Curso

Online

R$ 2.270

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Nível

    Intermediário

  • Metodologia

    Online

  • Horário de aulas

    30h

  • Duração

    15 Dias

  • Aulas virtuais

    Sim

Treinamento para quem já utiliza o Excel, mas necessita aprimorar os conhecimentos. O curso faz uma abordagem completa e detalhada utilizando recursos de nível intermediário e avançado do Excel. Durante o treinamento são apresentados conceitos e dicas para trabalhar melhor e com mais eficiência nas planilhas.

A ter em conta

A QUEM SE DESTINA Profissionais de qualquer área que já utilizam o Excel, mas necessitam aperfeiçoar conhecimentos no uso do aplicativo, aprendendo novos conceitos e a utilizar funções e ferramentas avançadas do programa.

Perguntas & Respostas

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Matérias

  • Macros
  • Ferramentas
  • Excel
  • Microinformática
  • Planilha Eletrônica
  • Funções no Excel
  • Excel 2013
  • Modelagem de planilhas
  • Funções Financeiras
  • Funções Condicionais

Professores

Marcelo Venske

Marcelo Venske

Professor do IDEMP

Microsoft Office Specialist Expert. Graduado em Economia pela Universidade Estadual do Paraná. PósGraduado em Engenharia Econômica pela Universidade Mackenzie-SP. Especializado em automatização de planilhas e sistemas em Excel-VBA e Access-VBA voltado a soluções administrativas e gerenciamento financeiro. Há 15 anos é professor especializado em Visual Basic, SQL e integração com VBA do Microsoft Office(Excel, Access, Word, Outlook e PowerPoint). Participou de diversas consultorias e conduziu mais de 300 treinamentos abertos e fechados para empresas de todo o país.

Programa

PARTE I – REVISÃO DE CONCEITOS ESSENCIAIS

• Revisão dos conceitos básicos de fórmulas

  • Criando fórmulas com um ou mais operadores no mesmo cálculo.
  • Criando referências de células absolutas e relativas.
  • Como trabalhar melhor com cálculos envolvendo Datas no Excel.
  • Como criar vínculos entre planilhas e arquivos de forma mais segura e rápida.
  • Utilizando melhor a opção do AutoSoma.

• Trabalhando com intervalos nomeados na planilha

  • Criando um intervalo e definindo seu escopo.
  • Utilizando intervalos nomeados em fórmulas.
  • Acessando um intervalo rapidamente.
  • Alterando e ou excluindo um intervalo criado.

• A concatenação no Excel e sua importância

  • Concatenando variáveis em fórmulas.
  • Formatando as variáveis concatenadas.

• Outros assuntos que serão abordados

  • Criando fórmulas com referência 3D no Excel
  • As opções do autopreenchimento de células.
  • Criando formatações personalizadas para facilitar o seu trabalho.
  • Substituindo automaticamente valores com zero por célula vazias.
  • Converter fórmulas em valor fixo ou constante.
  • Ocultar e proteger planilhas.
  • Os recursos e “macetes” da opção Colar Especial.

PARTE II – TRABALHANDO COM FÓRMULAS E FUNÇÕES DE PLANILHA

O participante aprenderá, através de casos práticos, como combinar fórmulas e funções sofisticadas do Excel

Funções que serão apresentadas:

Funções Condicionais: SE (simples e combinadas), E, OU, SEERRO, SENÃODISP

Funções de Procura e Referência: PROCV, PROCH, PROC, ÍNDICE, CORRESP, DESLOC.

Funções Estatísticas: MEDIA, MEDIASE, MAIOR, MENOR, MAXIMO, MÍNIMO, ORDEM, SOMASE, SOMASES, MEDIASSES, CONT.SE, CONT.SES, CONT.VALORES, CONT.NUM, CONTAR.VAZIO, SUBTOTAL.

Funções de Datas: HOJE, MÊS, DIA, ANO, DATAM, DATADIF, DIATRABALHO, DIATRABALHOTOTAL, DIATRABALHO.INTL, DIATRABALHOTOTAL.INTL, FIMMES.

Funções de Arredondamento: ARRED, TRUNCAR, ARREDONDAR. PARA.CIMA, INT.

Funções de Texto: ESQUERDA, DIREITA, NUM.CARACT, PROCURAR, TIRAR, ARRUMAR, MAIÚSCULA, MINÚSCULA, PRI.MAIUSCULA, TEXTO.

Funções Financeiras: VP, VF, TAXA, NPER, PGTO,

Funções de Informação: É.ERROS, PLAN

Outras funções que serão apresentadas:

Em razão do tempo disponível e do grau de importância, as funções abaixo serão apresentadas em material complementar contendo texto explicativo e caso prático resolvido.

TENDENCIA, AGORA, DIA.DA.SEMANA, DIAS360, SOMARPRODUTO, MOD, ABS, EXATO, MULT, INFORMAÇÃO, PAR, IMPAR, COL, LIN, COLS, LINS, ÉIMPAR, ÉERRO, ÉTEXTO, TIPO.ERRO, ÉNUM, ÉPAR, CÉL, É.CEL.VAZIO.

• Utilização de Fórmulas Matriciais

  • A utilização do conceito de matrizes potencializa o uso de fórmulas no Excel.
  • Para que serve uma fórmula matricial.
  • Quando usar uma fórmula com matrizes.
  • Como transformar uma fórmula simples em fórmula matricial.
  • Como editar corretamente esse tipo de fórmula.

