Graduação

Em Campo Grande

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Campo grande

  • Duração

    6 Semestres

Instalações

Localização

Início

Campo Grande (Mato Grosso do Sul)
Ver mapa
Av. Tamandaré, Tamandaré-Jardim Seminário - Campo Grande/Ms Cep 79 117 900, 79117 900

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Concepção

A concepção do curso se fundamenta na

"(...) concepção humanístico-cristã da educação que tem como princípio a visão de totalidade do homem, integrando as dimensões individual e social (...) apresenta características expressas em quatro dimensões: na dimensão nominal, o nome 'Dom Bosco', que fez da educação da juventude o objetivo de sua vida e deu carisma de educadores aos Salesianos, evidencia a identidade e os objetivos da educação que preconiza. Na dimensão funcional se identificará como centro de estudos onde a formação acadêmica busque o bem estar físico, social e espiritual do homem, comprometido com a construção da sociedade em que se insere. Na dimensão filosófica humanístico-cristã leva à afirmação de valores, distinguindo os permanentes dos transitórios e criando espaços para a criatividade, a crítica, a solidariedade, o respeito à pessoa e a busca da liberdade responsável. A dimensão Católica a levará a dar testemunho de fé, aberta ao ecumenismo e ao diálogo no desempenho de suas funções, para a edificação de um mundo melhor, fundado na justiça e na caridade." (Projeto Pedagógico da UCDB, 1997, Item II.).


O Curso de Letras da UCDB pode colaborar com a sociedade civil sul-mato-grossense promovendo a pesquisa em meio docente e discente, criando, para tanto, núcleos de documentação e pesquisa em torno da cultura regional, notadamente no que concerne o expoente máximo da literatura sul-mato-grossense, o poeta Manoel de Barros.
Nesta perspectiva, o Curso de Letras visa igualmente a incentivar a difusão dos conhecimentos formulados e desenvolvidos através de pesquisas por intermédio de palestras, cursos e conferências ministrados junto à comunidade extra-acadêmica. Desta forma se poderá viabilizar o desenvolvimento local de práticas culturais regionais e a conseqüente melhora das condições sócio-econômicas de vida da população; viabilizar-se-á igualmente o desenvolvimento do gosto pela leitura de autores regionais e a melhora da qualidade dos textos produzidos em todas as áreas do conhecimento.


Finalidade


Com a finalidade de propiciar uma educação integral, buscando o bem estar físico, social e espiritual do homem, o Curso de Letras objetiva formar um cidadão comprometido com a construção de uma nova sociedade, em que o homem é o agente no processo de ensino-aprendizagem.
Para isso, o curso de Letras pretende desenvolver entre seus graduandos a idéia de que aprender é construir significados, e ensinar é oportunizar essa construção, considerando-se o conhecimento como meio de proporcionar condições para interpretação, propostas de significação e visão globalizada do mundo.


Logo, o Curso de Letras da UCDB pretende dar condições ao graduando para que a aprendizagem possa ocorrer através da conscientização de seu papel transformador na sociedade.
Objetivos

Gerais:


O Curso de Letras terá como objetivo geral promover a reflexão crítica sobre a linguagem, a literatura , a cultura e sua práticas pedagógicas, assim como também sobre os elementos esparsos e pluri-étnicos da cartografia cultural sul-mato-grossense.

Específicos



Em termos específicos, o Curso de Letras da UCDB tem como objetivos:

Fornecer ao acadêmico, elementos de reflexão sobre o feito literário, sobre o momento em que o discurso torna-se um discurso literário, uma obra de arte.
Levar o estudante ao reconhecimento das diferenças entre o discurso comum e o discurso poético, tanto por meio de conceitos lingüísticos quanto do funcionamento Interno dos mecanismos do próprio discurso.

Através do estudo de características estilísticas, sociológicas, psicanalíticas, historiográficas e estruturais de diferentes textos, levar o estudante à reflexão sobre os traços pertinentes para a interpretação e a valoração do texto literário.
Conduzi-lo à análise e à interpretação pessoal de textos literários em prosa e em verso a partir de diferentes características literárias.

Levá-lo à construção de um amplo panorama pessoal acerca das diferentes vertentes de leitura de um texto literário, acerca das diferentes formas de análise de um texto literário, rumo ao manejo das ferramentas de interpretação crítica.

Incentivá-lo ao desenvolvimento de sua autonomia através de trabalhos de pesquisa bibliográfica e de interpretação individual ou coletiva de textos.

Conduzi-lo à aplicação de normas metodológicas na elaboração e apresentação de trabalhos de aprendizagem e instrumentação de conhecimentos.

Orientá-lo em direção de aprimoramento de sua expressão oral e escrita, habilitando-o a expressar-se com propriedade e clareza, pela inteligente organização do pensamento e pelo domínio da língua padrão.

Levá-lo a enriquecer sua visão do mundo, pela assimilação de novos conceitos éticos (valores do Bem) e estéticos (valores do Belo), veiculados pelos textos literários e pelos textos crítico-interpretativos.

Habilitar o acadêmico também, a agir de maneira dinâmica e fecunda sobre seu ambiente social e sua comunidade, pelo estímulo à sua capacidade criativa e solidariedade humana, fatores indispensáveis à sua auto-realização como indivíduo e como integrante do grupo social.




Profissional Pretendido

Consciente de seu papel social, o profissional do Curso de Letras deve ser preparado para:


Ø Promover o desenvolvimento do potencial receptivo turístico através do oferecimento de cursos de idiomas-chave tais como inglês e espanhol, instrumentos de trabalho fundamentais para o Curso de Turismo.

Ø Implementar o contato com a literatura, propiciando assim melhores condições de produção de textos científicos, filosóficos ou jurídicos, assim como para a produção de roteiros na área de audiovisuais, tanto para a realização de vídeos e áudios institucionais, quanto publicitários, científicos e didáticos, ferramentas de produção;


Ø Incentivar o desenvolvimento de conhecimentos em torno do idioma e da cultura indígenas para uma maior compreensão das expectativas e anseios deste povo diante do universo;
Ø promover maior contato dos historiadores, geógrafos, psicólogos, filósofos e pedagogos da UCDB com textos de natureza literária, posto que a literatura é um veículo privilegiado de conhecimentos sobre a história sócio-econômica e sobre a história das mentalidades de um povo, aspectos da sociedade fundamentais para a reflexão e a prática acadêmica na área de ciências humanas e sociais.

Ø Implementar a produção de conhecimentos em torno da cultura regional .



Ø Favorecer o acesso pleno às conquistas em todas as áreas, seja no campo da estética, da ciência, da linguagem ou da própria tecnologia, pelo desenvolvimento da percepção e da análise dos fatos de ordem lingüística e literária, estruturadores do discurso.


Letras

Preço para verificar