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GESTÃO PROFISSIONAL DE FROTAS PÚBLICAS E PRIVADAS

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Em Brasilia

R$ 1001-2500
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Informação importante

Tipologia Capacitação
Nível Avançado
Local Brasilia
Horário de aulas 24h
Duração 3 Dias
  • Capacitação
  • Avançado
  • Brasilia
  • 24h
  • Duração:
    3 Dias
Descrição

O curso apresenta de maneira simples, clara e objetiva todos os assuntos que englobam a gestão de uma frota de veículos, seja ela de leves ou pesados, grande ou pequena, assim como os meios para uma gestão moderna e eficiente que tornem a operação, a mais econômica possível e a frota racionalmente dimensionada e utilizada.

Assuntos de grande relevância como, redução dos custos operacionais, dimensionamento de frota, renovação da frota, locar ou não, além da gestão de motoristas têm destaque e ênfase.

Cada assunto é tratado da maneira mais abrangente possível sempre objetivando demonstrar as vantagens de uma gestão profissional de frota desde o seu dimensionamento, planejamento, renovação, implantação do plano de manutenção e do levantamento dos seus custos operacionais.

Todos os tópicos são apresentados com toda a profundidade teórica e prática para uma completa compreensão e envolvimento dos participantes através de exercícios e “cases” apresentados e discutidos.

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70719900, Distrito Federal, Brasil
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Perguntas frequentes:

· Quais são os objetivos deste curso?

Desenvolver nos participantes as seguintes competências: • Conhecer os critérios técnicos para o dimensionamento de uma frota • Desenvolver rotinas e procedimentos para a gestão da frota • Desenvolver meios de controle de abastecimentos • Desenvolver ferramentas que auxiliem no controle da manutenção, verificando a qualidade dos serviços executados por terceirizadas ou manutenção própria, bem como, a fiscalização da aplicação das peças. • Conhecer uma gestão profissional de pneus • Conhecer ferramentas de gestão de motoristas • Conhecer todos os níveis de manutenção de veículos • Como estabelecer indicadores que auxiliem na avaliação da gestão da frota • Conhecer meios de avaliação do momento certo para o desfazimento do veículo • Conhecer rotinas e critérios técnicos que definam a implantação ou não de uma oficina própria • Desenvolver meios e procedimentos que avaliem os fornecedores da frota quanto à qualidade dos serviços prestados e das peças aplicadas • Conhecer os critérios técnicos e econômicos para uma padronização da frota • Conhecer meios que dimensionem o estoque próprio de peças de reposição • Conhecer como se calcula a depreciação de um veículo • Conhecer como se calcula os custos operacionais de cada veículo • Conhecer o conceito de vida útil econômica de um veículo • Conhecer todas as ferramentas e meios que auxiliem o planejamento da renovação da frota • Conhecer procedimentos gerais na gestão da frota para que sejam reduzidos os seus custos operacionais como combustíveis, pneus e que sejam evitadas as quebras que imobilizam a frota. • Conhecer critérios que auxiliem na elaboração de licitações de veículos ou peças de reposição.

· Público alvo

Secretário de transportes, gerente de frota, gerente ou encarregado de manutenção da frota, encarregado da frota de máquinas e tratores, encarregados da frota de viaturas da guarda municipal, encarregado da frota de ambulâncias, encarregados dos veículos do transporte escolar, encarregado ou chefe do departamento de transportes e seus integrantes responsáveis pela manipulação do fluxo e análise das informações gerenciais das frotas.

Opiniões

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O que se aprende nesse curso?

Conhecimento
Expertise em frota de veículos
Veículos Especiais
Controle
Qualidade
Cronograma
Gerenciamento de Crise
Gestão de Frota
Controle de Gestão
Frotas Especiais

Professores

Armando Bulgari Filho
Armando Bulgari Filho
Facilitador

Engenheiro mecânico automobilístico formado pela FEI – Faculdade de Engenharia Industrial; Consultor de empresas públicas e privadas no Brasil e no Canadá; Especialista em motores Diesel, gasolina, álcool e gás natural; Instrutor e consultor em gestão, manutenção, renovação e controle de frotas, custos operacionais, motoristas, além de ser especialista em logística empresarial; Trabalhou na Scania Latin America como instrutor de treinamento de engenharia de vendas, vendas e pós-venda. Trabalhou como gerente de manutenção de frota e gerente de pós-venda da Scania, da Renault.

Programa

→ CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- Dimensionamento técnico da frota

- Locar ou comprar?

- Dimensionamento operacional do setor – Central de veículos

- Informática: quais softwares?

- Planejando a frota e seus controles

- Controle de combustível

- Fatores que influenciam o consumo de combustível

- Dicas de como economizar combustível

- Álcool ou gasolina?

- Controle de pneus

- Procedimentos

- Recebimento

- Registro

- Controle de quilometragem e custo do pneu

- Movimentação dos pneus

- Controle dos custos e quilometragem dos pneus

- Controle de reformas

- Supervisão e análise

- Controle de pneus por veículo

- Relatório de avaliação e desempenho

- Por onde começar?

- O que fazer com os resultados?