• Cálculos com Horas e Minutos

  • Como escolher a formação correta para os cálculos com horas.
  • Como executar cálculos quando o período excede 24 horas.
  • Os cuidados quando se realiza cálculos entre horas e números decimais ou inteiros.
  • Cálculo com horas em dias diferentes.
  • Cálculo com horas negativas.

PARTE III – RECURSOS IMPORTANTES

• Utilizando Formatação Condicional

  • Criando formatações com mais de 03 critérios.
  • Utilizando “barras de dados” na formatação condicional.
  • Adicionando ícones com imagens em cada condição formatada.
  • Criando um modelo de histograma.

• Estrutura de Tópicos

  • Criando grupos e subgrupos na estrutura.
  • Gerando estruturas de tópicos automaticamente.

• Validação de Células

  • Validando a célula para aceitar apenas conteúdo com datas.
  • Validando a célula para aceitar uma lista de opções preestabelecidas.
  • Criando mensagem aos usuários da validação.

• Ferramentas para Análise de Sensibilidade

  • Ferramenta Atingir Meta
  • Ferramenta Tabela de Hipóteses

• Inserindo senhas de proteção para planilhas e arquivos

  • Protegendo a planilha contra alterações de conteúdo e formatação.
  • Protegendo apenas algumas células de alterações.
  • Protegendo e evitando que fórmulas inseridas sejam vistas.
  • Evitando alteração do nome, posição e da exclusão da planilha inteira.
  • Protegendo o arquivo para que não seja aberto.

• Uso de botões de controle (Caixa de Combinação, Caixa de Listagem, Botões de opção, etc)

  • Localizando e disponibilizando a barra de ferramentas dos controles.
  • Inserindo e configurando os controles diretamente na planilha.
  • Entendendo o tipo e o uso de cada um dos controles.
  • Utilizando e configurando os controles em casos práticos.

• Trabalhando com janelas no Excel

  • Congelando linhas e colunas para facilitar a visualização.
  • Dividindo a mesma planilha em duas janelas.
  • Criando janelas para visualizar duas ou mais planilhas simultaneamente.

• Outros recursos úteis que serão apresentados

  • Criando e configurando Hiperlinks para acessar automaticamente arquivos externos e sites da web.
  • Utilizando a opção Ir Para... , a fim de localizar e selecionar células com características específicas.

PARTE IV – TRABALHANDO COM LISTAS E TABELA DE DADOS

• Tabelas no Excel

  • Vantagens de converter uma lista de dados em tabela do Excel.
  • Renomeando e configurando uma tabela.

• Ferramenta “Classificação” (Ordenar listas)

  • Classificando em vários níveis simultaneamente.
  • Classificando a lista por Linhas ou por Colunas.
  • As opções de classificação por cores e listas personalizadas.
  • As classificações automáticas por períodos (dias, meses, anos).

• Ferramenta “Filtro” (Seleção de registros)

  • Definindo critérios avançados de filtro.
  • Criando um filtro com três ou mais critérios.
  • Filtrando registros pela cor da fonte.
  • Aplicando filtros automáticos por períodos (dias, meses, anos).
  • Como gerar totalizações automáticas ao filtrar registros.
  • Aprendendo utilizar o recurso Filtro Avançado.

• Ferramenta “SubTotal”

  • Quando utilizar o SubTotal e quando desfazê-lo.
  • Criando um Subtotal com duas ou mais operações.
  • Gerando um Subtotal dentro de outro grupo de Subtotal.

• Importando Listas de Dados de Fontes Externas e Sites

  • Importando listas de outro arquivo Excel.
  • Importando listas do Access.
  • Lincando células de planilha com páginas da Web.

• Ferramenta “Tabela Dinâmica”

  • Tabela Dinâmica é um recurso altamente sofisticado para resumir milhares de dados, gerando relatórios em forma de tabelas.
  • As novas opções de layout de tabela.
  • Como criar uma tabela com múltiplos campos.
  • Criando uma tabela com dois ou mais resultados.
  • Agrupando datas para gerar relatórios mensais e anuais.
  • Inserindo Segmentação de dados e Linha de Tempo no relatório.
  • Dicas sobre a nova ferramenta PowerPivot para relatórios de Tabela Dinâmica

• Outros Recursos para Listas de Dados

  • Como localizar e excluir automaticamente registros duplicados.
  • Como formatar automaticamente listas de registros.

PARTE V – USO E GRAVAÇÃO DE MACROS

• Conceito de Macro no Excel

  • O que é uma macro e suas aplicações práticas.
  • Como configurar seu computador para executar macros.
  • Apresentação de alguns exemplos iniciais.
  • A importância da nova guia desenvolvedor e como disponibilizá-la.
  • O cuidado ao salvar um arquivo com macro na versão 2013.

• Utilizando o gravador para criar macros

  • O que é o gravador de macros e como utilizá-lo.
  • As opções de gravação.
  • A diferença entre gravar uma macro com movimento absoluto e movimento relativo.
  • Como localizar e/ou excluir uma macros que foi gravada.
  • As limitações do gravador de macros do Excel.
  • Dicas e “macetes” para evitar erros durante a gravação da macro.

• Executando a Macro depois de pronta

  • Como localizar e executar uma macro.
  • Atribuindo uma tecla do seu teclado para executar a macro.
  • Inserindo botões na planilha para acionar a macro.

Imersão em Excel

R$ 2.270