Pós-Graduação

Em Vassouras

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pós-Graduação

  • Local

    Vassouras

Tendo como área de concentração a História Social, o Programa está organizado em duas Linhas de Pesquisa: História Política: relações de poder, pensamento político e movimentos sociais; e História Cultural: expressões, representações e discursos. Na primeira Linha articulam-se a História Social e a História Política em pesquisas voltadas para: análise das relações entre as hierarquias sócio-politi

Instalações

Localização

Início

Vassouras (Río de Janeiro)
Ver mapa
Av. Expedicionário Oswaldo de Almeida Ramos, 280. Bairro: Centro., 27.700-000

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O Programa de Mestrado em História da USS foi reconhecido pela CAPES em 2002. Único Mestrado em História no interior do estado do Rio de Janeiro, atende a demanda da região sul-fluminense, do sul de Minas Gerais e inclusive da região da Baixada Fluminense e mesmo do município do Rio de Janeiro. O Programa se destaca na qualificação de profissionais que atuam nos centros universitários, faculdades isoladas e rede de ensino médio e fundamental. Um dos principais impactos do Programa tem sido o aprimoramento da pesquisa sobre História local e regional, através da atuação de seu corpo docente qualificado e das redes de pesquisadores. Neste sentido, a presença do Programa tem proporcionando às pesquisas do público alvo o estabelecimento de relações com a produção historiográfica nacional e internacional, superando as tradicionais abordagens memorialistas.

Tendo como área de concentração a História Social, o Programa está organizado em duas Linhas de Pesquisa: História Política: relações de poder, pensamento político e movimentos sociais; e História Cultural: expressões, representações e discursos. Na primeira Linha articulam-se a História Social e a História Política em pesquisas voltadas para: análise das relações entre as hierarquias sócio-politicas; estudo das instituições políticas, concebidas como um dos lugares privilegiados da relação de poder; problematização da multiplicidade das formas pelas quais os poderes são exercitados, disputados, legitimados e apropriados nas diversas temporalidades da história; e análise das expressões do político por meio das idéias, de discursos e dos movimentos sociais.

Na segunda Linha do Programa articulam-se a História Social e a História Cultural em pesquisa cujos temas estão relacionados à construção de identidades espaciais, com ênfase nos espaços locais e regionais; identidades étnicas e de gênero; expressões culturais pictóricas, fílmicos, musicais, literárias e teatrais, assim como estudos sobre cultura material, a construção simbólica e imaginária como inerente às dimensões culturais das sociedades, intermediadas por imagens e/ou discursos.

Contando com 13 Professores Doutores no seu quadro permanente e uma produção científica condizente com a alta qualidade do seu corpo docente, o PMHIS-USS possui dois Laboratórios de Pesquisas registrados no CNPq com participação de pesquisadores de outras IES e mantendo publicações anuais. Além disso, o Programa possui duas Revista: Revista do Mestrado de história e uma Revista Eletrônica Discente - Caminhos da História.



O Programa está dividido em duas Linhas de Pesquisa, são elas: História Política: relações de poder, pensamento político e movimentos sociais e História Cultural: expressões, representações e discursos. Ambas as Linhas enfatizam o trato de questões conceituais, modelos explicativos e metodologias.

A Linha de História Política foi estruturada objetivando estudar as diferentes relações de poder que atravessam os grupos nas sociedades, nas suas instituições, nos processos históricos e movimentos sociais, na variabilidade pela qual dá-se a organização política e como esse conhecimento é expressado e sistematizado, em dada temporalidade, impactando e dinamizando o social. As pesquisas nesta Linha se organizam a partir de três grandes projetos coletivos que englobam os projetos dos professores e de seus orientandos. São eles: Relações de poder e pensamento político, Estado, instituições e relações de poder e Movimentos sociais e pensamento político.

LEPH Laboratório de Estudos de História Política

A Linha de História Cultural foi estruturada objetivando estudar as identidades espaciais, com ênfase nos espaços locais e regionais; identidades étnicas e de gênero; as diversas expressões culturais, assim como desenvolver estudos sobre cultura material; a construção simbólica e imaginária como inerente às dimensões culturais das sociedades, intermediadas por imagens e/ou discursos. As pesquisas da Linha de História Cultural se organizam a partir de três grandes projetos coletivos que agrupam os projetos dos professores e dos discentes. São eles: Discursos, expressões e novas linguagens, Etnias e alteridades e Relações sociais, gênero e poder, todos em suas múltiplas temporalidades.

LESC Laboratório de Estudos sobre Sociedades e Culturas


Matriz Curricular


Disciplinas Obrigatórias:

Seminário I (Métodos e Técnicas da Pesquisa Histórica)
Seminário II (Seminário de Dissertação)
Seminário III (Seminário de Orientação)


Disciplinas eletivas de caráter teórico-metodolólico:

História e Pesquisa Regional
História Oral
Teorias da História


Disciplinas eletivas de tópicos especiais:

Imagem, representação e história
História e Antropologia
Teoria e historiografia da História Cultural
História, Gênero e Cultura
Espaços e culturas urbanas
Estudos culturais
Política e cultura: interfaces
Relações de poder e pensamento político
Política e sociedade
Teoria e historiografia da História Política
Estudos de política


Informação adicional

Forma de pagamento : Mensalidade : R$ 886,00

História

Preço para verificar