Graduação Jornalismo

Pós-Graduação

Em Rio De Janeiro

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pós-Graduação

  • Local

    Rio de janeiro

  • Duração

    4 Anos

  • Início

    Datas a escolher

A atividade de Comunicação é uma das mais importantes na história da humanidade. Por meio dela os homens desenvolveram relações sociais, viveram em comunidade e diminuíram a distância entre os povos. A comunicação está presente em todas as esferas da sociedade. Em ambiente familiar, na comunidade, no mundo da cultura, na política. Está presente também na economia e, não por acaso, se estabeleceu como um dos principais alicerces da globalização. E entre as atividades de Comunicação uma se destaca por sua importância social e histórica: o Jornalismo. Sem a imprensa e o trabalho do jornalista as informações de interesse social não circulariam. Sem jornalista e imprensa livre não há liberdade. A imprensa e os jornalistas alimentam a sociedade com informações que ajudam na tomada de decisões, na liberdade de expressão e na garantia, enfim, da existência da democracia.

A UVA segue as Diretrizes Curriculares para o curso de Jornalismo, estabelecidas pela Resolução No. 1 do MEC de 27 de setembro de 2013. Jornalismo agora não é mais uma habilitação em Comunicação. O curso ganhou autonomia e identidade própria. Quem concluir o curso e colar grau receberá um diploma de Bacharel em Jornalismo. O jornalista é o profissional da notícia. Ele está presente na cobertura dos acontecimentos de interesse social e aprende na universidade as técnicas com as quais transforma fatos em notícias com isenção e objetividade. Dele se exige senso ético, espírito crítico e capacidade de se expressar adequadamente para manter a sociedade informada. O campo de atuação do jornalista não se restringe às redações dos grandes jornais, revistas, rádio e televisão.
.
Há todo um leque de atividades nos diversos meios que demandam profissionais com a formação de um jornalista

Instalações

Localização

Início

Rio De Janeiro (Río de Janeiro)
Ver mapa
Rua Ibituruna, 108 Rio de Janeiro - RJ, 20271020

Início

Datas a escolherInscrições abertas

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Matérias

  • Trabalho
  • Rádio
  • Política
  • Notícias
  • Jornalista
  • Imprensa
  • Diploma

Programa

  • Desempenho entre as melhores do Rio de Janeiro nas avaliações do INEP/MEC. Jornalismo da UVA têm nota 4 no Enade. Além disso, o Curso de Jornalismo recebeu três estrelas durante cinco anos seguidos (2011, 2012, 2013, 2014 e 2015) pelo Guia do Estudante dos melhores cursos do país.
  • Corpo docente altamente qualificado, com titulação acadêmica e experiência profissional nas principais empresas de comunicação do Brasil, como Rede Globo, Rede Bandeirantes, Rede Brasil, O Globo, Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Rádio MEC, Globosat, InterTV - Alto Litoral, Editora Abril, Rádio JB e outras grandes empresas de comunicação.
  • Ensino integrado, com forte base teórica e direcionado à prática profissional desde o primeiro período, utilizando os laboratórios da Casa de Comunicação na produção de programas para a WebTV da universidade, o TV UVA online, além de conteúdo para mídias impressa e digital na Agência UVA de notícias, projeto integrado ao curso de Jornalismo;
  • Parcerias e convênios que possibilitam o estágio profissional;
  • Obrigatoriedade do estágio nos últimos períodos do curso;
  • Incentivo a atividades extracurriculares que simulem ambientes profissionais em Jornalismo;
  • Presença de ex-alunos da UVA no mercado de trabalho em Comunicação.


A Comunicação e o Jornalismo, em particular, são fundamentais hoje em todas as atividades sociais. Há demanda por profissionais com formação integral, multimídia e multitarefa, nos meios tradicionais de comunicação, nas grandes e pequenas empresas, nos órgãos públicos e não governamentais. A Internet abriu ainda mais o mercado ao profissional com formação em Jornalismo. O Superior Tribunal Federal determinou que o diploma não é mais obrigatório, mas as empresas de comunicação só admitem em estágios quem está cursando Jornalismo em faculdade.

O jornalista encontra opções de trabalho na mídia tradicional, como jornais, televisão e rádio. Trabalha também como consultor de comunicação, editor de publicações especializadas e produtor de conteúdo para web. Outra área que oferece muita oportunidade de trabalho aos jornalistas é a de assessoria de comunicação. Nas assessorias, o jornalista responde pela comunicação externa e interna. Na administração pública e na política, o profissional exerce funções de porta-voz e de assessor.

Graduação Jornalismo

Preço para verificar