História da África

Pós-Graduação

Em (-)

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pós-Graduação

  • Horário de aulas

    396h

Mesmo com a aprovação da Lei 10.639/03 são poucas as escolas que já se organizaram para incluir no currículo os estudos sobre a História e Cultura Africana. Os principais problemas são a formação de professores e a conscientização a respeito da nova temática. Assim, esse curso visa preparar os docentes e principalmente com o desafio de romper com a ideologia da democracia racial, pois os profe...

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Ementa:

Mesmo com a aprovação da Lei 10.639/03 são poucas as escolas que já se organizaram para incluir no currículo os estudos sobre a História e Cultura Africana. Os principais problemas são a formação de professores e a conscientização a respeito da nova temática. Assim, esse curso visa preparar os docentes e principalmente com o desafio de romper com a ideologia da democracia racial, pois os professores não percebem ainda a questão do racismo na sala de aula. Apesar de ser parte fundamental da história do Brasil, o continente africano ainda é pouco estudado nas escolas do país. A escravidão no período colonial, o tráfico negreiro, a abolição como estratégia para a proclamação da República é tudo o que aparece nos livros de história. Assim, este curso não visa agregar apenas historiadores, mas professores da Educação Básica das mais diversas áreas, mostrando a multidisciplinaridade dessa temática.

É objetivo do curso formar especialistas em História da África, capacitados para a pesquisa e o ensino. O objetivo central é capacitar o profissional de educação não só em virtude da nova lei de ensino da História da África, bem como para a pesquisa neste campo que é cada vez mais solicitada. Dessa forma, o curso objetiva contribuir para a formação especializada, promovendo o aprofundamento teórico e prático dos docentes. Desenvolver a capacidade de analisar criticamente sobre a realidade do tema, refletir sobre suas múltiplas esferas, desenvolver competência pedagógica, relacionar teoria e prática, partilhar visões e posicionamentos diversos e desenvolver desafios cognitivos e problematizações na busca de soluções sociais.

Matriz Curricular

Disciplina Carga Horária

África: colonialismo e descolonização --- 88

África e Brasil --- 88

África Contemporânea --- 44

Geografia da África --- 44

Religiosidade e Cultura: identidades --- 44

África: pré-colonial --- 44

Metodologia Científica 44

TOTAL 396

História da África

Preço para verificar