Liderança de Equipes de Alto Desempenho

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial
Em Rio De Janeiro e Brasilia

R$1.870
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais

Informação importante

Tipologia Curso
Nível Básico
Início Em 2edes
Horário de aulas 16 horas letivas
Duração 2 Dias
Início das aulas 16/11/2017
  • Curso
  • Básico
  • Em 2edes
  • 16 horas letivas
  • Duração:
    2 Dias
  • Início das aulas:
    16/11/2017
Descrição

Em um ambiente global, inovação, a aprendizagem, a integração e a sinergia entre as pessoas são fundamentais para a construção de organizações eficazes e alinhadas às necessidades dos seus clientes.

Com este foco, o presente treinamento visa ao aperfeiçoamento de gestores e membros de equipes que buscam esta sintonia, por meio da percepção do papel estratégico do trabalho em equipe e do papel na construção e manutenção de equipes de alto desempenho, ampliando a compreensão dos participantes para o domínio pessoal e para o impacto da troca de experiências e conhecimentos na capacidade produtiva da equipe.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
16 de novembro de 2017
Brasilia
Centro Empresarial Brasília Srtvs - Qd. 701 - Conjunto D - Bloco B - Sala 802 Asa Sul, 70340-907, Distrito Federal, Brasil
Ver mapa
Consultar
Rio De Janeiro
Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
Ver mapa
Início 16 de novembro de 2017
Localização
Brasilia
Centro Empresarial Brasília Srtvs - Qd. 701 - Conjunto D - Bloco B - Sala 802 Asa Sul, 70340-907, Distrito Federal, Brasil
Ver mapa
Início Consultar
Localização
Rio De Janeiro
Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
Ver mapa

O que se aprende nesse curso?

Coaching
Liderança
Motivação
Treinamento
Equipes
Gestao de equipes
Gestão de Pessoas
Trabalho em Equipe
Equipes de alto desempenho
Comunicação assertiva
Relacionamento interpessoal

Professores

Rosa Porto
Rosa Porto
Professora do IDEMP

Mestre em Engenharia pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Psicologia, com diversas especializações: consultoria organizacional, dinâmica de grupo, análise transacional, arte terapia e gestalt-terapia. Especializada na Formação Holística de Base, pela Universidade Holística Internacional de Brasília. Coach de executivos, com formação internacional pelo Integrated Coaching Institute. Professora da FGV – Fundação Getúlio Vargas / RJ, FDC - Fundação Dom Cabral e da UCAM – Universidade Cândido Mendes, em cursos de pós-graduação e programas de MBA.

Programa

APRESENTAÇÃO

Em um ambiente global, inovação, a aprendizagem, a integração e a sinergia entre as pessoas são fundamentais para a construção de organizações eficazes e alinhadas às necessidades dos seus clientes.

Com este foco, o presente treinamento visa ao aperfeiçoamento de gestores e membros de equipes que buscam esta sintonia, por meio da percepção do papel estratégico do trabalho em equipe e do papel na construção e manutenção de equipes de alto desempenho, ampliando a compreensão dos participantes para o domínio pessoal e para o impacto da troca de experiências e conhecimentos na capacidade produtiva da equipe.

RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Compreensão do papel do na construção da equipe com foco no conhecimento.
  • Aplicação do modelo de liderança compartilhada e seus efeitos na aprendizagem e desempenho da equipe.
  • Conhecimento do processo de construção de uma equipe, suas etapas e dificuldades.
  • Aplicação da técnica de coaching e compreensão do papel do líder como coach da equipe, desenvolvendo potenciais e atingindo o alto desempenho da equipe.
  • Exercício do papel da liderança no alinhamento, motivação e comprometimento das pessoas com os objetivos organizacionais.
  • Desenvolvimento de habilidades de interação humana, focando na assertividade, por meio do Autoconhecimento, quanto aos estilos de relacionamento interpessoal.
  • Desenvolvimento da comunicação assertiva e baseada em objetividade, clareza, estilos de conversação, saber ouvir e feedbacks.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• A EQUIPE NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

  • A era do conhecimento e seus impactos no perfil da organização, do líder e da equipe.
  • A equipe como célula de trabalho nas organizações de aprendizagem.
  • A gestão do conhecimento e o desenvolvimento das pessoas.
  • Requisitos para o modelo de aprendizagem organizacional.
  • Aprendizagem em equipe: fatores facilitadores e dificultadores.