- Controle de motoristas

- Definição dos níveis de manutenção a serem implantados

- Níveis de manutenção

- Manutenção Primária

- Manutenção Preventiva

- Manutenção Corretiva

- Manutenção de Recuperação

- Instalações

- Número de lugares de trabalho para Manutenção Preventiva

- Número de lugares de trabalho para Manutenção Corretiva

- Setores Auxiliares

- Boxes para Estacionamento

- Itens complementares

- Como calcular os custos operacionais de cada veículo da frota

- Custos Variáveis

- Combustível

- Óleo lubrificante do motor

- Óleo lubrificante da transmissão

- Lavagem e lubrificação

- Abastecimento

- Identidade visual

- Peças de reposição

- Mão de Obra de oficina

- Oficina própria ou terceirizada?

- Pneus, câmaras e recapagens

- O comprometimento de todos é fundamental

- Cuidado com o excesso de carga

- Custos fixos

- Depreciação

- Conceituação de vida útil

- Remuneração do capital

- Salário do motorista e obrigações sociais

- Licenciamento e seguro Obrigatório

- Custo por quilômetro rodado

- Renovação de frotas

- Comprar ou alugar?

- Modelos de fichas de controle

- Reduzir custos – Meta permanente

- Padronização da frota

- Tacógrafo

- Auditoria

- Levantamento dos custos da gestão da frota

- Como priorizar as ações para a redução de cada custo

- Quantificar:

- Combustíveis

- Pneus

- Peças

- Serviços próprios

- Serviços terceirizados

- Locações

- Custos das instalações

- Custos administrativos

- custos da mão de obra

- Frota

- Levantamento

- Modelos

- Ano de fabricação

- Motorização

- Tipo de combustível

- Tipo de pneus

- Quilometragem atual

- Custos de manutenção ano a ano

- Depreciação

- Custo de oportunidade

- Avaliação das condições mecânicas de cada veículo

- Traçar curvas de custo de manutenção x custo de depreciação para cada veículo

- Listar os veículos que já atingiram sua vida útil econômica – ponte de desfazimento

- Almoxarifado

- Inventariar todo o estoque

- Avaliar o esto que em função da demanda

- Curva ABC – Pareto

- Avaliar a qualidade das peças no estoque e se são recomendadas pelos fabricantes.

- Avaliar a segurança do almoxarifado

- Extintores

- Saídas de emergência

- Iluminação de emergência

- Acomodação segura

- Oficina

- Cálculo do valor da hora homem própria

- Avaliação da ociosidade atual

- Qualificação dos mecânicos

- Ferramental

- Equipamentos

- Instalações

- Condições de segurança

- Listar os serviços prestados

- Taxa de retorno

- Eficiência dos mecânicos próprios em relação aos terceirizados

- Tabela tempária

- Certificados de treinamento dos mecânicos

- Cronograma de treinamentos

- Informática

- Avaliação dos softwares destinados à gestão da frota

- Fluxo de dados de onde para quem?

- Pessoal envolvido

- Qualificação do pessoal

- Cronograma de treinamento

- Eficiência

- Controle de Abastecimentos

- Fornecedores

- Controle de recebimento

- Cronograma de manutenção das bombas próprias

- Pessoas envolvidas

- Fluxo de informações: quem recebe?

- Médias km/l e R$/km

- Campanhas para a redução do consumo de combustíveis

- Teste de qualidade periódico

- Álcool ou gasolina?

- Abastecimento tanque cheio

- Abastecimento terceirizado

- Distância da sede

- Controles

- Testes de qualidade periódicos

- Abastecimentos tanque cheio

- Médias km/l e R$/km

- Veículo

- Data

- Motorista

- Combustível

- Odômetro

- Avaliação dos custos anuais com:

- Borracharia

- Lavagem e lubrificação

- Trocas de óleo e filtros

- Trocas de lâmpadas

- Avaliação do dimensionamento da frota em função da demanda

- Plano de manutenção preventiva para cada veículo

- Quais os tipos de manutenção vou realizar e terceirizar?

- Existe algum novo setor que se viabilizou?

- Plano de renovação da frota

- Previsão

- Quantos anos para cada modelo

- Cálculo da provisão mensal para a renovação da frota

- Identidade visual da frota

- Controle de pneus

- Controle de motoristas

- Custo por km de cada veículo da frota

- Custo por km dos veículos locados

Comprar ou locar ?

Informação adicional

→ INFORMAÇÕES ADICIONAIS  

INCLUSO: Almoço, Coffee Break, pasta executiva com material didático impresso, certificado, calculadora, caneta, bloco para anotações, recursos multimídia para exposição do conteúdo, ambiente climatizado. E ainda, consultoria online por 30 dias (via e-mail)

→ LOCAIS E DATAS  

Cidade: Brasília/DF

Período: 8 a 9/03/2018

Local: Hotel a definir

HORÁRIO: 08h30m às 12h00m e 13h30m às 17h30m

CARGA HORÁRIA: 16 horas    


→ INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES  

A inscrição do participante será confirmada somente após o recebimento da nota de empenho, ordem de serviço, autorização ou outra forma de pagamento. A Prime Treinamentos confirmará os eventos com até 5 (cinco) de antecedência, aguarde este prazo para tomar as providências para o seu deslocamento e comparecimento. A Prime Treinamentos reserva-se no direito de alterar local, data, horário ou adiar o curso, havendo insuficiência de inscrições, bem como substituir palestrantes, em caso fortuito ou força maior.  

CANCELAMENTO POR PARTE DO INSCRITO
O cancelamento pode ser realizado no prazo máximo de até 03 (três) dias antes da realização do evento. Vencido o prazo, somente poderá ser feita a substituição do participante ou solicitação de crédito no valor da inscrição.

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