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Governança de TI no Setor Público
Curso
Em Rio De Janeiro ()
Descrição
-
Tipologia
Curso
-
Horário de aulas
16h
Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, minimizar os riscos, ampliar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, reduzir os custos, s.. Dirigido a: Diretores, Gestores e Profissionais de Tecnologia da Informação que atuem ou prestem serviços ao setor público (Governo Federal, Governos Estaduais, Prefeituras).
Opiniões
Programa
Marco Antonio Siqueira Cardoso
Carga horária
16 horas
Área de Interesse
Governança
Apresentação
Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, minimizar os riscos, ampliar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, reduzir os custos, suportar as melhores decisões e, consequentemente, alinhar TI aos negócios.
Com a recomendação do Tribunal de Contas da União para o desenvolvimento do Plano Diretor de Tecnologia da Informação aderente ao padrão COBIT 4.1 e a publicação da Instrução Normativa 04/2008 pelo Ministério do Planejamento, o gestores de TI da área pública passarão a ser auditados e as aquisições de produtos e serviços de TI deverão ser previamente contempladas nos respectivos PDTI.
Este curso faz uma abordagem estruturada de como implementar a Governança de TI, bem como fornece subsídios importantes no uso do modelo COBIT 4.1 na elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação no setor público.
A Quem se Destina
Diretores, Gestores e Profissionais de Tecnologia da Informação que atuem ou prestem serviços ao setor público (Governo Federal, Governos Estaduais, Prefeituras).
Resultados para os Participantes
- Compreesão do conceito de Governança de TI e suas melhores práticas, em especial o modelo COBIT 4.1
- Execução do alinhamento do Planejamento Estratégico da organização com o Plano Diretor de Tecnologia da Informação.
- Compreensão das implicações gerenciais da IN 4/2008 na gestão de TI nos órgãos públicos, bem como das recomendações do TCU sobre o tema.
Programa
- GOVERNANÇA DE TI
- Princípios básicos da Governança de TI
- Melhores práticas: visão geral do ITIL, CMMi, COBIT e PMBOK
- Governança de TI no setor público: normatização e auditoria
- A IN 4/2008 e acórdãos do TCU
- Tendências: BPMN e SOA
- O MODELO COBIT 4.1
- Áreas foco da Governança de TI: Alinhamento estratégico, Agregação de Valor, Gerenciamento de Riscos, Gerenciamento de Recursos e Medição de desempenho.
- Estrutura do modelo: processos de TI, recursos e informações de controle
- Processos: Planejamento e Organização (PO), Aquisição e Implementação (AI), Entrega e suporte (DS) e Monitoração e Avaliação (ME)
- Gestão de recursos: Aplicações, Informação, Infra-estrutura e Pessoas
- Medição de desempenho: modelo de maturidade, medição de resultados e indicadores de desempenho.
- PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (PDTI)
- Aplicação do processo PO 01 do COBIT: como definir um Plano Estratégico para TI
- Alinhamento do Planejamento Estratégico com o PDTI: utilizando o BSC (Balanced Scorecard) em projetos de TI
- Portfólio de Projetos de TI: alinhamento entre os programas e projetos de TI
- Plano Tático: como construir um plano tático de investimentos em TI
- Retorno sobre o investimento em projetos de TI: otimizando o uso de recursos públicos na área de TI
- FERRAMENTAS DE SUPORTE TECNOLÓGICO - VISÃO GERAL
- BPPS (Business Project Planning Systems)
- BPM (Business Process Management)
Metodologia
- Exposição do conteúdo teórico através de slides.
- Aplicação do H2PM® Work Place Learning: metodologia de aprendizado baseada na simulação da realidade organizacional, em sala de aula.
Será disponibilizado para o aluno:
- Caderno do Participante com os slides do curso
- Road Map para a Governança de TI
- Manual do Método
Marco Antonio Siqueira Cardoso
Engenheiro Civil pela Universidade de Brasília, com pós-graduação em Análise de Sistemas pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
Possui especialização em Gerenciamento de Projetos (University of California, at Berkeley) e Escola Superior de Administração Postal), em Gerenciamento de Projetos de Sistemas Orientados a Objeto e Gerenciamento de Requisitos (Rational University), Architecture of Integrated Information System- ARIS (IDS Scheer) e FPA - Function Point Analysis (Unisys).
Foi Gerente de Filial de Serviços de Tecnologia da Informação da Unisys em Brasília e Coordenador de Projetos de Tecnologia da Informação Região Centro-Oeste da XEROX do Brasil.
Desenvolveu o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da ENAP - Escola Nacional de Administração Pública em 2004 e 2007 e 2008-2012 , CAESB - Cia de Saneamento do DF, ANFIP e Grupo Bancorbrás.
Participou da implementação de Escritórios de Projetos da Xerox no Brasil, SEMASA - Cia de Saneamento de Santo André e Prefeitura de Santo André.
Desenvolveu programas corporativos em Mapeamento e Gestão de Processos para a CAESB, Escola Nacional de Administração Pública, Escola Superior de Administração Fazendária, CAPEF/Banco do Nordeste, Tribunal de Justiça de Goiás, Ministério da Fazenda e ECT.
É membro do PMI (Project Management Institute - USA), da ABPMP (The Association of Business Process Management Professionals), da rede de conhecimento do IKIT (Institute for Knowledge Innovation and Technology) da Universidade de Toronto CAN e do TECSOFT/DF.
Professor do IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial, onde desenvolve os cursos "Gerenciamento de Projetos - Metodologia PMI"; "Gerenciamento de Projetos com o MS Project"; "Mapeamento e Modelagem de Processos"; "Gerenciamento de Projetos de TI"; "Governança em TI".
Governança de TI no Setor Público