Letras (Português/Espanhol)
Graduação
Em Vassouras
Descrição
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Tipologia
Graduação
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Local
Vassouras
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Duração
3 Anos
Formar professores de Língua Portuguesa e Língua Espanhola e suas respectivas Literaturas com conhecimentos, competências e habilidades linguísticas para atuar no 2º segmento do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, através de práticas pedagógicas comprometidas com a formação de profissionais reflexivos, criativos, capaz de pensar sobre a ação, durante a própria prática.
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Opiniões
Programa
Formar professores de Língua Portuguesa e Língua Espanhola e suas respectivas Literaturas com conhecimentos, competências e habilidades linguísticas para atuar no 2º segmento do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, através de práticas pedagógicas comprometidas com a formação de profissionais reflexivos, criativos, capaz de pensar sobre a ação, durante a própria prática.
1. Habilitar o aluno para o domínio do uso das línguas portuguesa e espanhola (tanto oral quanto escrita), no que se refere à estrutura, ao funcionamento e às suas manifestações culturais;
2. Proporcionar a identificação, compreensão e interação com as diversas variantes da Língua Portuguesa e da Língua Espanhola;
3. Oferecer embasamento teórico para que o aluno perceba a linguagem como fenômeno que constitui sujeitos, como elemento fundamental para a interação social;
4. Levar o aluno à reflexão sobre a arte literária como manifestação social, fundamental à formação docente;
5. Estabelecer a visão crítica sobre as bases teóricas que propiciam a formação da identidade profissional do aluno;
6. Formar profissional capaz de integrar as diferentes áreas do conhecimento através da prática interdisciplinar;
7. Habilitar o aluno para ter uma postura reflexiva diante do avanço das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) e fazer uso das mesmas no processo de ensino-aprendizagem;
8. Dar condições para que o aluno compreenda sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente;
9. Conscientizar o aluno para o exercício de uma atitude positiva diante da inserção de alunos portadores de necessidades especiais, bem como saber se posicionar diante das questões de gênero e etnia;
10. Promover a reflexão sobre a prática docente, com autonomia na seleção e produção de objetos/materiais de ensino;
11. Estimular o aluno na percepção da diversidade cultural na qual esteja ou não inserido;
12. Permitir que o aluno/futuro professor tenha domínio de métodos e técnicas pedagógicas que auxiliem na construção do conhecimento;
13. Trabalhar com inovações e transformações na realidade do cotidiano escolar;
14. Estimular a formação do professor-pesquisador, através da participação em grupos de pesquisa como iniciação científica e escrita de trabalhos acadêmicos para publicação em periódicos.
Informação adicional
Letras (Português/Espanhol)