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Governança de TI no Setor Público

Curso

Em Rio De Janeiro ()

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Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Horário de aulas

    16h

Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, minimizar os riscos, ampliar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, reduzir os custos, s.. Dirigido a: Diretores, Gestores e Profissionais de Tecnologia da Informação que atuem ou prestem serviços ao setor público (Governo Federal, Governos Estaduais, Prefeituras).

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Opiniões

Programa

Apresentador

Marco Antonio Siqueira Cardoso

Carga horária

16 horas

Área de Interesse

Governança

Apresentação

Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, minimizar os riscos, ampliar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, reduzir os custos, suportar as melhores decisões e, consequentemente, alinhar TI aos negócios.

Com a recomendação do Tribunal de Contas da União para o desenvolvimento do Plano Diretor de Tecnologia da Informação aderente ao padrão COBIT 4.1 e a publicação da Instrução Normativa 04/2008 pelo Ministério do Planejamento, o gestores de TI da área pública passarão a ser auditados e as aquisições de produtos e serviços de TI deverão ser previamente contempladas nos respectivos PDTI.

Este curso faz uma abordagem estruturada de como implementar a Governança de TI, bem como fornece subsídios importantes no uso do modelo COBIT 4.1 na elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação no setor público.

A Quem se Destina

Diretores, Gestores e Profissionais de Tecnologia da Informação que atuem ou prestem serviços ao setor público (Governo Federal, Governos Estaduais, Prefeituras).

Resultados para os Participantes

  • Compreesão do conceito de Governança de TI e suas melhores práticas, em especial o modelo COBIT 4.1
  • Execução do alinhamento do Planejamento Estratégico da organização com o Plano Diretor de Tecnologia da Informação.
  • Compreensão das implicações gerenciais da IN 4/2008 na gestão de TI nos órgãos públicos, bem como das recomendações do TCU sobre o tema.


Programa

  • GOVERNANÇA DE TI
    • Princípios básicos da Governança de TI
    • Melhores práticas: visão geral do ITIL, CMMi, COBIT e PMBOK
    • Governança de TI no setor público: normatização e auditoria
    • A IN 4/2008 e acórdãos do TCU
    • Tendências: BPMN e SOA
  • O MODELO COBIT 4.1
    • Áreas foco da Governança de TI: Alinhamento estratégico, Agregação de Valor, Gerenciamento de Riscos, Gerenciamento de Recursos e Medição de desempenho.
    • Estrutura do modelo: processos de TI, recursos e informações de controle
    • Processos: Planejamento e Organização (PO), Aquisição e Implementação (AI), Entrega e suporte (DS) e Monitoração e Avaliação (ME)
    • Gestão de recursos: Aplicações, Informação, Infra-estrutura e Pessoas
    • Medição de desempenho: modelo de maturidade, medição de resultados e indicadores de desempenho.
  • PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (PDTI)
    • Aplicação do processo PO 01 do COBIT: como definir um Plano Estratégico para TI
    • Alinhamento do Planejamento Estratégico com o PDTI: utilizando o BSC (Balanced Scorecard) em projetos de TI
    • Portfólio de Projetos de TI: alinhamento entre os programas e projetos de TI
    • Plano Tático: como construir um plano tático de investimentos em TI
    • Retorno sobre o investimento em projetos de TI: otimizando o uso de recursos públicos na área de TI
  • FERRAMENTAS DE SUPORTE TECNOLÓGICO - VISÃO GERAL
    • BPPS (Business Project Planning Systems)
    • BPM (Business Process Management)


Metodologia

  • Exposição do conteúdo teórico através de slides.
  • Aplicação do H2PM® Work Place Learning: metodologia de aprendizado baseada na simulação da realidade organizacional, em sala de aula.


Será disponibilizado para o aluno:

  • Caderno do Participante com os slides do curso
  • Road Map para a Governança de TI
  • Manual do Método


Marco Antonio Siqueira Cardoso

Engenheiro Civil pela Universidade de Brasília, com pós-graduação em Análise de Sistemas pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Possui especialização em Gerenciamento de Projetos (University of California, at Berkeley) e Escola Superior de Administração Postal), em Gerenciamento de Projetos de Sistemas Orientados a Objeto e Gerenciamento de Requisitos (Rational University), Architecture of Integrated Information System- ARIS (IDS Scheer) e FPA - Function Point Analysis (Unisys).

Foi Gerente de Filial de Serviços de Tecnologia da Informação da Unisys em Brasília e Coordenador de Projetos de Tecnologia da Informação Região Centro-Oeste da XEROX do Brasil.

Desenvolveu o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da ENAP - Escola Nacional de Administração Pública em 2004 e 2007 e 2008-2012 , CAESB - Cia de Saneamento do DF, ANFIP e Grupo Bancorbrás.

Participou da implementação de Escritórios de Projetos da Xerox no Brasil, SEMASA - Cia de Saneamento de Santo André e Prefeitura de Santo André.

Desenvolveu programas corporativos em Mapeamento e Gestão de Processos para a CAESB, Escola Nacional de Administração Pública, Escola Superior de Administração Fazendária, CAPEF/Banco do Nordeste, Tribunal de Justiça de Goiás, Ministério da Fazenda e ECT.

É membro do PMI (Project Management Institute - USA), da ABPMP (The Association of Business Process Management Professionals), da rede de conhecimento do IKIT (Institute for Knowledge Innovation and Technology) da Universidade de Toronto CAN e do TECSOFT/DF.

Professor do IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial, onde desenvolve os cursos "Gerenciamento de Projetos - Metodologia PMI"; "Gerenciamento de Projetos com o MS Project"; "Mapeamento e Modelagem de Processos"; "Gerenciamento de Projetos de TI"; "Governança em TI".

Governança de TI no Setor Público

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