Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais

Curso

Online

R$ 75

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Metodologia

    Online

Este Curso e-Learning é dirigido a todos os profissionais envolvidos com a implementação e/ ou gerenciamento do Sistema de Gestão Ambiental de uma organização, e também interessados em adquirir conhecimentos atualizados para a sua formação e aperfeiçoamento pessoal e profissional, e que querem aprender a identificar os aspec.. Dirigido a: Profissionais envolvidos no planejamento, implementação e manutenção de sistemas de gestão ambiental  NBR ISO 14001. Consultores, Representantes da Administração, Diretores, Gerentes e Supervisores de Sistemas de Gestão Ambiental, profissionais de Meio Ambiente, Qualidade e Segurança e Saúde Ocupacional.

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Objetivos do Curso de Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais

Este Curso e-Learning é dirigido a todos os profissionais envolvidos com a implementação e/ ou gerenciamento do Sistema de Gestão Ambiental de uma organização, e também interessados em adquirir conhecimentos atualizados para a sua formação e aperfeiçoamento pessoal e profissional, e que querem aprender a identificar os aspectos e impactos ambientais, ou seja, a realizar o LAIA - Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais em uma organização para implementar e/ ou gerenciar um Sistema de Gestão Ambiental de acordo com a norma ISO 14001.
Com o curso Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais você irá:

· Obter conhecimentos sobre o breve histórico da ISO 14001 e a etapa do LAIA e sua importância.

· Conhecer os conceitos e requisitos legais que envolvem os aspectos e impactos ambientais e os tipos de licenças.

· Conhecer as etapas do processo de levantamento dos aspectos e impactos ambientais.

· Obter conhecimentos sobre a identificação, caracterização e classificação dos impactos.

· Entender e aplicar a identificação dos aspectos e impactos ambientais na fase de implantação e/ ou gerenciamento do SGA.

Conteúdo Programático

Módulo I

Breve Histórico e Conceitos. Breve Histórico da ISO 14001 - LAIA. Conceitos Gerais. Exercícios.

Módulo II

Requisitos Legais. Identificação da Legislação Aplicável. Requisito 4.3.1. da norma ISO 14001. Exercícios.

Módulo III

Etapas do Levantamento dos Aspectos e Impactos Ambientais: identificação, caracterização e classificação dos impactos. Identificação dos Aspectos e Impactos Ambientais. Caracterização dos Aspectos Ambientais. Classificação dos Impactos Ambientais. Exercícios.

Módulo IV

Etapas do Levantamento dos Aspectos e Impactos Ambientais: determinação e classificação de significância, medidas de controle e aplicação. 4.1. Determinação do nível de significância. 4.2 Classificação do nível de significância. 4.3. Estabelecimento de medidas de controle. 4.4. Aplicação do LAIA - modelo. Exercícios.

Arquivos Extras

Slides do curso de Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais.

Público-Alvo

Profissionais envolvidos no planejamento, implementação e manutenção de sistemas de gestão ambiental - NBR ISO 14001. Consultores, Representantes da Administração, Diretores, Gerentes e Supervisores de Sistemas de Gestão Ambiental, profissionais de Meio Ambiente, Qualidade e Segurança e Saúde Ocupacional.

Características do Curso

O curso de Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais é composto por aproximadamente 120 slides com áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico do slide. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências da instrutora, e cada módulo do curso possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 10 e 12 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 48 horas.
Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais

Breve histórico da ISO 14001

A ISO 14001 surgiu com o objetivo de criar um padrão para os vários aspectos relacionados com os sistemas e métodos de gestão ambiental. Esta norma define os requisitos necessários para a implementação de um SGA - Sistema de Gestão Ambiental, com os quais a empresa tem que estar em conformidade para obter a respectiva certificação.

A Norma internacional ISO 14001 é um dos instrumentos que têm sido adotados nos mais variados perfis organizacionais, possibilitando o estabelecimento de Sistemas de Gestão Ambiental - SGA, ferramentas importantes para a promoção da melhoria contínua do gerenciamento ambiental das organizações. Quando implementados, mantidos e melhorados continuamente, proporcionam uma sistematização dos processos e procedimentos operacionais, propiciando uma redução dos impactos ambientais envolvidos nas atividades da organização.

A série ISO 14000 é composta pela norma ISO 14.001 e um conjunto de normas complementares.

A ISO 14001 é uma norma de gerenciamento, não é uma norma de produto ou de performance. É um processo de gerenciamento das atividades da companhia que têm impacto no ambiente. Algumas importantes características da ISO 14001:

Ela é compreensiva: todos os membros da organização participam na proteção ambiental, envolvendo todas as partes interessadas, ou seja, os clientes, os funcionários, os acionistas, os fornecedores e a sociedade. São utilizados processos para identificar todos os impactos ambientais.

A norma ISO 14001 pode ser utilizada por qualquer tipo de organização, industrial ou de serviço, de qualquer porte, de qualquer ramo de atividade.

Os principais objetivos que levam as empresas a implantarem um sistema de gestão e gerenciamento ambiental são: melhoria da imagem da empresa em relação a performance ambiental, redução de riscos com multas, indenizações, etc.; melhoria da imagem da empresa quanto ao cumprimento da legislação ambiental; prevenção da poluição; redução dos custos; melhoria do sistema de gerenciamento da empresa.

