GESTÃO DE PESSOAS

Curso

In company

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Metodologia

    In company

Fornecer conhecimentos para a gestão da área de Recursos Humanos Estratégico, e apresentar o conceito e o desenvolvimento das competências individuais, sua viabilização através do alinhamento das competências de cada pessoa com as competências requeridas pela organização. Apresentar as principais ferramentas de gest&atil.. Dirigido a: Para executivos, líderes, gerentes e subordinados em empresas que estejam vivendo processos de Mudança. Também aos alunos em realização do Estágio Supervisionado, com 'situação problema' relacionado ao assunto/ tema deste curso, bem como funcionários públicos, que estejam inseridos em processos de mudanças...

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Carga Horaria Carga Horária: 8 Horas

Horário: 8h30 às 12h30 e 13h30 às 18h

Objetivo

Fornecer conhecimentos para a gestão da área de Recursos Humanos Estratégico, e apresentar o conceito e o desenvolvimento das competências individuais, sua viabilização através do alinhamento das competências de cada pessoa com as competências requeridas pela organização. Apresentar as principais ferramentas de gestão de pessoas e como implantar este modelo.

Público Alvo

Para executivos, líderes, gerentes e subordinados em empresas que estejam vivendo processos de Mudança. Também aos alunos em realização do Estágio Supervisionado, com "situação problema" relacionado ao assunto/ tema deste curso, bem como funcionários públicos, que estejam inseridos em processos de mudanças no ambiente de trabalho.

Programa

O que é Recursos Humanos Estratégico?
"Uma área está agitada como nunca: a de recursos humanos. "Podemos dizer que 90% das empresas estão mudando seu RH", diz o venezuelano Fermin Diez, executivo da consultoria Mercer em Miami e coordenador de uma pesquisa com 137 companhias na América Latina. Segundo o estudo, 76% dos departamentos de RH estão atualmente em processo de transformação, e 9% devem ser modificados no período de um ano. Outros 11% dizem que já completaram o processo." (Revista Exame, edição 804 - 74; 77).
"É ter alguém que saiba influenciar não somente quando a empresa fala de recrutamento, mas quando o assunto é inovação ou ganhos de mercado", conforme diz o americano Dave Ulrich, professor de negócios da Universidade de Michigan e um dos maiores especialistas do mundo em gestão de pessoas. Segundo Ulrich, na matéria da edição 804, um RH estratégico deve interferir nos temas mais espinhosos de uma organização, como fusões e aquisições, problemas com fornecedores ou com a concorrência, cortes de custos, decisões sobre a localização de fábricas ou mesmo a política de investimento.

A área de Recursos Humanos está finalmente, conquistando mais espaço?
Acentua-se a semelhança entre a indústria tecnológica com os modelos de gestão e suas ferramentas - ambos são guiados pela moda, pelo senso de vanguarda, antecipando-se aos acontecimentos ainda no âmbito das tendências.
A área de Recursos Humanos desempenha nessa perspectiva, um papel preponderante na sobrevivência, consolidação e desenvolvimento das empresas. Nos últimos 10 anos, esta área, desenvolveu-se extraordinariamente, fazendo com que as empresas se obriguem a montar novas estruturas de gestão de pessoas. As vezes, algumas novidades realmente mudam as coisas, porém, transformar pessoas no diferencial competitivo é o grande desafio da área de Recursos Humanos.

Qual o principal enfoque da Gestão de Pessoas?
Consiste em olhar as pessoas como parte forte na relação entre capital e trabalho. No aspecto macro da Administração Holística é alinhar as habilidades de Ser/ Fazer/ Agir de cada pessoa, à visão estratégica do negócio. Na ótica individual, consistem no conjunto de conhecimentos, habilidades a atitudes. De acordo com as tendências este modelo vem se definindo como um dos mais adequados aos novos tempos: O da competitividade.

Por que um curso de Gestão de Pessoas?
Necessidade de maior produtividade onde as pessoas saibam fazer mais e melhor as tarefas a elas confiadas; Preparar as lideranças da empresa capacitando-as para os aspectos de gestão e trabalho em equipe; Ter um sistema estruturado de informações que permita avaliar constantemente o clima interno da organização; Dotar a organização de planejamento estratégico de Recursos Humanos que lhe permita enfrentar épocas de crises sem traumas;

O que é Desenvolvimento de Pessoas?
Na questão puramente semântica, significa desembrulhar - "tirar do invólucro". Numa abordagem mais ampla, pode significar como inovação e força motriz no processo dinâmico da gestão de pessoas.
Existem etapas para a implantação deste modelo?
Pode-se dizer que o modelo de gestão por competências se implanta por etapas sistêmicas. Para que tenha êxito, seu processo deve ser a partir do envolvimento e da adesão das pessoas, através de um comitê de projeto, iniciando-se primeiramente pela sensibilização destas pessoas na busca deste modelo. Podemos pensar em realizar um curso de Implantação, focando o processo sistêmico do passo a passo deste modelo.

Ementa: Apresentar o conceito de Gestão Estratégica de Pessoas; O papel das pessoas no planejamento estratégico; O papel da empresa na Gestão de Pessoas; A área de Recursos Humanos como instrumento de gestão.

GESTÃO DE PESSOAS

Preço para verificar