Graduação Geografia

Pós-Graduação

Em Rio De Janeiro

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pós-Graduação

  • Local

    Rio de janeiro

  • Duração

    4 Anos

  • Início

    Datas a escolher

O curso de Licenciatura em Geografia é muito mais do que gravar os nomes dos lugares e ajudar o aluno a memorizar respostas certas de um pensamento pronto. Os profissionais de Geografia devem abordar alguns dos desafios urgentes da nossa contemporaneidade, fazendo questionamentos, como: O meio ambiente é ruim para sua qualidade de vida? Onde trabalham e em quais condições tais trabalhadores conseguiram estar empregados? De onde vem o alimento que consumimos? A globalização nos afeta? Por que e como as empresas tomam decisões de localização de suas atividades? De que maneira a cultura está ligada onde as pessoas vivem e trabalham? O crescimento econômico pode ser sustentável? Até que ponto o homem está interferindo no aquecimento global? Existe uma geografia da desigualdade? Os mapas são políticos? O que podemos fazer sobre a mobilidade urbana e a confusão de trânsito? Precisamos ser alfabetizados cartograficamente para ler, representar e comunicar informações do mundo? As perguntas não terminam por aqui.Para responder a tais questionamentos, primeiramente, tem que se ter noção de que estes são complexos e não erradicáveis por medidas práticas. Deste modo, a contribuição da Geografia para estas questões e a compreensão de soluções na sociedade serão mediante a análise espacial, pois o objeto de estudo nesta ciência é o ESPAÇO GEOGRÁFICO.O curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Veiga de Almeida (UVA) tem como compromisso desenvolver as competências e habilidades necessárias ao exercício profissional do futuro geógrafo do magistério.O objetivo do Departamento do curso é criar um ambiente acadêmico de rigor e conquista, cultivando uma comunidade de acadêmicos e cidadãos contribuintes em busca da melhoria contínua das interconexões entre as disciplinas oferecidas .A missão principal do Departamento de Geografia da UVA é fornecer experiências educacionais de graduação sustentadas pelo tripé ensino,...

Instalações

Localização

Início

Rio De Janeiro (Río de Janeiro)
Ver mapa
Rua Ibituruna, 108 Rio de Janeiro - RJ, 20271020

Início

Datas a escolherInscrições abertas

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Matérias

  • Cartografia

Programa

  • O curso conta com a Sandbox, uma caixa de areia virtual para explorar conhecimentos. A Sandbox é utilizada para aulas de Cartografia, Geologia, Geomorfologia, Geografia das Águas e dos Solos e Metodologia do Ensino de Geografia.
  • Grupo de Pesquisa PANGEA: Já pensou em participar de um grupo de pesquisa voltado para estudos de impactos e mudanças no espaço e na paisagem oriunda da relação homem x natureza? No curso de Geografia da UVA, o aluno pode fazer parte do PANGEA e contribuir em temas e questões socioambientais.

Destina-se à formação de professores para o exercício das seguintes funções: ensino e pesquisa na Educação Básica do Ensino Fundamental II (6º ao 9 ª ano) e no Ensino Médio. Contudo, esse profissional também pode atuar em: assessoria e consultoria em empresas privadas e públicas na elaboração e no gerenciamento de Cadastros Rurais e Urbanos, projetos socioambientais, na implantação e no gerenciamento de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), nos mapeamentos básico e temático, na cartografia urbana, na locação de pontos ou áreas por coordenadas geográficas, na interpretação de fotografias aéreas e imagens de satélite, no geoprocessamento e cartografia digital, em estudos e pesquisas geomorfológicas, no levantamento do potencial turístico, em projetos e serviços de turismo ecológico (identificação de trilhas).

Graduação Geografia

Preço para verificar