Todavia, devemos lembrar quais seriam os impactos positivos da implantação da ISO 14001 que levaram e levam muitas empresas e buscarem a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental e de uma certificação.

A conscientização do público com os aspectos ambientais faz com que as organizações que levam a ISO 14001 em conta tenham uma vantagem competitiva em relação às demais. Os produtos terão uma utilização mais segura, minimizando os desperdícios e aumentando a proteção ambiental.

ISO 14001 permite a empresa demonstrar que tem uma preocupação com o ambiente. Apesar de a norma ser voluntária, o mercado vem exigindo a sua utilização. A sua Implantação também proporcionará economias para as empresas, através da redução do desperdício e do uso dos recursos naturais.

A ISO 14001 dá ênfase ao melhoramento contínuo, o que proporcionará economias crescentes à medida que o sistema está em funcionamento.

O que é LAIA - Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais

O LAIA é um requisito fundamental na fase de Planejamento de um SGA, consistindo numa série de procedimentos que, quanto operacionalizados, permitem traçar o perfil de interação entre uma organização e o meio ambiente que a circunda. A identificação dos aspectos e impactos ambientais associados às atividades, processos e produtos, portanto, é uma das etapas mais importantes do SGA, uma vez que tal atividade estabelece as bases para a sua credibilidade do sistema.

A identificação dos aspectos e impactos é importante especialmente para realização da avaliação de desempenho ambiental da organização. O LAIA é, portanto, uma das primeiras etapas que a empresa precisa realizar para iniciar a implantação do de um Sistema de Gestão Ambiental. É a fase de diagnosticar e avaliar a situação atual da empresa. Neste ponto podemos nos basear e analisar a norma ISO 14031 - Avaliação de Desempenho Ambiental - Diretrizes Gerais.

Desempenho Ambiental

Desempenho ambiental é o conjunto de resultados alcançados com a gestão dos aspectos ambientais da organização.

A busca por alternativas que minimizem os impactos negativos da atividade produtiva tem motivado o setor industrial a investir em soluções, que também se refletem em economia e melhoria da competitividade. A adoção de estratégias de prevenção apresenta-se como a alternativa mais adequada, porém importantes padrões, modelos de comportamento, crenças e práticas institucionalizadas devem ser modificados, assim como muitos paradigmas consolidados na estrutura das empresas devem ser substituídos.

A avaliação ambiental torna-se cada vez mais valiosa e importante, pois fornece bases para a formulação de políticas, planos e projetos que permitem o manejo dos riscos e impactos das atividades produtivas aumentando a eficiência ambiental das empresas. O diagnóstico da situação ambiental consiste em uma análise profunda de todos os impactos dos processos, serviços e produtos.

A falta de registros, na maioria das empresas, no que tange às entradas e saídas de insumos, do consumo de água, de matérias primas, de energia, de geração de efluentes e resíduos, por exemplo, também dificulta a implantação de medidas que poderiam melhorar o desempenho ambiental das mesmas. A ausência de informações, desta natureza, contribui para conhecimentos precários sobre os custos ambientais, alimentando a visão distorcida de que investimentos em medidas de proteção não significam ganhos, mas sim aumento de custos operacionais e redução de competitividade.

Grande parte das empresas ainda desconhece os benefícios do uso de indicadores de desempenho, como ferramenta para o planejamento ambiental. Os indicadores ambientais podem trazer benefícios como: aumento da produtividade, melhoria da competitividade e da qualidade ambiental, além de atingir efetivamente a sustentabilidade produtiva.

Pirataria é Crime!

Atenção : ao se inscrever neste curso, você receberá uma licença individual e intransferível que não deve ser compartilhada. Qualquer cópia ou distribuição do material do curso a terceiros constitui violação de direitos autorais e está sujeita às sanções da lei.

Prazo e Funcionamento

O aluno poderá assistir ao curso quantas vezes quiser durante um período de seis meses.

Para assistir às aulas é necessário estar conectado à internet.

Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino e iniciar imediatamente o curso.

Requisitos Técnicos

Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador:

· Placa de som, para ouvir as aulas gravadas;

· Acesso rápido à Internet: é recomendado um acesso com mais de 54 kbps;

· Internet Explorer 5 ou superior com Flash Player (download gratuito);

· Microsoft Word e Acrobat Reader para a leitura das apostilas.

Observações Importantes

· Os preços praticados no site são para Pessoas Físicas. Os preços de venda para Pessoas Jurídicas são acrescidos de 30% do preço apresentado.

· As aulas são gravadas, portanto, o aluno pode assisti-las quantas vezes desejar dentro de um período de 6 meses.

· Todo material é em formato eletrônico; não trabalhamos com material impresso ou em CD; o aluno faz o download pelo site de todo material.

· As aulas gravadas serão disponibilizadas somente via Internet; não é permitido o download do áudio. Todos os slides das aulas gravadas são disponibilizados em formato PDF para que o aluno possa imprimir.

· Não é permitida a distribuição do material.

· Caso o aluno não consiga realizar o curso dentro de 6 meses, poderá pedir prorrogação do prazo por mais 6 meses mediante o pagamento de uma pequena taxa.

· As licenças vendidas são individuais e o certificado só é emitido no nome do aluno cadastrado.

Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais

R$ 75