Impactos das Novas Normas Contábeis (IFRS) nas Análises de Balanços

Curso

Online

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Metodologia

    Online

Permitir uma ampla discussão sobre as práticas e modelos atualmente implementados, apontando impactos significativos e propondo mudanças necessárias para a adequação das práticas internas às normas internacionais de contabilidade.

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O processo de harmonização contábil que está em curso no Brasil vai provocar alterações significativas nas Demonstrações Financeiras das empresas, o que vai afetar os modelos atuais de análise e avaliação de desempenho. Para evitar erros de avaliação, com impacto no nível de atividade e até mesmo nos níveis de inadimplência das instituições financeiras, é imprescindível que os funcionários das áreas de Análise de Crédito e Riscos recebam treinamento adequado sobre essas mudanças, a fim de promoverem mudanças internas nos modelos e rotinas atuais de análise e avaliação.


OBJETIVO


Permitir uma ampla discussão sobre as práticas e modelos atualmente implementados, apontando impactos significativos e propondo mudanças necessárias para a adequação das práticas internas às normas internacionais de contabilidade.


1. Introdução ao IFRS


- Visão prática sobre os principais conceitos do IFRS a serem aplicados no Brasil, em linha com a produção de pronunciamentos contábeis do CPC, de Instruções e Deliberações da CVM e de Resoluções e Comunicados do Banco Central do Brasil. Importante para dar conhecimento conceitual aos participantes e assim obter sustentabilidade aos processos rotineiros, em eventuais situações específicas que não foram abordadas em sala de aula. Abrange os seguintes tópicos:


- Estrutura normativa brasileira e internacional


- IAS 39 - Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensuração


- IAS 32 - Instrumentos Financeiros: Apresentação


- IFRS 7 - Instrumentos Financeiros: Divulgação


- IAS 18 - Reconhecimento de Receitas


- IAS 11 - Contratos de Construção


- IAS 17 - Leasing


- IAS 38 - Ativos Intangíveis


- IAS 27 - Demonstrações Financeiras Consolidadas e Separadas


- IAS 28 - Investimento em Associadas


- SIC 12 - Entidades de Propósito Especial


- IFRS 3 - Combinação de Negócios


- IAS 16 - Imobilizado


- IFRS 8 - Reportes por Segmento


- IAS 19 - Benefícios a Empregados


- IFRS 1 - Adoção do IFRS pela primeira vez


2. Revisão dos elementos de ativos, passivos e resultado impactados pela mudança das normas. Estudo em profundidade as Notas Explicativas às Demonstrações Financeiras e avaliação de sua importância nas rotinas de análise de balanços elaborados de acordo com o IFRS.


3. Revisão conceitual de análise de balanço, já incorporadas as mudanças promovidas pelo IFRS nos índices de alavancagem, de liquidez, de eficiência, de lucratividade e de valor de mercado.


A metodologia a ser empregada pressupõe a intensa interação dos instrutores, com ampla vivência no mercado financeiro e em IFRS, com os participantes por meio da realização de estudos de casos práticos e reais baseados em operações praticadas pelo mercado financeiro mundial, seguidos de aulas expositivas onde os participantes são chamados à discutirem e opinarem em relação aos assuntos. Esta metodologia propiciará aos profissionais treinados um contato intenso com o padrão contábil internacional durante o treinamento e a visualização dos impactos do conjunto de pronunciamentos nos balanços dos clientes dos bancos.


RONALDO CÉSAR DIAS


Profissional com mais de 18 anos de experiência no mercado financeiro, especialista em contabilidade internacional, com forte experiência em gestão de projetos, controles internos e processos e normas contábeis. Foi responsável pelo projeto de implementação do IFRS no Banco Lloyds TSB e teve relevante participação no desenvolvimento sistêmico e conceitual no Banco ABN AMRO Real. Possui experiência em auditoria e consultoria pela PricewaterhouseCoopers. Graduado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Gestão Empresarial (MBA) e mestrando em Contabilidade pela PUC-SP.


SILVIO CÉSAR FERREIRA


Possui mais de 18 anos de experiência em contabilidade de instituições financeiras, com especialização em processos e controles contábeis, fiscais e gerenciais. É responsável pela área de Diretriz e Orientações Contábeis do ABN AMRO Real, com foco em normas contábeis internacionais. Foi controller do BNP Paribas e possui experiência em auditoria e consultoria pela Arthur Andersen. Graduado em Ciências Contábeis, pós-graduado em Administração Financeira e com especialização em Finanças pela FGV. Participou de inúmeros cursos e seminários de formação acadêmica e profissional.

Impactos das Novas Normas Contábeis (IFRS) nas Análises de Balanços

Preço para verificar