Gestão Documental em Processos de Trabalho
Curso
Online
Descrição
-
Tipologia
Curso
-
Nível
Básico
-
Metodologia
Online
-
Duração
2 Dias
A busca por melhorias estruturais e consistentes tem feito com que as organizações revejam a condução de suas atividades de uma forma mais abrangente, onde as mesmas passam a ser analisadas não mais em termos de funções, áreas ou produtos, mas de processos de trabalho.
Como decorrência do conhecimento dos processos de trabalho destaca-se a necessidade de se complementar esse ciclo de conhecimento com a adequada gestão dos registros e documentos que são produzidos pelos processos. No que se refere aos registros cabe evidenciar a necessária gestão de toda a massa documental que tramita nos arquivos ativos e inativos das organizações, nos diversos suportes que são encontrados (papel, eletrônico etc.). Quando tratamos de documentos evidencia-se a importância de se documentar os processos de trabalho, considerando tanto as questões de forma como as de conteúdo, contemplando dessa forma o entendimento do ciclo de vida da documentação na organização.
Um novo desafio se impôs no cenário da gestão documental que é o atendimento à Lei de Acesso à Informação. Nesse contexto, ressalta-se que os processos de trabalho são os responsáveis pela geração das informações solicitadas pelos cidadãos. Para tanto, as organizações necessitarão reforçar a cultura de processos, bem como definir o fluxo das informações, a fim de atender as premissas e as implicações da referida Lei.
Opiniões
Matérias
- Conhecimento de documentação
- ISO 9001
- Gestão de Pessoas
- Gestão Documental
- Processos de Trabalho
- Documentos e Registros
- Gerenciar com Eficiência
- Eficácia
- Registros
- Documentos
Professores
Maria Elisa Macieira
Professora do IDEMP
Mestre em Administração pela Fundação Getulio Vargas – FGV/RJ. Administradora pela EBAPE/FGV. Professora da Graduação, do MBA e Mestrado Profissionalizante da FGV-Direito; do MBA de Gestão Empresarial da FGV Management; do MBA em Administração Judiciária da FGV. Especialista em Modelagem de Processos, Certificação ISO 9000:2000, Sistemas de Documentação e Planejamento Estratégico. Desenvolveu trabalhos em consultoria e treinamento para as seguintes organizações: Tribunal Regional Eleitoral do RJ, Eletrobras, Fiocruz, ECAD, MEK Engenharia, Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro[...]
Programa
APRESENTAÇÃO
A busca por melhorias estruturais e consistentes tem feito com que as organizações revejam a condução de suas atividades de uma forma mais abrangente, onde as mesmas passam a ser analisadas não mais em termos de funções, áreas ou produtos, mas de processos de trabalho.
Como decorrência do conhecimento dos processos de trabalho destaca-se a necessidade de se complementar esse ciclo de conhecimento com a adequada gestão dos registros e documentos que são produzidos pelos processos. No que se refere aos registros cabe evidenciar a necessária gestão de toda a massa documental que tramita nos arquivos ativos e inativos das organizações, nos diversos suportes que são encontrados (papel, eletrônico etc.). Quando tratamos de documentos evidencia-se a importância de se documentar os processos de trabalho, considerando tanto as questões de forma como as de conteúdo, contemplando dessa forma o entendimento do ciclo de vida da documentação na organização.
Um novo desafio se impôs no cenário da gestão documental que é o atendimento à Lei de Acesso à Informação. Nesse contexto, ressalta-se que os processos de trabalho são os responsáveis pela geração das informações solicitadas pelos cidadãos. Para tanto, as organizações necessitarão reforçar a cultura de processos, bem como definir o fluxo das informações, a fim de atender as premissas e as implicações da referida Lei.
A QUEM SE DESTINA
Especialistas em gestão documental. Profissionais envolvidos no processo de organização, mudança e estruturação organizacional. Profissionais envolvidos com a implementação da Lei de Acesso à Informação. Profissionais que desenvolvem trabalhos na área de documentação e elaboração de documentos normativos. Secretárias, Assistentes, Supervisores, Consultores, Bibliotecários e Arquivistas, Técnicos de Arquivo.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
- Conhecimento dos conceitos básicos de processos de trabalho.
- Conhecimento do ciclo de vida da documentação normativa dos processos de trabalho.
- Conhecimento de conceitos e de técnicas para tratamento de acervos documentais ativos e inativos.
- Domínio da informação básica para se implementar e gerenciar a documentação gerada pelos
- processos de trabalho.
- Domínio da informação sobre a Lei de Acesso à Informação e os desafios para implementar os
- procedimentos previstos na Lei.
- Apresentação dos conceitos sobre informação documentada, preconizados pela nova versão da NBR ISO 9001
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Contexto Organizacional
- Pressões que afetam as organizações.
- As necessidades de mudança e de inovação.
- Eficiência e eficácia.
- Processos de Trabalho.
- Processos de Trabalho
- O que são processos de trabalho.
- Estratégia X Processos de Trabalho.
- Estrutura Organizacional X Processos.
- Benefícios de um modelo de processos.
- Metodologia para mapeamento de processos.
- Como Gerenciar e Implementar a Documentação Normativa dos Processos de Trabalho
- O que é um documento normativo.
- As funções básicas da documentação normativa.
- A classificação e hierarquia das normas.
- Ciclo de vida da documentação normativa.
- Normas básicas para um sistema de documentação.
- Lei de Acesso à Informação (LAI)
- Informações básicas
- Avaliação dos modelos de arquitetura organizacional para as autoridades-chave no processo de implementação da LAI
- Ouvidoria e Serviço de Informação ao Cidadão (SIC): atribuições e responsabilidades
- Os programas de gestão documental e a LAI
- A implementação do SIC.
- Sistemas de Gestão Documentação e Informação
- A importância do gerenciamento eficiente e eficaz da informação.
- Como gerenciar arquivos ativos e arquivos inativos.
- Tabela de Temporalidade e Plano de Assuntos.
- Organização da documentação: plano de assunto, métodos de arquivamento e higienização.
- Passos básicos para estruturar um Sistema de Documentação.
- Indicadores de Desempenho para Sistemas de Documentação e Informação
- Gerenciamento Eletrônico da Documentação.
- Erros e vícios mais comuns encontrados na Gestão da Documentação.
- A Norma NBR ISO 9001 e a Gestão da Informação Documentada
- Conhecimento dos requisitos da Norma NBR ISO 9001 para gestão da informação documentada.
- O que são documentos e o que são registros (informação documentada)
- Processos de trabalho X gestão de documentos X gestão de registros
- Como atender a nova versão da Norma NBR ISO 9001.
METODOLOGIA
As aulas serão expositivas estimulando-se a reflexão dos participantes, com a aplicação de exercícios práticos.
Gestão Documental em Processos de Trabalho