• O PAPEL DO LÍDER NA FORMAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO DA EQUIPE

  • O papel do líder em significar uma visão com foco no conhecimento.
  • Requisitos do líder para alcançar o melhor desempenho de sua equipe.
  • As fases de desenvolvimento de uma equipe.
  • Características de uma equipe de alto desempenho.
  • Processos de trabalho,alocação de pessoal e definição de metas.
  • Gestão de desempenho e plano de desenvolvimento individual.

• A LIDERANÇA COMPARTILHADA

  • O modelo de liderança compartilhada como base da aprendizagem em equipe e alto desempenho.
  • A visão compartilhada e seus efeitos sobre o rendimento da equipe.
  • Compartilhamento do conhecimento pela equipe.
  • Compartilhamento do poder e delegação (empowerment).
  • Fatores dificultadores da formação de uma equipe de alto desempenho.

• O PAPEL DO LÍDER NA MOTIVAÇÃO DA EQUIPE

  • Comprometimento por meio da significação da visão.
  • Natureza da motivação e significados do trabalho.
  • Os níveis motivacionais da pirâmide de Maslow.
  • O papel da liderança para estimular a motivação dos membros de sua equipe.
  • A crise da motivação dos profissionais da equipe.

• HABILIDADES INTERPESSOAIS DO LÍDER: RELACIONAMENTO E COMUNICAÇÃO

  • Estilos de relacionamento interpessoal: aplicação de instrumento diagnóstico do uso da assertividade nas relações de trabalho.
  • Comunicação interpessoal: fatores de influência, decodificação da mensagem, ruídos na comunicação.
  • Técnicas e ferramentas de comunicação interpessoal: escuta ativa, paráfrase, estilos de conversação, feedback e abertura.
  • Construção de feedbacks: aplicação em estudo de casos

• O PAPEL DO LÍDER-COACH NO DESENVOLVIMENTO DOS POTENCIAS DA EQUIPE

  • A abordagem de coaching de desempenho para desenvolviemnto da equipe.
  • Competências do líder-coach e aplicação em casos práticos.
  • Técnicas de comunicação interpessoal do líder-coach: diálogo e investigação apreciativa.
  • O papel do líder-coach na descoberta, desenvolvimento e aplicação do potencial da equipe
  • Aplicação da técnica do coaching em estudo de casos.

METODOLOGIA

A metodologia é dinâmica e participativa, baseada no processo de aprendizagem vivencial, utilizando apresentações com recursos multimídia, exercícios diagnósticos, estudos e apresentação de casos.

REFERENCIAL TEÓRICO

Princípios de andragogia (educação de adultos) como base metodológica, na qual os participantes trazem suas experiências e casos reais. Como base conceitual são utilizados os seguintes referenciais teóricos: modelos de aprendizagem organizacional de Peter Senge; contextualização de organizações modernas de Peter Drucker; aspectos de psicologia organizacional dos autores Silvia Vergara, Robbins & Finley, Edgar Schein, Chris Argyris; conceitos e aplicações de inteligência emocional desenvolvidos por Daniel Goleman Como referenciais para a abordagem de trabalho em equipe, os autores de referência são: Katzenbach, Minicucci e Byham. Como base instrumental são adotados instrumentos de avaliação de desenvolvimento de equipe desenvolvidos com base na abordagem de Fela Moscovici e Edina Bonsucesso. Como exercícios e abordagem teórica em coaching são adotados os referenciais de Rhandy di Stefano.

Êxitos alcançados por este centro


Os usuários que se interessaram por esse curso também buscaram...
Ver mais