a aprendizagem, a integração e a sinergia entre as pessoas são fundamentais para a construção de organizações eficazes e alinhadas às necessidades dos seus clientes.
Com este foco, o presente treinamento visa ao aperfeiçoamento de gestores e membros de equipes que buscam esta sintonia, por meio da percepção do papel estratégico do trabalho em equipe e do papel na construção e manutenção de equipes de alto desempenho, ampliando a compreensão dos participantes para o domínio pessoal e para o impacto da troca de experiências e conhecimentos na capacidade produtiva da equipe.
Opiniões
Matérias
- Coaching
- Liderança
- Motivação
- Treinamento
- Equipes
- Gestao de equipes
- Gestão de Pessoas
- Trabalho em Equipe
- Equipes de alto desempenho
- Comunicação assertiva
- Relacionamento interpessoal
Professores
Rosa Porto
Professora do IDEMP
Mestre em Engenharia pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Psicologia, com diversas especializações: consultoria organizacional, dinâmica de grupo, análise transacional, arte terapia e gestalt-terapia. Especializada na Formação Holística de Base, pela Universidade Holística Internacional de Brasília. Coach de executivos, com formação internacional pelo Integrated Coaching Institute. Professora da FGV – Fundação Getúlio Vargas / RJ, FDC - Fundação Dom Cabral e da UCAM – Universidade Cândido Mendes, em cursos de pós-graduação e programas de MBA.
Programa
Em um ambiente global, inovação, a aprendizagem, a integração e a sinergia entre as pessoas são fundamentais para a construção de organizações eficazes e alinhadas às necessidades dos seus clientes.
Nas empresas que adotam um modelo orgânico ou relacional, a equipe passa ser a menor célula de trabalho, sendo fundamental a sua formação e desenvolvimento pela ação da liderança. A capacidade produtiva da equipe está diretamente relacionada à competência dos líderes em extrair das pessoas seu potencial pleno de desenvolvimento.
Com este foco, o presente treinamento visa ao aperfeiçoamento de líderes de equipe que buscam a excelência em resultados, por meio do exercício do papel estratégico do trabalho em equipe e do papel do líder na construção e manutenção de equipes de alto desempenho.
A QUEM SE DESTINA
Gestores e líderes de equipes, potenciais líderes e líderes em formação.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
- Compreensão do papel do líder na construção da equipe: liderança x gerenciamento.
- Aplicação do modelo de liderança compartilhada e os estilos de liderança facilitadores e dificultadores do desenvolvimento da equipe.
- Conhecimento do processo de construção de uma equipe, suas etapas e dificuldades encontradas
- Compreensão do papel do líder como coach da equipe, desenvolvendo potenciais e atingindo o alto desempenho da equipe.
- Exercício do papel da liderança no alinhamento, motivação e comprometimento das pessoas com os objetivos organizacionais.
- Desenvolvimento de habilidades de interação humana, focando na assertividade, por meio do autoconhecimento quanto aos estilos de relacionamento interpessoal.
- Desenvolvimento da comunicação assertiva e baseada em objetividade, clareza, estilos de conversação, saber ouvir e feedbacks.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
A LIDERANÇA COMPARTILHADA
- Liderança X gerenciamento e a formação de uma equipe de alto desempenho;
- Compartilhamento do conhecimento e do poder: delegação e empowerment;
- Desenvolvimento dos potenciais da equipe-o modelo da liderança situacional.
O PAPEL DO LÍDER NA MOTIVAÇÃO DA EQUIPE
- Natureza da motivação e significados do trabalho;
- Os níveis motivacionais da pirâmide de Maslow;
- O papel da liderança para estimular a motivação dos membros de sua equipe;
- Inteligência emocional aplicada à liderança.
COACHING PARA A PROMOÇÃO DE GANHOS DE DESEMPENHO
- O que é coaching e quais são suas vantagens;
- Empatia e assertividade: as bases comportamentais do coaching;
- Estilos de relacionamento interpessoal e autoconhecimento: aplicação de instrumento; diagnóstico do uso da assertividade nas relações interpessoais;
- Técnicas para o coaching: diálogo, escuta ativa, feedback e negociação;
METODOLOGIA
A metodologia é dinâmica e participativa, baseada no processo de aprendizagem vivencial, utilizando apresentações com recursos multimídia, exercícios diagnósticos, estudos e apresentação de casos.
Como plataforma de interação online será utilizada a plataforma o o Zoom, que permite ampla comunicação entre participantes e facilitador.
MATERIAL DIDÁTICO
Serão fornecidos aos participantes: apostila em PDF, slides de apresentação em PDF, bibliografia e links pertinentes ao tema.
REFERENCIAL TEÓRICO
Princípios de andragogia (educação de adultos) como base metodológica, na qual os participantes trazem suas experiências e casos reais. Como base conceitual são utilizados os seguintes referenciais teóricos: modelos de aprendizagem organizacional de Peter Senge; contextualização de organizações modernas de Peter Drucker; aspectos de psicologia organizacional dos autores Silvia Vergara, Robbins & Finley, Edgar Schein, Chris Argyris; conceitos e aplicações de inteligência emocional desenvolvidos por Daniel Goleman Como referenciais para a abordagem de trabalho em equipe, os autores de referência são: Katzenbach, Minicucci e Byham. Como base instrumental são adotados instrumentos de avaliação de desenvolvimento de equipe desenvolvidos com base na abordagem de Fela Moscovici e Edina Bonsucesso. Como exercícios e abordagem teórica em coaching são adotados os referenciais de Rhandy di Stefano.
Liderança de Equipes de Alto Desempenho